Mantenha o foco em seus objetivos. É este o conselho para o sucesso que José Carlos Silvano, presidente do Setcergs desde o início deste ano, oferece. Aos 54 anos, filho de caminhoneiro, ele nunca abandonou as metas que traçou para sua vida.
“Meu pai foi caminhoneiro, depois teve um comércio de cereais, mas quebrou quando eu tinha 18 para 19 anos”, relembra. O que sobrou do negócio foram dois caminhões. O pai subiu num e ele no outro até que ele conseguiu montar uma pequena empresa de automóveis, aos 27 anos. Então pôde retomar os estudos, formou-se em Direito e hoje é pós-graduado em gestão empresarial – fez MBA pela Fundação Getúlio Vargas.
“Rodei um milhão de quilômetros pelo Brasil antes de voltar a estudar”, conta Silvano, gaúcho de Porto Alegre. Sua empresa, a Roma Cargo Logística, tem 68 carretas que puxam cargas fracionadas e perigosas.
“É preciso ter foco”, enfatiza ele. “Você não pode ficar pulando de um lado para o outro. Mesmo quando as coisas dão erradas, insista naquilo que tem convicção. Se caiu uma vez, tem de levantar. Se caiu duas, levanta de novo. Porque é muito mais fácil acertar naquilo que você já conhece.” (N.B.)