Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

MB 40 anos
Scania 40 anos

Dormindo na boleia do Actros Evolution

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Mercedes-Benz convida grupo de jornalistas para uma experiência em Iracemápolis

Dilene Anconucci

No ano em que comemoramos 40 anos de estrada, fomos convidados pela Mercedes-Benz a passar uma noite a bordo do Actros Evolution, a versão atualizada do top de linha da marca.

Foi uma experiência interessante que reuniu um grupo de 12 jornalistas, sendo três mulheres, no Campo de Provas da marca na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo.

Pudemos sentir de perto todo o conforto da cabine, da cama com colchão de boa densidade, geladeira e água fresca a bordo, botões de controle de luzes, som e temperatura ao alcance das mãos sem sair da cama. Amplo espaço interno que, para minha estatura média de 1,65, permitiu trocar de roupa, arrumar a bagagem e me movimentar confortavelmente.

Só comodidades como a chave de ignição pelo botão que permite ligar o veículo apenas com chave de presença, ar condicionado digital, freio estacionário eletrônico, volante multifuncional, trio elétrico e climatizador.

Tudo muito bom mas com um detalhe: estávamos em um ambiente seguro, com banheiro e restaurante limpos e próximos. A pergunta que não saia da cabeça: como seria se estivéssemos com o caminhão carregado, num pátio de descarga, numa fila que não andava em Miritibuba no Pará? Como mostra a matéria da página xx (clique aqui para ler). Ou mesmo num posto de rodovia sem a infraestrutura adequada para caminhoneiros e, principalmente, para caminhoneiras?

BALDINHO E BANHO DE GATO – A caminhoneira paranaense Vanessa Mariano, parceira da Revista Carga Pesada, dá detalhes sobre essa rotina nos áudios a seguir.

Ela ficou 36 horas parada numa fila, sem condições de movimentar o caminhão, aguardando para descarregar em Miritituba no Pará, a nova rota da safra. Sem banho e fazendo as necessidades num baldinho, a bordo do Actros que dirige, ela fala da rotina difícil das mulheres que vivem na estrada.

O conforto da cabine é realmente muito bom e ameniza o cansaço e o stress da espera interminável, longe de tudo. Mas, ouvindo seu testemunho, fica muito claro porque cada vez menos profissionais decidem escolher essa profissão tão fundamental sobretudo para um país rodoviário como o Brasil.

Maior potência e 16 itens de segurança

Primeiro caminhão a introduzir no mercado brasileiro a Mirrorcam que substituiu os tradicionais espelhos retrovisores por câmeras digitais, o Actros ganha agora a versão Evolution. Nessa evolução do modelo top de linha da estrela, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm.

Outro destaque é o freio-motor com 580 cv de potência de frenagem e a bateria de alta ciclagem com recarga mais rápida, maior vida útil e preservação da partida do motor. O filtro coalescente é até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional.

Para completar, o pesado pode sair de fábrica com até 16 itens de segurança como o ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) e Side Guard Assist (assistente de ponto cego).

Os modelos Actros 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2 podem vir equipados com suspensão metálica assegurando mais estabilidade em operações severas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática.

 

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes