Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

MB 40 anos
Scania 40 anos

eActros busca bater recorde de mais de 100 quilômetros em marcha à ré

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Objetivo é alcançar, em junho, o recorde mundial no Guinness

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Mercedes-Benz Trucks está planejando uma atividade inusitada a fim de chamar a atenção para tópicos relevantes para o setor de transportes e a sociedade: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão. Para isso, a fabricante fará que seu novo top de linha, o veículo elétrico à bateria eActros 600, um caminhão de longo percurso, atrelado a um semirreboque, percorra mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem parar. Dessa forma, a Empresa pretende trazer de volta à Alemanha o título do Guinness World Records anterior, de 2020, em torno de 89 quilômetros, que foi estabelecido nos EUA com um caminhão a diesel. A condução em marcha à ré está programada para ocorrer na cidade de Oschersleben, estado da Saxônia-Anhalt, Alemanha, no próximo dia 4 de junho.

A Mercedes-Benz Trucks planeja estabelecer o novo recorde em uma pista fechada e, em seguida, independentemente da tentativa de recorde, percorrer cerca de 30 quilômetros em vias públicas. A linha de chegada será no Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt, também na Saxônia-Anhalt. O novo local será inaugurado, oficialmente, em 10 de julho. A partir deste ano, a unidade assumirá gradualmente as entregas mundiais de peças de reposição para a Mercedes-Benz Trucks.

Marco Hellgrewe (50), da cidade de Werneuchen, próximo a Berlim, oficial das Forças Armadas alemãs e entusiasta de caminhões, estabeleceu seu recorde em 2008. Na época, ele percorreu uma distância de 64 quilômetros com um caminhão a diesel. Hellgrewe da início agora à sua nova tentativa de recorde com o Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico.

Marco Hellgrewe: “Como um apaixonado motorista de caminhão é uma honra para mim tentar estabelecer esse recorde novamente. Muita coisa aconteceu em termos de tecnologia desde a minha primeira viagem para quebrar o recorde – e até hoje ninguém no mundo bateu esse recorde com um caminhão elétrico. O eActros 600 representa o futuro da mobilidade elétrica no transporte de longa distância e mostra como os fabricantes estão desbravando novos caminhos com sucesso. Guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas os testes de condução até agora foram muito bons. É muito divertido e muito agradável estar na estrada com o eActros 600. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para já expressar meus sinceros agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks por todo o apoio”.

Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos muito satisfeitos com o fato de Marco Hellgrewe ter pensado primeiro na Mercedes-Benz Trucks e no nosso eActros 600 para sua tentativa do novo recorde. Sua ideia de agora percorrer em marcha à ré um veículo totalmente elétrico atesta um espírito pioneiro com o qual nós, como uma força motriz por trás da transformação, podemos nos identificar. Ao mesmo tempo, essa atividade nos dá a oportunidade de atrair maior atenção para tópicos futuros importantes no domínio público”.

Müller-Finkeldei continua: “Como nenhum outro e-truck com a estrela na frente, nosso eActros 600 representa o fato de que os veículos elétricos certos estão disponíveis. No entanto, é necessário mais impulso para criar mais incentivos de compra aos clientes e para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de recarga. Como fabricante, sempre fomos um dos pioneiros em segurança rodoviária com nossos sistemas de assistência. Nosso eActros 600 supera até mesmo os requisitos legais em alguns casos. Além disso, a conscientização de todos os usuários das estradas também deve ser aumentada. A imagem dos profissionais do volante em domínio público é muito importante para nós porque construímos nossos veículos para eles. Especialmente em vista da crescente escassez de motoristas, é essencial que eles também recebam o reconhecimento adequado por seu trabalho árduo para a sociedade. A condução em marcha à ré é uma parte central de seu trabalho diário e o que os motoristas conseguem fazer nesse aspecto é quase uma arte em si”.

Dirigindo por uma boa causa

No decorrer da tentativa desse recorde, a Mercedes-Benz Trucks está cooperando com as associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e. V. A fabricante está oferecendo a eles uma plataforma para suas respectivas preocupações – em particular, a necessidade de educar as crianças sobre como se comportar corretamente no trânsito e uma maior valorização da condução de veículos como profissão. Por exemplo, os logotipos das associações estão sendo exibidos no eActros 600 e no semirreboque utilizado na tentativa de recorde. A Blicki planeja realizar cursos de treinamento em segurança no trânsito em escolas de Halberstadt. Além disso, a Mercedes-Benz Trucks está fornecendo suporte financeiro para as duas organizações como parte da tentativa de recorde.

Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente do Conselho de Administração da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.: “Estamos muito felizes em apoiar esse projeto porque ele reforça a conscientização sobre o importante papel dos motoristas profissionais em nossa sociedade. A tentativa de recorde fornece uma excelente plataforma para aumentar o apreço por essa profissão. A atividade também mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir positivamente para o futuro do transporte”.

Dirk Hendler, diretor administrativo da Blicki e.V.: “Esse projeto é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito entre crianças e famílias. Estamos entusiasmados por fazer parte disso e divulgar nossa mensagem dessa forma. Com nossos workshops em todo o país, sob os auspícios do Ministro Federal dos Transportes, já treinamos mais de 80.000 crianças de escolas primárias sobre como interagir com veículos grandes”.

De marcha à ré até Halberstadt com escolta policial

Marco Hellgrewe pretende estabelecer o novo recorde dirigindo na pista de corrida da Motorsport Arena Oschersleben. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito é extremamente exigente, mas ainda assim oferece menos riscos imprevisíveis de ter que parar e, portanto, interromper a tentativa de recorde do que em vias públicas. Após o período de descanso, Hellgrewe pretende enfrentar o desafio adicional de dirigir em marcha à ré em vias públicas sob escolta policial por mais 30 quilômetros até Halberstadt. Em ambas as partes, espera-se que ele viaje principalmente em velocidades entre 10 e 20 quilômetros por hora.

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes