A elevação do eixo tandem nas composições 6×4 será uma das novidades da Volvo na próxima Fenatran, o Salão Internacional do Transporte, de 9 a 13 de novembro, em São Paulo. A Volvo acaba de comemorar a marca de 300 mil veículos produzidos no Brasil.
Desenvolvido em conjunto com a Meritor, o sistema permite desativar e elevar o segundo eixo de tração com o caminhão vazio, melhorando a aderência ao piso e reduzindo o consumo de combustível em até 4%. O chamado eixo suspensor é ideal para operações em que o caminhão vai carregado mas volta vazio.
“É mais uma solução inovadora que a Volvo lança no Brasil para proporcionar economia e conforto nas operações de transporte”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
O funcionamento do sistema é simples: utilizando um engate estriado entre os eixos, o segundo eixo pode ser desengatado e elevado. A operação é feita por botões no painel. Na posição de automático, o veículo não sai do lugar se estiver com carga e o eixo elevado, e o eixo sobe sozinho quando o veículo está sem carga. A elevação é de 14 centímetros, a mesma altura de um caminhão 6×2 com eixo com dispositivo semelhante.
O eixo elevado, com o caminhão vazio, aumenta a capacidade de manobra, reduz o raio de giro em até 15% e diminui o desgaste de pneus e dos sistemas de suspensão.
Há ainda um ganho de segurança: em superfícies escorregadias ou operações severas, o motorista pode aumentar a pressão sobre o primeiro eixo ao elevar o segundo eixo motriz, o que resulta numa melhor aderência do conjunto.
Eixo suspensor para 6×4 é novidade da Volvo na Fenatran 2015
Compartilhar