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Entidade de autônomos pede apenas 8 horas de descanso

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Representantes dos caminhoneiros empregados com os ministros

Representantes dos caminhoneiros empregados com os ministros

Nelson Bortolin

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi procurada nesta semana por duas entidades representativas de caminhoneiros. Uma pediu mudanças na Lei 12.619, a Lei do Descanso, e outra solicitou que o texto permaneça como está. Na quinta-feira (21), quem esteve com a ministra foi o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno.

A entidade, que sempre apoiou a lei, agora pede a redução do tempo de descanso interjonadas de 11 para 8 horas. Segundo a assessoria da CNTA, estavam na reunião, além de Gleisi, o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos e a proposta teria sido “muito bem recebida”. Desde o início da semana, a Carga Pesada tenta contato com a CNTA, mas até agora não conseguiu entrevista.

Na última terça-feira, quem esteve com Gleisi Hoffman e Paulo Passos, foram os dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), que representa os caminhoneiros empregados.

José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical, à qual a CNTTT é ligada, disse aos ministros, segundo a assessoria, que a regulamentação da profissão de motorista é uma luta de 40 anos e que é “inaceitável que a lei não seja cumprida, principalmente quando se trata de condições de trabalho e vidas humanas”. Ele cobrou a fiscalização por parte do governo.

A ministra teria relatado ao sindicalista as dificuldades para a implementação da lei devido à falta de pontos de apoio para os caminhoneiros fazerem o descanso obrigatório de meia hora a cada quatro horas trabalhadas e de 11 horas entre um dia e outro de trabalho.

Segundo a CNTTT, Paulo Sérgio informou que já está quase no final o levantamento dos pontos de parada prometido pelo governo e que este estudo, na opinião do ministro, dará uma melhor condição para cumprimento da lei. Já a ministra teria garantido que a lei não será mudada no que tange à questão trabalhista.

Além do tempo de direção, a Lei 12.619 tem uma parte que trata apenas da jornada de trabalho do motorista empregado. Ela dá a esse profissional os mesmos direitos dos demais trabalhadores, ou seja, jornada diária de 8 horas e semanal de 44 horas, além de descanso semanal remunerado.

Enquanto as entidades discutem com a chefe da Casa Civil, a bancada ruralista na Câmara dos Deputados formou uma comissão para propor mudanças na lei. Preocupado com o aumento do frete, o agronegócio quer adiar o cumprimento da lei e reduzir o tempo em que os motoristas precisam ficar parados.  Clique aqui e leia m ais. 

Truckscontrol
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14 Comentários

  1. Quem pede para liberar 8 horas e aqueles mesmos que tinha costume de faturar milhões escravizando motoristas, eu fui escravizado e conheço muito bem estas manobras porque não faz uma proposta para alguém do agronegócio, ou mesmo o presidente da confederação, que acha que frete vai baixar o preço e obrigando motorista rodar 24 horas, esta totalmente por fora da realidade do dia a dia das estradas sera que ele já realizou um viagem pagando pedágio estacionamento, banho, alimentação, manutenção de caminhões ,óleo dísel de 2.40 ate 2.60 sera que sobrar alguma grana para pagar a prestação do caminhão ,com um  fretinho na faixa 2.50 o km rodado com o retorno pela metade do preço.Se o governo voltar atras com esta lei vai e triplicar a escravidão e os acidentes nas estradas,está história de não reajustar os fretes é uma manobra para obrigar os motoristas correr e cumprir metas! Obrigado.

  2. Eloy de lazzari on

    A lei tem que ser cumprida e fim de papo. Agora oque que tem de fazer é diminuir o tempo de descanço de 11horas para 8 horas isso sim eu sou de acordo , ou então trabalhar das  6 horas da manhã até 10 da noite com os intervalos de descanço a cada 4horas. Mas vamos  fazer valer a lei da  CLT.  Porque o motorista precisa ter uqalidade de vida  e saúde e evitar acidentes. Um abraço.

  3. ja comentei outras vezes e deixo meu comentario novamente 8 de trabalho e muito pouco para dono de caminhao um caminhao com valor de 500  mil reais rodar 400 km num dia pois com uma carga de 40 toneladas mais peso do caminhao nao consegue fazer mais que 400 km por dia onde vai dar 8.00 horas de trabalho quem consegue pagar as prestaçoes e quanto vai alterar o frete sou a favor do frete bom mais tem ver outro lado que valor vai chegar mesa do consumidor nos mesmos vamos sentir quanto mais temos  que  desembolsar no final do mes repito uma jornada de 12 horas de trabalho nao vai matar niguem que nao pode deixar e viajar a noite intera como ja fazem

  4. PORQUE SEMPRE TEM ALGUÉM PRA BOTAR O DEDO NO DOCE DO POBRE, ISSO CHEIRA A MARACUTAIA, POR QUE NÓS MOTORISTAS TEMOS QUE TER SÓ 8 HORAS DE DESCANSO, SERA QUE NOS SÓ VAMOS PODER DESCANSAR DEPOIS QUE MORRERMOS??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  5. bem ontem, dia 22 de março nos fizemos presentes no 7° fórum empresarial de transporte e logistica do RG do sul, justamente discutindo este tema lei 12619 , para analizar se ela é boa ou ruim para o pais, chegamos a conclusão que ela atrapalha o desenvolvimento, porém como ela existe, temos é que adequa-la para que possamos cumpri-la , onde foi elaborado um documento para ser entregue ao governo, onde se pede para que o tempo de descansso diário seja de 8 horas, e não de 11 horas como propõe a lei no texto original, se fizeram presentes 450 pessoas do seguimento do transporte, e todos eram unanimes, por  tanto senhores minístros se atentem as nossas reinvidicações, e nós aqui do SINDICAM acreditamos que se nos derem preços de  fretes justos não ha o menor problema para que se cumpra a lei, porém tem que haver fiscalização pra valer.mas ontem no fórum o fiscal do trabalho informou que existe sómente 1700 fiscais para todo  o Brasil para fiscalizar tudo , não só o transporte dai é ruim, falta gente

  6. Nivaldo Baptista on

    Olha a lei é bem vinda se for bem elaborada,pedindo sugestão para quem realmente entende que somos nós interessados e conhece o setor, para cada 3 jornadas de 4 horas trabalhadas com intervalo ou de meia ou de uma hora descanso , deveríamos descansar 8 horas,rodando em media de 60 km/hs rodariamos mais ou menos 700 por dia é uma media boa com segurança e conforto.Na edição anterior teve um motorista que diz faturar R$ 60.000,00 com bitren ou ele esta mentindo ou esta se iludindo para não se decepcionar com a profissão nem rodando 24 hs/dia ganharia este faturamento mesmo dando duas viagens por mês de São Paulo/Belem/São Paulo o que se consegue é um faturamento bruto de R$ 40.000,00 se tudo correr muito bem sem demora na carga e na descarga de ilusão também se vive.

  7. Que lei seja cumprida já, chega de ESCRAVIDÃO!Precisamos que a fiscalização do ministério do trabalho faça visita nas
    empresas para proibir o pagamento por comissão e outras safadezas, mas que
    também fiscalize o motorista durante sua jornada, pois somos pressionados
    a manipular o cartão de ponto, imagina, sou acostumado a trabalhar fazendo
    entregas das 5:00hs até 22:00hs, vcs acham que a chefia não fica me
    incomodando, para que eu de um jeitinho?! Pra isso eles utilizam certos
    métodos, como por exemplo: uma comissão sobre quantidade de entregas, etc. Quem
    é do ramo sabe…

    Pessoal chega de:

    Passar vários dias fora de casa e quando finalmente pensa que esta em casa
    acontece o seguinte:

    1- levar caminhão em oficina, levar caminhão pra coleta, levar caminhão pra
    descarga, faz um “FAVOR” aqui outro ali, e quando menos esperamos o
    telefone toca… vamos viajar! Precisamos que os empresários contratem manobras
    para que tenhamos dignidade de realmente folgar e estar em casa.

    Fazer horas extras, não receber em dinheiro e muito menos em folga.

    Que as empresas cumpram o que esta escrito na lei:

    Sanitário adequado, local para alimentação, não nos obrigar a carregar e
    sair imediatamente do pátio da empresa verificando a jornada de trabalho. Temos
    dinheiro, não queremos nada de graça, chega de comer marmitex podre, precisamos
    de local adequado pra alimentar.

    Precisamos que os motorista de muriçoca tenha a cabine LEITO  pra
    descansar, e não aquele sofá cama vagabundo que so causa problemas na coluna,
    só conheço uma empresa que respeita esse item da lei e ela é de Patos de Minas
    MG.

    Engraçado que algumas empresas aproveitando da lei, estipularam seus
    horários pra noite, agora só rodamos a noite. E quando estamos de folga no
    domingo, a partir das 0:00 de domingo pra segunda já estamos habilitado pra
    viajar.

    Precisamos que o M.P.T, P.R.F disponibilizem um número 0800 ou e-mail,
    pra denunciar as empresas, são muitas irregularidades.

    Precisamos de socorro URGENTE, é só ver as
    estatísticas de acidentes envolvendo caminhões.

  8. Senhores ,sou ex-carreteiro,hoje professor em economia e logística, e também Ger. de operações logística.Portanto,conheço as dificuldades dos transportadores autônomo e os custos de uma transportadora.Posso lhes garantir que o maior responsável pelo caos logístico no Brasil,é o GOVERNO,ele é inoperante,não escuta quem conhece e se deixa enrolar por confederações e sindicatos,descompromissado com os carreteiros.O GOVERNO cria leis e depois dis que não tem como cumprir,é uma VERGONHA. Eu mesmo ja enviei vários e-mails com projetos simples e fácil de executar para o GOVERNO,e a resposta é sempre a mesma,dizem que o GOVERNO está analisando.CARRETEIROS e FAMILIARES,lembrem-se disso nas ELEIÇÕES.

  9. acho que o governo tinha que estipular um teto minimo para salario de motorista de acordo com a classe carreteiro motorista de caminhao e motorista de 3/4 acho que motorista tinha que ter um salario mais digno temos que ter mais valor nos carregamos esse pais temos que acretidar mais  um abraço

  10. 44 horas de jornada semanal, equivalem a 2.640 km rodados em uma semana. Cargas de longo curso demorariam semanas para serem entregues, desmotivando o comercio entre regioes distantes e levando ao cliente do transporte rodoviario a buscar alternativas como a cabotagem e o transporte feroviario. Em curto prazo o transporte rodoviario ficaria inviabilizado pela concorrencia de outros modais. Desemprego na certa entre os operadores do trc.

  11. JEAN CARLOS OLIVEIRA on

    Concordo com todos os comentários citados porém ninguém comentou do frete de retorno como foi batizado onde rodo muito neste Brasil afora e não consigo localizar os postos com diesel mais barato por se tratar de frete de retorno

  12. O Ministério Público quer a lei para proteger o motorista, assim como o
    ECA protege a Criança e Adolecente deste País, acordem Senhores
    Procuradores… exijam ações que promovam a melhoria da vida dos
    trabalhadores do transporte, cobrem o executivo das três esferas,
    melhores estradas, melhores portos e aeroportos, melhoria na segurança,
    menos impostos e encargos, etc, etc, etc…

  13. Sabe qual é problema, eles fazem um lei e deu depois eles vão discutir se e bom ou é ruim, para colocar uma lei sobre a movimentação e mercadoria, que elaborou essa lei teria que fazer uma pesquisa de mercado tornado assim um bem comum, não essa loucura, faz e deixa ver que vai acontece. Por isso que o Brasil é assim muito roubo pouca estrutura em tudo setores.

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