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Equipamento da Mercedes-Benz reduz risco de colisão traseira

DAF - Oportunidade 2024
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A Mercedes-Benz aproveitou a pista construída ao lado do Posto Sakamoto, na Via Dutra, para promover um test-drive e demonstrar as vantagens do pacote de segurança que pode equipar o extrapesado Actros, seu modelo top de linha.
Denominado Megaspace Segurança, o conjunto de sistemas oferece o assistente ativo de frenagem (Active Brake Assist – ABA), que atua em conjunto com um sensor de proximidade e o retarder. Em caso de emergência ou distração do motorista, o sistema reduz automaticamente a velocidade do caminhão, podendo evitar uma colisão. Além disso, um sistema orientador de faixa de rolagem dispara um alarme quando o caminhão está saindo da sua pista.
Este conjunto de equipamentos é opcional e pode ser adquirido por R$ 15 mil, cerca de 4% do valor médio do caminhão. Segundo testes realizados pela Associação das Seguradoras Alemãs, a tecnologia de frenagem autônoma pode reduzir em 50% o risco de colisões traseiras.
Ela é um indicativo do que acontecerá com o caminhão no futuro. No ano passado, no Salão de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou seu protótipo de caminhão autônomo, um Actros 1845 com sistema autônomo de direção, que o permite rodar a 80 km/h em estradas sem que o motorista precise dirigir, embora tenha que estar presente, num sistema semelhante ao que acontece na pilotagem de aviões de grande porte. A Mercedes-Benz acredita que até 2020 o caminhão de direção autônoma será uma realidade. Saiba mais sobre este assunto visitando o site www.cargapesada.com.br.
DE SÉRIE – O Actros já vem equipado com o gerenciamento inteligente de frenagem, que proporciona respostas até 20% mais rápidas e conta com ABS, ASR, EBD, freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento em rampa e freios a disco. Para operações em estradas de terra, a Mercedes-Benz também oferece a opção do freio a tambor.
Os eixos traseiros sem redução nos cubos para o Actros 2546 6×2 e Actros 2646 6×4 atendem as configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.
O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem e sem anéis sincronizadores, vem equipado com sensor de inclinação de via, que proporciona troca de marchas mais rápida, contribuindo para a redução do consumo de combustível.
A cabina Megaspace, com piso plano, tem altura de 1,92 metro e largura de 2,26 metros, e está equipada com ar-condicionado noturno, que funciona com o motor desligado, sem consumir combustível. Essa cabina oferece ainda assento do acompanhante rebatível, rádio e volante multifuncional e 34 porta-objetos.

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