DAF - Oportunidade 2024

Falta de motorista faz empresário voltar para estrada

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Scania Combustível

Otacílio Moreira de Almeida

A falta de caminhoneiro tem sido tão grande que Otacílio Moreira de Almeida, dono da Transportadora Almeida, teve de voltar para a estrada. O filho fez o mesmo. “Viajo para Feira de Santana (BA) e meu filho para São José dos Campos (SP), cada um num rodotrem”, conta ele que tem a empresa em Marília (SP), com uma frota de 60 veículos.

No capitalismo é assim. Quanto mais rara uma mercadoria, mais valor ela tem. A regra vale também para a força de trabalho. A escassez de mão de obra tem aberto uma série de oportunidades para motoristas no País. Este é o tema da reportagem da nova edição da Carga Pesada. Clique aqui para ler o texto completo.

Segundo Almeida, é preciso melhorar os salários para atrair motoristas. “Mas, com o frete que temos no Brasil, isso não é possível.” Na empresa dele, os motoristas continuam ganhando por comissão e não levam mais que R$ 2 mil por mês. Para ele, a Lei do Descanso (lei 12.619) é inaplicável e ninguém consegue pagar uma prestação de caminhão novo se o veículo não rodar “16, 17 horas” por dia. “Fiz isso a vida inteira e nunca me acidentei.”

Outro a dizer que a lei está fora da realidade é Jefferson Zago, da Jeff Transporte, de Sangão (SC). Com 25 carretas, ele diz que seus motoristas continuam a dirigir 16 horas por dia e a receber comissões para levar cargas de granito e telhas. “O governo incentivou a gente a se endividar com os caminhões. Depois, sancionou a Lei do Descanso. Mas, para pagar os caminhões, precisamos que eles continuem com a mesma produtividade”, justifica.

Para Zago, o ideal é que os caminhoneiros empregados possam trabalhar ao menos 14 horas por dia. Mas isso não vai acabar em rebite? – perguntamos. “Viajei 17 anos e nunca tomei rebite. Bastam oito horas diárias para o motorista descansar. Não é um serviço braçal”, argumenta.

Já a Lontano Transportes, que tem matriz em Campo Grande (MS), convidou seus motoristas aposentados para voltarem ao volante. Doze já aceitaram, segundo o diretor Airton Dall’Agnol. “Os mais velhos reclamavam que não conseguiam fazer o mesmo número de horas dos mais novos. Com a Lei do Descanso, todo o mundo está trabalhando e ganhando a mesma coisa.”

A empresa conta com 250 empregados no transporte de grãos e calcário, mas eles são só 10% da mão de obra. O resto é agregado. Segundo ele, essa minoria é necessária. “Uma transportadora tem de ter frota própria. Ela é seu cartão de visita”, considera.

 

Truckscontrol
Compartilhar

27 Comentários

  1. DANIEL ALVES DOS SANTOS on

    ME PERDOEM MAS NAO PARECE QUE ESTAO PRECISANDO DE PROFISSIONAIS NAO,EU SOU MOTORISTA CATEGORIA(E)TENHO PRATICA COM CARRETAS POIS COSTUMO VIAJAR COM AMIGOS MEUS PARA VARIOS ESTADOS PARA NAO PERDER A PRATICA E NAO CONSEGUI UMA OPORTUNIDADE COMO CARRETEIRO POS ME FALTA REGISTRO COMO O MESMO EM CARTEIRA,SE PRECISAM TANTO PORQUE NAO DAO OPORTUNIDADE,DANDO UM TREINAMENTO FAZENDO UM TESTE DURANTE UMA VIAGEM OU COISAS PARECIDA,TER ASSINATURA NA CARTEIRA NAO QUER DIZER QUE O CARA SEJA RESPONSAVEL POIS CONHEÇO UMA MEIA DUZIA DE MOTORISTAS QUE FAZEM BARBARIDADES NAS ESTRADAS E SAO TIDOS COMO PROFISSIONAIS, É PRECISO QUE SE DE OPORTUNIDADE.

  2. Marcial Barbosa Soares on

    Trabalhei 13 anos de caminhoneiro empregado, pedi pra mudar de profissão e continuo na mesma empresa, e não tenho nem um pouco de vontade de voltar pra estrada; Muitos acham que trabalhar de caminhão e pegar estradas boas iguais a do estado de São Paulo muitos postos banheiros limpos, eu quero ver é pegar estradas pro Nordeste fazer São Luis do Maranhão passando por Barra do corda, ficar quase o dia todo pra carimbar uma nota em Estreito, estradas quando estive lá era o puro buracos, sinal de celular quase não tem, e na hora de tomar banho e muito difícil encontrar um posto com chuveiro.
    Sem contar em ficar longe de casa longe da família.
    Mas desejo boa sorte a todos os irmãos da estrada que Deus abençoe e guarde em suas jornadas, confesso que sou fraco mas vocês são os heróis,
    um grande abraços a todos.

  3. vários motoristas estão abandonando a profissão, para não encher a cnh de multa,daqui a pouco os deputados vão ter que trabalhar e dirigir um caminhão também!

  4. JONAS PANDOLFO on

    É com esta lei do descanço e com muitas transportadoras explorando a mão de obra obrigando aos motoristas ficarem até 40 dias sem ver a familia ,sem diarias,sempagar horas extreas e ainda por cima muitos pagam e descontam no fim da viagem.Os empresarios exploradores podem feichar suas transportadoras ou dirigirem seus veiculos mas lembrem estes empresários tem que cumprir a lei do descanço pois estão em uma empresa.Ta ficando cada vez melhor.

  5. A Lei do motorista necessita de ajustes sim, mas sem ferir os direitos do cidadão, tem que ter cautela para não tornar o motorista um escravo regulamentado por lei!!!

  6. trabalha por ganancia,pra não dar uma fatia do bolo p outro,pra não dar oportunidade para quem quer entrar não por nessecidade

  7. Plinio Nestor Dias on

    Sr.Sergio Medeiros me explica uma coisa primeira mente vc é caminhoneiro vc trabalha a onde pq vc nao é dono de caminhao li seu comentario e achei rediculo isso que voce fala ok 1 como vou ficar perto do meu filho sendo que tem uma lei pra min ficar 11 horas longe da minha casa 2 como vou usufruir do meu caminhão novo se não posso rodar 3 todas as empresas são boas 4 como vou respeitar meu organismo se eu rodar pra chegar em casa posso ser multado e perder minha carteira por causa dos pontos colocados pela essa lei 5 vou ser escravo da minha liberdade por nao poder rodar e parar a onde eu conheço e tenho segurança 6 ja somos umns zunbi rodando 16 a 18 horas e agradesemos por isso se rodarmos 8 como essa lei manda ai sim vamos morrer de vez 7 vamos abrir o olho sim enquanto a tempo pra não deixar emplantar essa lei de 4 a 4 pra nos termos que rodar e tirar pessoas como vc que não entende de estrada a ficar falando merda da gente pela sua colocação vc deve ser uns que estão mamando nas nossas costa vc da a todos os comentarios da carga pesada so a favor dos caras que são contra a nova lei do motorista que esta a ser votada a graças a Deus

  8. Patrão e autônomo reclamar tudo bem. Mas motorista empregado reclamando de uma lei que traz benefícios pra categoria e nos da amparo legal pra reclamar direitos trabalhistas é muito triste de se ver. Estou cumprindo a lei desde sua implantação e não vejo problema algum em descansar 11 horas na estrada, e meu holerite não mudou nada continuo com meu salário de boa, aqui o salário é fixo comissão é coisa de louco.
    _O segredo:
    _Escolha uma boa empresa pra trabalhar.
    _Respeite seu organismo, lembre-se que um dia ele vai te cobrar por você ter abusado dele.
    _Ame sua família, acompanhe o crescimento de seus filhos trabalhe mas não seja escravo. O que adianta você ter um carro zero km e não pode usufruir?
    _E não seja alienado, o sistema logístico patronal brasileiro treinou você pra ser um zumbi.
    _Abre o olho enquanto é tempo motorista!!!

  9. Patrão e autônomo reclamar tudo bem. Mas motorista empregado reclamando de uma lei que traz benefícios pra categoria e nos da amparo legal pra reclamar direitos trabalhistas é muito triste de se ver. Estou cumprindo a lei desde sua implantação e não vejo problema algum em descansar 11 horas na estrada, e meu holerite não mudou nada continuo com meu salário de boa, aqui o salário é fixo comissão é coisa de louco.
    _O segredo:
    _Escolha uma boa empresa pra trabalhar.
    _Respeite seu organismo, lembre-se que um dia ele vai te cobrar por você ter abusado dele.
    _Ame sua família, acompanhe o crescimento de seus filhos trabalhe mas não seja escravo. O que adianta você ter um carro zero km e não pode usufruir?
    _E não seja alienado, o sistema logístico patronal brasileiro treinou você pra ser um zumbi.
    _Abre o olho enquanto é tempo motorista!!!

  10. REGIS DE OLIVEIRA LEITE on

    BOA TARDE A TODOS , CONCORDO PLENAMENTE COM TODOS , MAS PRA NOS QUE BATEMOS LAVANCA DESDE 1989 O TREM TA FEIO……SOU EMPREGADO , TRABALHO COM BITREM , TRANSPORTO MADEIRA DO ESTADO DO PARA PRA BAHIA , E SUBO CARREGADO PRO NORDESTE PRA DELA IR PRO PARA CIDADE DE JACUMDA , FAÇO 2 COMISSOES DE IDA E VOLTA , SE NAO COZINHAR NA CAIXA DE BOIA , NEM VALE A PENA SAIR DE CASA , NO BRASIL FALTA EMPRESAS DE VERGONHA , E PODEM NOTAR , QUANTO MAIS NOVA A FROTA , PIOR E PRA TRABALHAR……….MUITA BUROCRACIA EXIGENCIA E POUKISSIMO RETORNO , TA DIFICIO PROS DOIS LADOS , MAS PRA NOS QUE SOMOS PEQUENO O TREM E PIOR…….AQUI EM LUIS EDUARDO MAGALHAES O POVO NAO FALA EM SALARIOS E MELHORIAS , ELES SO FALAM EM CAMINHAO FH E RODOTREM , AI EU TE PERGUNTO ????????????????? QUANDO VAI MELHORAR SE A GALERA ENVES DE SE COJITAR SALARIOS BENEFICIOS SO CONVERSAM FIADO SOBRE CAMINHAO ????????????????????????? E DISSO PRA PIOR…….AQUI TEM RODOTREM PARADO POR FALTA DE CHOFER , SO QUE NAO SE ILUDA , SOMENTE 10% E DELHE REBITE ……………..

  11. Como pode o Sr Almeida voltar para estrada a vez de estar cuidando de sua frota de caminhões está viajando!!É só pagar melhor para os motorista que ñ precisa viajar porque o que o motorista dele faz com dois mil por mês eu teria vergonha de falar que paga dois mil para um motorista só porque trabalha com caminhão novo eu trabalho com um ford cargo ano 2000 das 8:00 as 18:00 ganho dois mil e quinhentos por mês agora fazer SP ou nordeste por dois mil é só valorizar seu motorista que ñ falta!!!!

  12. SOU MOTORISTA DE CARRETA, A 15 DIAS FUI DEMITIDO, A FALTA DE MOTORISTA ESTÁ EM UM ORDENADO DE MISÉRIA
    E AS ESPERTEZA DAS EMPRESAS QUE PAGAM UM VALOR BÁSICO EM FOLHA, E A OUTRA PARTE COMO COMISSÃO, POR FORA, QUE JUNTANDO TUDO MAL PODE COMER.., E AINDA OBRIGAM FAZER VIAGENS QUANDO O MOTORISTA PASOU TODO DIA ACORDADO E A NOITE QUER QUE O MESMO RODE A NOITE TODA PARA ATENDER O CLIENTE .
    AÍ ESTÁ UM DOS MOTIVOS POR TANTOS ACIDENTES, E MUITAS DAS VEZES PARA NÃO PERDER O EMPREGO, O MOTORISTA SE SUJEITA A ESTE ABSURDO. ENTAO ESTE É O MOTIVO DE EU TER SIDO DEMITIDO POR NÃO ME SUJEITAR A FAZER O QUE A EMPRESA QUER. QUANDO ACONTECE ALGO DE GRAVE, A EMPRESA DIZ QUE O MOTORISTA É QUE TEM QUE SABER A HORA DE PARAR, AÍ SOBRA PARA O MOTORISTA E A EMPRESA SE SAFA,
    NÃO ESTA FALTANDO MOTORISTA , ESTÁ FALTANDO RESPEITO, SALÁRIO DE UM PROFISSIONAL, E OS DIREITO TRABALHISTA , E SABER QUE O MOTORISTA TEM FAMÍLIA E É UM SER HUMANO COMO QUALQUER OUTRO :
    PAGUEM MELHOR AO MOTORISTA, TRATEM COMO SER HUMANO RESPEITEM OS SEUS DIREITO, E VERÃO MUITA COISA MUDAR……
    TUDO QUE FALEI AQUÍ NÃO É NOVIDADE OBRIGADO

  13. ressaltando meu comentário acima não quero dizer que sejam todas as empresas desta forma , más falo pelas que ja trabalhei.

  14. fabricio rodrigues santana on

    pro curo uma vaga de motorista ugenti estol pasando dificudadi meajuda culega daistrada so guero trabaha agui esta difisio aruma uma vaga de motorista obrigado ;;; eu tenho esperiesia categoria [ E ]

  15. Meu sonho era entrar dentro de uma gabine e dirigir pro mundo inteiro mais depois que vi que essa vida nao e nada facil pro os motorista tem que cumprir esse horarios malucos desisti apenas so tenho 28 anos de idade pesso pra deus proteger com com a protecao divina a todos os caminhoneiros do nosso brasil

  16. sou mot de onibus mas admiro muito as classes de caminhoneiro e acho que nossos governantes deveriam valorizar mais aqueles que colocam nossos suprimentos em nossos lares.

  17. pois e sou motorista tenho categoria e e conhecimento de estradas curço do mop mas não consigo uma colocação no mercado como podem falar que não tem proficional se vcs não dão oportunidades.

  18. Concordo com varias opinioes citadas,tomara que este filho da puta continue dirigindo seu fh rodotrem por muito tempo e que nao apareça tão cedo algum filho da puta q aceite ganhar um salario de miseria e ver ele comprando carros e mais carros. sai de uma empresa a pouco tempo por que nao me sujeitava a trabalhar cansado e rodando sem descansar. motorista tem que se valorizar e nao achar que tem que que arriscar a sua vida e dos outros pra conservar um emprego de merda que malmente paga as contas da familia,de que adianta se sua familia perder vc para a morte ou para uma doença? Sua familia precisa de vc vivo e saudavel…
    De semente em semente podemos mudar essa situação, é só cada um fazer um pouquinho,

    União essa é a palavra que faz a diferença…

  19. DIOGENES ALVES DE FRANÇA on

    SOU MOTORISTA DE CARRETA HÁ 51 ANOS OITO MESES TENHO MUITO ORGULHO DA MINHA PROFISSÃO POIS SEMPRE FOI DELA Q/ EXTRAIR MEU PÃO DE CADA DIA PARA MINHA FAMÍLIA, MAIS NA VERDADE O CULPADOS DE TUDO ISSO SOMOS NÓS MESMO, AGORA É Q/ ANTIGAMENTE O CARRETEIRO TINHA SALÁRIOS MAIS AUTOS ERA UM POUCO VALORIZADO HOJE Ñ TENHE VALOR NEM DA PRÓPRIA FAMILIA, POR ISSO ESTAR OS PATRÕES QUERENDO FAZER DO MOTORISTA CARRETEIRO CARROCEIRO..JA VI MUITAS EMPRESAS DE PORTAS ARRIADAS, SE ELES QUEREM VER ELAS LEVANTADAS PAGUEM UM SALÁRIOS DIGNOS ´SO MAIS NADA…EU ESTOU PARADO SOU RODOVIARIO MAIS PAGAR PARA TRABALAR NEM PENSAR FICO FAZENDO BISCAITES GANHO MAIS..
    EI PATRÃO ESTAIS PRECISANDO DE UM CARRETEIRO RODOVIÁRIO ME PAGA Q TRABALHO COM TIGO… É SÓ LIGAR…

  20. CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA on

    SOU MOTORISTA DE CAMINHÃO DESEMPREGADO TENHO EXPERIENCIA COM ESTRADAS E OBRAS MINHA HABILITAÇÃO CATEGORIA E JÁ TRABALHEI COM CARRETA CONVENCIONAL POSSO VIAJAR E PROCURO UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO.MEU,[email protected],ou 073.81327331 carlos.

  21. Márcio Aparecido de Paula on

    NÃO FALTA MOTORISTAS QUALIFICADOS. FALTA AS EMPRESA CRIAREM VERGONHA NA CARA E PAGAREM UM SALÁRIO DIGNO PARA UM PAI DE FAMÍLIA QUE FICA MAS DE MÊS NAS ESTRADAS. E QUANDO VAI FAZER O ACERTO COM A EMPRESA. SURPRESA!!!!!! VOCÊ NÃO SOBROU COM NADA! SABE PORQUE? PORQUE AQUI SÓ PAGAMOS COMISSÃO! E TIRAMOS O SANGUE DESTES TROCHAS. CHAMADOS DE MOTORISTAS!
    SOU UM MOTORISTA COM MUITO ORGULHO!! MAS POUCO PRAZER!! POIS SOBREVIVEMOS COM SALÁRIO DE FOME! NESTE PAIS DE PRESIDENTE E GOVERNADORES CALHORDAS!! PARABÉNS!!!! VOCÊS QUEBRARAM O PAIS!!!!
    SÓ DESEJO A MORTE PRA VOCÊS POLÍTICOS S.A.F.A.D.O.S!!!!!!!!

  22. Só motorista a mais de dez anos gosto da minha profissão mais esta semana eu fiquei triste porque precizei de fazer um impresto no banco do nodeste nao conseqir porque a minha profissao era motorista de caminhao porque esta crasse de motorista e quem mais trabalha. E mais desvalorizada

  23. Antonio Rubenilson De souza on

    Boa noite sou Antonio Souza de Açu RN Amo trabalhar com camião no momento estou desempregado. Jã li todos os comentario acima mais nada vem min desanimar. Desejo a todos amigos da estrada muito suceso e que Deus o proteja sempre.

Deixe um comentário