Cargo para oito toneladas foi remodelado e agora também existe um para 10,5 toneladas
Um simulador gigante de rodagem, que permitiu ao público acelerar o novo caminhão extrapesado e acompanhar em tempo real os dados de seu desempenho na tela, foi uma das atrações do estande da Ford na última Fenatran.
Mas, além do Cargo 2842, de 56 toneladas, e do Cargo 2042, de 49 toneladas, que foram apresentados antes da feira, a montadora levou outras novidades para seu estande de dois mil metros quadrados.
A principal foi a Transit 2014, que fez pré-estreia na América do Sul, dentro do programa de exibição mundial do novo design da linha de vans da marca. Outros destaques da Ford no salão foram os lançamentos do Cargo 1119, a renovação do Cargo 816 e o aguardado retorno da Série F – o F 4000 volta a ser produzido em 2014.
Mostrada na versão furgão, a geração global da Transit chega ao Brasil no ano que vem, renovada no design, motorização e equipamentos. A Transit é líder de vendas na Europa há décadas.
A renovação da linha de caminhões leves incluiu o Cargo 1119, e a remodelação do Cargo 816, um dos veículos mais vendidos no seu segmento. “Os dois modelos destinam-se a atender um dos segmentos mais importantes do mercado de caminhões, responsável por cerca de 25% das vendas totais”, disse Guy Rodriguez, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. “São investimentos que completam a nossa linha de veículos comerciais nesse segmento, com modelos modernos e eficientes.”
Com peso bruto total de 10.510 kg, o Cargo 1119 é equipado com motor Cummins ISB 4.5 de quatro cilindros, com potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a 1.500 rpm). É o que oferece a maior potência e capacidade de carga em sua faixa. A transmissão Eaton de cinco marchas mais ré tem relações desenvolvidas que otimizam o torque e o desempenho. Situado numa posição intermediária entre os modelos de oito e 13 toneladas, o novo modelo tem como ponto forte a capacidade de carga de 7.164 kg.
Um dos modelos mais vendidos no segmento de leves, o Cargo 816 traz cabine com novo design, que inclui grade em formato hexagonal, novos para-lamas, faróis e para-choque dianteiro recuado, para favorecer as manobras. O interior ganhou volante de excelente empunhadura e banco com suspensão a ar. Vidros elétricos são itens de série.
O Cargo 816 é equipado com motor Cummins ISB 4.5, com potência de 162 cv (a 2.300 rpm) e torque de 550 Nm (a 1.500 rpm), e transmissão Eaton de cinco marchas mais uma à ré. Seu peso bruto total é de 8.250 kg.