A FPT Industrial participou do 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel, realizado na cidade de Curitiba (PR) entre os dias 2 e 3 de setembro. O engenheiro Gustavo Teixeira apresentou “Sistema de Pós-Tratamento de Emissões HI-eSCR desenvolvido pela FPT Industrial”, que permite que os propulsores atendam à normativa Euro VI, já em vigor na Europa e Estados Unidos, sem recorrer ao sistema EGR (Recirculação de Gases do Escapamento), garantindo uma altíssima eficiência na conversão de NOx.
Para o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Helton Lage, “debater as pesquisas tecnológicas que rodeiam o desenvolvimento, a produção e a manutenção dos motores diesel nos proporciona ampliar nosso conhecimento de motores cada vez mais eficientes, que caminham junto com os regulamentos ambientais”, ressalta o executivo.
O HI-eSCR utiliza sistema de injeção de ARLA32 e catalisador SCR de última geração a base de Zeólitas de Ferro, que propiciam altos valores de eficiência, como 95% da redução de Óxidos de Nitrogênio.
Lage ressalta também que, ao contrário dos concorrentes, o sistema HI-eSCR não utiliza EGR – Recirculação de Gases de Escape –, o que traz benefícios como menor rejeição térmica para o circuito de arrefecimento, baixo consumo de combustível e facilidade de instalação.
No Brasil, o sistema HI-eSCR será aplicado para cumprimento da nova etapa do Proconve, que deve ocorrer em 2018. Atualmente, o programa brasileiro está em sua sétima etapa e seus limites são equivalentes ao Euro V. Na Europa é utilizado em caminhões e ônibus equipados com os propulsores FPT Industrial da família Cursor e NEF para atender a norma Euro VI, que aumentou as restrições quanto à emissão de poluentes no continente.