A Goodyear Tire & Rubber Company vem investindo pesado em treinamento e formação de talentos no mundo todo. Neste sentido, organizou recentemente em Miami um seminário intensivo sobre Estratégia e Liderança para alguns dos associados e revendedores mais antigos da empresa em toda a América Latina.
O seminário foi ministrado pela Tuck School of Business, escola de negócios para executivos da Dartmouth University, uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos, que integra o grupo conhecido como Ivy League, composto pelas mais reconhecidas instituições de ensino norte-americanas.
Revendedores do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, México, Peru, Panamá, Paraguai, Porto Rico e Venezuela participaram, com diretores da Goodyear da região, de um programa abrangente que incluiu apresentações e exercícios para o desenvolvimento de líderes à altura da atual economia global. Do Brasil, participaram 24 representantes de 15 revendas.
Embora a Goodyear faça eventos com a participação de revendedores todos os anos, esse foi o primeiro encontro em que houve, além de integração e entretenimento, a capacitação dos participantes e essa iniciativa deve continuar nos próximos anos.
“Investir no desenvolvimento e na atração dos melhores talentos é essencial para a Goodyear. E, ao falar em talentos, falamos de nossos associados, mas também de revendedores, pois são parte essencial do nosso negócio”, afirma Jean-Claude Kihn, presidente da Goodyear para a América Latina. “Ajudar a preparar sucessores na liderança das revendas é um fator primordial para o sucesso do nosso negócio, por isso queremos contribuir com a continuidade e crescimento dos distribuidores. Organizar esse tipo de iniciativa é, portanto, fundamental para dar prosseguimento à nossa história de 100 anos na América Latina”, completa o executivo.
O programa incluiu um componente teórico e uma série de oficinas de aprendizado. Entre os palestrantes estava Sydney Finkelstein, reitor associado de educação executiva da Tuck School, que já publicou 17 livros, incluindo o best-seller “Why Smart Executives Fail: And What You Can Learn From Their Mistakes” (Por que executivos inteligentes erram: o que você pode aprender com o erro deles).
A sessão prática foi conduzida por especialistas da conhecida consultoria de desenvolvimento de líderes e estratégia ALA (Action Learning Associates) e consistiu de uma série de atividades interativas para aprender e compreender os atributos e habilidades dos colegas e desenvolver ambientes de trabalho colaborativo que contribuam para o alto desempenho. Também foram apresentadas práticas e técnicas para promover a mudança de comportamentos individuais e no local de trabalho.
“Para nós, é muito importante que a Goodyear nos proporcione oportunidades como esta, de acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para competirmos nos mercados da região em constante mudança e tão desafiadores. É um sinal de que a Empresa acredita em nós e no crescimento dos negócios na América Latina. Além disso, esses eventos nos aproximam e fortalecem a relação que temos há muitos anos com a Goodyear”, comenta Patrícia Freitas, da Cacique Pneus, revenda oficial Goodyear.
Recentemente, a Goodyear foi premiada nos Estados Unidos como uma das “Melhores Empresas para Líderes” de 2014. O prêmio foi concedido pela Aon Hewitt Top Companies for Leaders, que realizou uma análise exaustiva da gestão de talentos e liderança em organizações ao redor do mundo.