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Promessa é “segurar” preço do diesel por 6 meses

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Scania Combustível

Revista Carga Pesada
Com informações da Agência Brasil

“Segurar” o valor do óleo diesel por seis meses e prorrogar por 12 meses os financiamentos de caminhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essas são duas das principais propostas apresentadas pelo governo federal nesta quarta-feira (25) durante reunião em Brasília com líderes dos caminhoneiros. O governo também se comprometeu a sancionar na íntegra o projeto de lei, aprovado dia 11 de fevereiro na Câmara dos Deputados, que altera a Lei 12.619, a Lei do Descanso. Além de permitir aos caminhoneiros trabalharem mais horas por dia, o projeto isenta do pagamento de tarifa os eixos suspensos, quando o caminhão passa vazio pelas praças de pedágio.
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O governo ainda prometeu uma negociação conjunta entre caminhoneiros e empresários para que seja estabelecida uma tabela referencial de frete. De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, essa discussão poderá ser feita por meio da instalação imediata de uma mesa de negociação permanente para discutir a tabala do frete e outros assuntos.

“Estamos informando [o movimento sobre a proposta], divulgando, vamos aguardar essas manifestações, a suspensão do movimento. Estamos confiantes, pela qualidade e pelo esforço do governo, numa resposta positiva”, avaliou Rossetto. O ministro acredita que, após diversas reuniões desta quarta-feira (25), foi possível compor uma proposta que reflete “grande parte” das expectativas dos caminhoneiros. “Estamos seguros de que (a proposta) tem base forte positiva para que possamos sair dessa situação que estamos vivendo, recuperar o ambiente de normalidade e preservarmos toda uma agenda”.

Como exemplo, Rossetto citou as Lei dos Caminhoneiros, que altera a regulamentação da profissão e foi aprovada há duas semanas pelo Congresso, que vai ser sancionada integralmente pela presidente Dilma. “Um dos temas importantes que está na lei é que os caminhões que trafegam vazios, estarão suspensos do pagamento de pedágio por eixo suspenso”. O ministro afirmou que essa e as demais propostas, serão mantidas “desde que haja a suspensão das manifestações”.

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9 Comentários

  1. Sabem o que eu penso? – Penso que essas propostas aí não nos resolve coisa nenhuma, muito pelo contrario, resolve sim a situação dos embarcadores, pois diesel e pedágio interessa muito a eles, logicamente eles tem que fazer os cauculos destes insumos para poder formar o irrisório preço dos fretes que nos dão.Quer dizer; fazem um cauculo de quanto o caminhão gasta e ja sabem a merreca que sobra no final. O caminhoneiro pra compensar o baixo lucro, trabalha 24 horas pra poder por duas cargas a mais no tempo de uma, e assim ter um lucrinho a mais em detrimento a sua saude.
    GENTE… TUDO BALELA ISSO AÍ!!! – ACORDEM. SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO QUE É; TABELA DE VALOR MINIMO POR KM RODADO. SOB PENA DE MULTA PESADA AO EMBARCADOR SE NÃO CUMPRIR. ESSE VALOR DEVE SER CORRIGIDO DE ACORDO COM O AUMENTO DOS INSUMOS (ÓLEO POR EXEMPLO) – E MAIS,O PEDAGIO DEVE SER PAGO PELO EMBARCADOR VIA ON LINE E CONSTAR NA NOTA. ASSIM, O CUSTO DE PEDAGIO PASSA A SER DELES REALMENTE E NÃO NOSSA COMO É HOJE, ONDE ELES DIZEM QUE PAGAM, MAS TA EMBUTIDA NO FRETE.
    AÍ GENTE, COMO EU JA HAVIA COMENTADO ANTES, O ÓLEO PODE IR A R$5,00 O LITRO E O PEDAGIO O QUANTO ELES QUISEREM. PRA NÓS NÃO FARÁ DIFERENÇA.
    FAZENDO ISSO. TÁ TUDO CERTO.
    SE CONCORDAM, REPASSEM. VAMOS CONTINUAR ESSA LUTA E ACABAR COM ESSA ESCRAVIDÃO EM QUE COMO ESCRAVOS, ESTAMOS ATÉ HOJE.

  2. temos que continuar incistindo que o frete seja calculado pelo preço do oleo diesel e mais 2 00 reais por kilometro rodado por tonelada baseado em uma carreta l.s com 30 tonelada para equilibrar uma media
    e cada aumento do oleo reajustar os 2,00 reais por tonelada

  3. Caro amigos bom dia! Penso que quem deveria controlar o valor do frete somos nós caminhoneiros, pois se cada um em nossa individualidade não aceitar o valor imposto pelos transportadoras, quero ver se não alcançaremos nosso objetivo. O grande problema é o “colega” que aceita o preço imposto e se ele parar e não aceitar todos sairemos beneficiados! Precisamos buscar a teoria de um por todos e todos por um. Outro fato é acabar com o frete de retorno, pois caminhão retornando gasta o mesmo que na ida! Sugiro também não entrar em dividas que venham comprometer o nosso orçamento, as vezes a euforia de ficar “rico” ou possuir caminhão mais novo nos leva a contrair dívidas que se torna impagáveis. No mês de janeiro tive o desprazer de assistir uma negociação na cidade próxima à S. João Del Rei onde um companheiro que era proprietário de um Scania 112 pago, bom de tudo e faturando tranquilamente. Esse colega entregou se 112 numa agencia para adquiri um MBB2544 ano 2009 e entrou numa divida que no inicio parecia pequena, trabalhou muito durante 9 meses pagando as prestações em dia até que o caminhão quebrou o diferencia e o cubo da roda. O custo da manutenção e os dias parados deu inicio a uma “bola de neve” em sua dívida, pois atrasou a primeira prestação, a segunda e não conseguiu mais pagar em dia. Após umas 3 ou 4 parcelas atrasadas, teve de iniciar o processo de trabalhar escondido, pois o banco já estava na captura d seu caminhão, foi quando o caminhão apresentou problemas no motor, ai a coisa desmoronou totalmente, pois já não conseguia consertar o motor, não tinha crédito na praça, o caminhão escondido em uma área distante, etc. Por fim, já com 8 prestações em atraso, acabou por entregar o caminhão a um “comerciante” que vive dessa prática em “acudir” os desesperados que trocou o caminhão por um lote que nada vale e carro velho e no final nem 122 nem 2544, mas com o nome “sujo” até que o tal comerciante conserte o caminhão, quite a divida e encontre um novo comprador. Esse colega foi alertado para não sair de seu Scania 112 e continuar trabalhando como o mesmo ajuntando o dinheiro para comprar um caminhão mais novo, mas como sempre diz o velho e bom ditado “se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”. Creio que casos como esse são os milhares no Brasil e certamente muitos acabam numa situação pior que a de antes.

  4. Fábio Dutra Braga on

    Shres! Temos coisas muito importantes que não é dado o devido valor, que silenciosamente vai onerando o nosso frete e não é percebido, como: Fazer valer o lei 11.442 da diária do veiculo, o vale pedágio ser fornecido pelo embarcador, sendo o frete CIF ou FOB.
    Agora, quanto a colocação do Sr Silvio Pereira Silva que a maioria das empresas de transporte estão ganhando muito,não é verdade. Casos como o citado por ele, só existe onde ainda existe o mesmo esquema da Petrobras. No dia a dia o sistema é de muita concorrência, inclusive com empresas que funcionam só no papel, sem qualquer investimento em frota.

    Grande Abraço a todos.
    Grato

  5. O que todos nós autônomos revindicamos preço do diesel caríssimo e frete barato.

    Ou governo abaixa o diesel, ou o frete aumenta.

    Um ano de carência na compra de caminhões não nós interessa agora, ou abaixa o preço do diesel

    ou sobe os valores dos fretes, porque do jeito que está não interessa esmola conforme estão

    oferecendo.

    Quem são aqueles babacas que foram nós representar e aceitou este tipo de proposta, aposto que

    não têm caminhão e nem caminhoneiros são, por isso que aceitaram, quando foi dito que não se

    mexia no preço do diesel, o que estes que se dizem representantes da classe foi fazer em

    Brasília sem nós comunicar se é isto mesmo que os caminhoneiros queriam.

    isto ainda não esta resolvido quem acha que esta continua rodando que daqui uns meses estará

    quebrado.

  6. wanderley carlos de santana on

    Esta proposta,mais parece uma piada,não deixa de ser um bom negócio pros patrões,palhaçada total;não vamos deixar de lembrar,que dona Dilma,mandou à policia meter o pau,nos profissionais,depois vem com esta proposta indecente.Na verdade não poderíamos aceitar esta suspeita.Um abraço!

  7. Primeiro o Governo se finge de morto e deixa o mercado regular para baixo os fretes até extinguir os ganhos dos caminhoneiros.
    Depois mais uma vez se faz de surdo e não ouve o clamor da categoria por melhorias e quando finalmente elas chegam em conta-gotas vem o lobby dos empresários e dão um “jeitinho” de tornar sem efeito uma Lei que ainda sequer foi cumprida em sua totalidade.
    Agora o Governo se levanta tira o fone dos ouvidos após passado o trio elétrico carnavalesco e o bloco dos SemVergonha do Brasil e pressiona, joga duro, bate na mesa. Ou cumpre “nosso acordo” ou a madeira vai comer no lombo.
    Sempre vemos esses teatros políticos com as categorias que não tem quem fale por elas e as defenda.
    Do jeito que vai os profissionais do volante vão ter que tomar ARLA para ficar acordados e plantar dinheiro no quintal de suas casas para colher quando voltarem para elas com os bolsos vazios.
    Em pensar que acreditávamos estar vivendo em uma República Democrática chamada Brasil. Ledo engano.

  8. 6 meses sem aumento do diesel kkkkkkkkk
    porque não 12 meses haaa voces não sabem e por causa do aumento de combustiveis do fim do ano e ja aumentaram o quanto queriam agora e facil falar que não vão aumentar por 6 meses isso é uma ofensa a minha inteligencia

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