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Grupo Randon vê futuro positivo em autopeças

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Apesar da atual conjuntura econômica brasileira, o segmento de autopeças das Empresas Randon prevê um futuro promissor para este segmento de negócios. Para isso, as marcas Fras-le, Master, Suspensys, JOST Brasil e Freios Controil somaram forças, através de uma rede unificada de vendas e de uma equipe colaborativa, para fortalecer ainda mais sua presença junto às montadoras e ao mercado de reposição.

Para o diretor corporativo Luis Antonio Oselame, a Randon prefere enxergar a crise como oportunidade, destacando o empenho das empresas na direção do aumento da produtividade através de várias iniciativas, a começar pela gestão sistematizada de custos. “Contamos, para enfrentar este momento, com capacidade fabril e tecnológica para expansão tanto no Brasil como no exterior, principalmente considerando as atuais bases operacionais na China e Alabama”, explicou o diretor corporativo Pedro Ferro, durante coletiva à imprensa na Automec, nesta quarta-feira (8/4). Para ambos, o mercado em geral vive um novo patamar realista de demanda, o que exige produtos ainda mais avançados e adequados.

Lonas e pastilhas da Fras-le

Lonas e pastilhas da Fras-le

O setor de componentes das Empresas Randon, que junto exportou, em 2014, o equivalente a US$ 118,0 milhões, também tem potencial para ampliar sua performance externa. É o caso, principalmente da Fras-le, que já tem presença internacional importante através de exportações diretas a partir do Brasil e das unidades na China e dos Estados Unidos e, ainda, da Suspensys que, agora sob o controle integral da Randon, já não tem compromissos de vendas dedicadas exclusivamente à então parceira Meritor.

Outra estratégia é a constante busca de inovação de forma a oferecer uma solução adequada ao mercado. Para isso, as empresas investem regularmente em pesquisa e desenvolvimento e, ainda, em seu campo de provas próprio, o que garante a elas produtos inovadores e de vanguarda. É o caso dos lançamentos feitos nesta 12ª Automec, em São Paulo, onde cada uma das marcas expõe novidades. “Em média, em torno de 40% do faturamento dos últimos cinco anos, vem de produtos novos”, informa Pedro Ferro.

 

As novidades na Automec

O destaque da Fras-le nesta Automec é a lona de freio AF/750 City Bus, para aplicação em freios pneumáticos de ônibus urbanos, que suporta altas temperaturas de trabalho do sistema de freio e garante excelente eficiência de frenagem; cerca de 30% a mais de durabilidade; aumento da vida útil do tambor de freio; redução da quantidade de paradas para troca de lonas e componentes do sistema de freio, além de reduzir vibrações e ruídos causados pelo mesmo.

A Fras-le também expõe, pela primeira vez no Brasil, a exclusiva e patenteada plaqueta vazada Matrixx, que traz ao mercado um conceito revolucionário de plaqueta para pastilhas de freio a disco, destinada ao segmento de veículos comerciais pesados. Já apresentada aos mercados europeu, latino, asiático e americano, o produto chega com muitos diferenciais. Seu design funcional possibilita, entre outras vantagens, a redução de até 25% no peso total da pastilha, o que representa ganho ao cliente por permitir aumento na capacidade de carga do veículo; redução do custo por quilômetro rodado e da transferência de calor entre a pastilha e o sistema de freio, que contribui para a durabilidade dos componentes (calipers, pistões, borrachas, etc.). Além disso, proporciona maior conforto aos passageiros em consequência da diminuição do ruído e da vibração do sistema de freio. A tecnologia incorporada à nova plaqueta garante excelente resistência mecânica, característica superior que evita eventual desplacamento do material de atrito. Para o segmento metroferroviário, a novidade fica por conta da Pastilha RBP – Fras-le Rail Bi-Pad, especialmente projetada para atender as atuais exigências de frenagem de metrôs e trens de passageiros, veículos que se deslocam cada vez mais rápidos e demandam maior precisão e segurança nas paradas, em conformidade com normas nacionais e internacionais.

A Master traz ao mercado, em parceria com a Haldex, o Sistema Anti-bloqueio (U-ABS), componente que, agregado ao sistema de freio tradicional, evita o travamento das rodas de reboques e semirreboques, visando atender a legislação que tornou obrigatório o uso nos produtos fabricados a partir de 2014 e garantindo, assim, a dirigibilidade do veículo. Os principais componentes deste sistema são a unidade de controle eletrônica (ECU), cabos, modulador e sensores.

Também expõe o Patim de Freio Enlonado, destinado a caminhões e semirreboques, que agrega diversos benefícios ao cliente, destacando-se a redução no custo de aquisição do conjunto em relação à compra dos componentes avulsos (patim, lona de freio, rebite e serviço), bem como maior segurança e confiabilidade pela utilização de rebites originais, aplicados com a pressão ideal garantida pela fábrica, o que evita o desprendimento e a quebra das lonas. A calibragem aplicada nos patins garante o perfeito assentamento das lonas, permitindo o desgaste uniforme das mesmas, o que resulta em maior durabilidade do produto. Além disso, conta com pintura e-coat anticorrosiva e tratamento térmico do patim na região de ancoragem dos pinos e roletes.

Na área de Ajustadores Automáticos de Freios, os produtos Master/Haldex garantem capacidade de frenagem uniforme e constante, sem paradas para o ajuste, permitindo assim uma maior utilização do veículo. Com o curso do cilindro de freio se mantendo constante, é possível obter um menor consumo de ar e também aumentar a durabilidade dos componentes pneumáticos. A instalação do ajustador automático é simples, sem necessidade de gabaritos de regulagem e seu uso, além de promover menor desgaste dos pneus, propicia facilidade no momento da troca de lonas gastas ou danificadas. Sua utilização é recomendada para caminhões e ônibus.

Ainda na área de lançamentos, a Master disponibiliza ao mercado três novas referências de Diafragmas, usados em Spring Brakes e Câmaras de Serviço, que foram desenvolvidos especialmente para o mercado de reposição como alternativas em relação à peça original e que apresentam preço mais competitivo. Para isso, foram testados e aprovados em rigorosos testes, possuem identificação e rastreabilidade e por agregarem qualidade e garantia levam a marca Master.

A JOST Brasil, que completa em agosto 20 anos de atividades, mostra o Aparelho de Levantamento B200 sapata G, com 785 mm de altura e manivela alongada, que substitui o modelo com extensor da manivela. O modelo atende as mesmas aplicações do anterior, com a vantagem de apresentar preço mais competitivo. Já o Semi-Varão (suporte do paralama), usado em caminhões e semirreboques, ganhou uma versão exclusiva para o mercado de reposição. O produto traz ganhos na relação custo/benefício quando comparado à peça original, mantendo o mesmo padrão de qualidade e aplicação.

Também será exposto o recém-lançado Engate de Contêiner, que se destaca pelo peso 23% mais leve, um ganho para o transporte da carga sem comprometer o desempenho final do produto. As melhorias efetuadas na trava, que no novo modelo é frontal, e na fixação da porca, presa por um pino elástico que evita qualquer possibilidade de perda do componente, garantem segurança ao semirreboque e sua carga, além de proporcionar maior facilidade de operação.

Para as implementadoras, a novidade é o Engate Esférico, utilizado principalmente em aplicações severas como combinações do tipo rodotrem. O produto, que foi totalmente reformulado e desenvolvido em parceria com a alemã JOST Werke, conta com relevantes avanços tecnológicos e facilidade de instalação para os usuários finais. O conceito atual possui dois sistemas de travamento bilateral, que indicam se o semirreboque está corretamente acoplado devido ao fechamento automático e abertura manual. Dentre outras melhorias agregadas ao novo engate esférico, está o maior ângulo de giro (passou de 60º para 90º), favorecendo as condições de manobra, facilidade de manutenção, já que o produto é fixado por parafusos (não soldado) e a lubrificação, que é realizada através de uma graxeira. Além disto, apresenta benefícios ambientais, visto que reduz drasticamente os processos de soldagem. O carro-chefe da JOST, a Quinta-Roda, mais o Pino-Rei e peças de reposição dos principais produtos do portfólio também estão expostos na feira.

A Freios Controil, controlada Fras-le desde 2012, mostra sua linha de componentes para sistemas de freios hidráulicos, embreagens, servo freios e reparos diversos, que reforçam sua posição entre as líderes no mercado de reposição para a linha leve e também comercial.

Dentre os produtos expostos, que se destacam pela qualidade, performance e segurança, estão o Cilindro Mestre, Cilindro Mestre de Embreagem (para veículos leves e pesados), Cilindro Auxiliar de Embreagem, Atuador Concêntrico de Embreagem, Cilindro de Roda (para veículos leves e pesados), Servo Freio, Mangueira do Filtro de Ar, Jogo de Anéis de Vedação e diversos itens para reparos.

Dotada de máquinas modernas e de engenharia qualificada, a Freios Controil agrega o melhor da tecnologia para produzir seus componentes voltados a sistemas de freios e também no desenvolvimento de peças em polímeros para o setor automotivo, sendo referência no setor. Conta com um portfólio de mais de 800 itens para o mercado de reposição, abastecendo o mercado nacional e mais nove países da América do Sul.

Neste mês de abril, o portfólio ganhará novas referências para reposição com o lançamento do Cilindro Mestre de Embreagem para os veículos Honda Civic, Mitsubishi L200 Triton e Toyota Hilux SW4, o Cilindro Auxiliar de Embreagem para o Toyota Hilux 4×2/4×4/Sw4, Honda Civic e Toyota Corolla, e também o Cilindro Mestre para o Honda Civic.

A Suspensys está apresentando o novo Tambor Multifuro para semirreboques e 3º Eixo em geral, além de produtos consagrados como soluções para o segmento de suspensões e componentes.

O novo produto foi desenvolvido com processo tecnológico que permitiu criar um tambor mais leve, com espessura reduzida, sem alterar sua performance e mantendo os padrões de durabilidade e qualidade Suspensys. Dentre seus ganhos destacam-se o melhor custo/benefício, robustez, baixo peso e maior segurança. Sua fabricação exigiu processo de usinagem de alta precisão, com rígido controle de qualidade e que, posteriormente testado e aprovado, mostrou-se como o item que apresenta maior vida útil em sua categoria, por suportar o maior número de frenagens.

Dentre outros produtos voltados à reposição automotiva, também expõe na feira rolamentos, retentores, buchas, balancins, braços tensores, arruelas, suportes e rodas, peças que levam o selo de garantia Reposição Aprovada Suspensys, por serem produzidas e testadas no mesmo padrão das peças originais.

A Castertech Fundição e Tecnologia, que produz peças fundidas em ferro nodular e cinzento para as Empresas Randon e também para clientes externos, acompanha as demais fabricantes de autopeças na Automec para reforçar seu conceito de excelência em produtos fundidos, como spiders, sapatas de quinta-roda, cubos e suportes para caminhões e implementos rodoviários, que atendem as demandas do setor automotivo brasileiro.

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