Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Inflação do transporte desacelera; índice acumulado de 12 meses é de 3,22%

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

No caso do diesel, os preços recuaram 0,91% no período

Agência CNT Transporte

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do grupo de transporte registrou alta de 0,14%, enquanto o índice geral subiu 0,44% em setembro deste ano. Embora a inflação do setor de transporte tenha apresentado aumento, esse valor ficou abaixo do índice geral. No acumulado do ano, o cenário foi inverso. O indicador acumulado em 12 meses para o setor caiu de 4,53%, em agosto, para 3,22%, em setembro.

Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA é um dos mais relevantes índices de inflação do país. Os dados estão no Boletim de Conjuntura Econômica de outubro, publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

No caso do óleo diesel, o desempenho foi mais favorável do que o do transporte em geral. O acumulado de 12 meses fechou setembro em -0,91%, após ter atingido 18,14% em julho. Essa deflação ocorreu após cinco meses consecutivos de alta, sendo o último percentual negativo registrado em março, -1,25%.

O volume de serviços, mensurado pela PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), apresentou redução de 0,4% em agosto, comparada ao mês anterior, tanto no geral quanto no setor de transporte. Segundo a amostragem do IBGE, apesar do resultado negativo, a queda no volume de serviços de transporte foi menor que a de julho (-1,5%). Um dado de destaque na PMS de agosto é o aumento de +0,4% no volume de serviços no segmento de transporte terrestre.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply