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Inovações marcam história do Scania Consórcio

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Criado em 1982, consórcio tem participação crescente nas entregas da marca

Num passado recente, o Scania Consórcio respondia por menos de 0,5% das entregas de caminhões da Scania. Atualmente, 6% dos cerca de 20 mil veículos comercializadas por ano pela marca passam pelo consórcio.  Esse crescimento, segundo o diretor-geral, Rodrigo Clemente, só foi possível graças à capacidade de inovação da empresa.

Em entrevista para a Carga Pesada, ele contou que, assim como a revista, criada há 40 anos, o consórcio (fundado dois anos antes) passou por grandes transformações. “Começando em 1982, quando nós, de fato, éramos genuinamente um consórcio de fomento. Tínhamos uma dificuldade de comercialização e criou-se o consórcio como uma modalidade de financiamento ou vazão dos veículos da fábrica naquele momento”, afirma.

Nas décadas seguintes, o mercado de financiamento de veículos expandiu-se bastante e foi necessário fazer inovações. Em 2002, recorda Clemente, foi lançada a Família Scania, programa que passou a levar clientes da empresa em viagens para o exterior. “Eu acho que é um dos programas de relacionamento mais bem sucedidos da história do segmento de transportes.”

Outra transformação foi necessária a partir de 2020. “Ao longo dos anos, o nível de conversão em produtos Scania estava despencando e nós precisávamos trazer mais clientes do segmento de transportes.” O novo modelo adotado é focado na “cota certa para o cliente certo”. “Foi nesse momento que nós, de fato, descobrimos a potência que é o consórcio Scania.”

A participação do consórcio nas entregas da montadora foi crescendo até chegar nos atuais 6%. “Conseguimos, com essa nova solução, fazer com que muita gente que era cética em relação ao produto consórcio passasse a estar conosco.”

O cenário econômico atual, sem expectativa de queda nos juros, leva a empresa a acreditar que o consórcio vai crescer mais. “Hoje, com a taxa básica de juros no patamar que está, uma contemplação por sorteio é imbatível, e mesmo ofertando lance, o consórcio será sempre mais vantajoso para o frotista”.

O lugar da Scania

Para Rodrigo Clemente, o fato de a Scania ter sido a marca de caminhões que mais cresceu no Brasil no ano passado está relacionado com o “nível de excelência” de seus produtos. “Eu costumo dizer que a Scania recuperou o mercado dela. Quem está há mais tempo no mercado de transporte sabe que a Scania, por mais de 40 anos, mais de 45 anos, esteve na liderança. Estamos recuperando mercado.”

O Scania Banco e o Scania Consórcio têm importância fundamental nesse processo, de acordo com ele. “Hoje, o Scania Banco representa quase 55% de tudo que a Scania fatura no Brasil. A agilidade e eficiência que tem todo o processo do Scania Banco, e obviamente o consórcio e toda a nossa força de vendas, vêm para dar sequência ao crescimento da nossa marca.”

As promoções

Em 2025, o Consórcio segue firme com suas promoções voltadas aos clientes. “Hoje, nós temos promoções para os diferentes perfis de cliente. Nós começamos o ano com uma promoção bastante importante. Vamos com um grupo para a Suécia na segunda quinzena de março. Vamos conhecer a maior mina subterrânea, que fica na região de Kiruna. Estamos indo com um grupo de clientes do segmento fora de estrada para falar de eficiência e conectividade.”

Na sequência, a empresa realiza nova ação do NextGen, voltado para as gerações sucessoras dos clientes. “Teremos o NextGen nacional para pegar o público de entrada. No mês de abril, vamos estar com mais de 25 jovens clientes aqui na fábrica da Scania em São Bernardo.” Os jovens vão participar de discussões sobre temas variados. “Vamos falar de quais são as principais tecnologias disponíveis no mercado para esses jovens ganharem mais eficiência na sua empresa.”

Ainda no primeiro semestre, segundo Clemente, haverá uma nova Missão Expert, pela qual a empresa levará um grupo de clientes a Paris. “Vamos mostrar clientes europeus que atuam no mercado de transportes e possuem veículos de todas as matrizes energéticas no seu portfólio.”

Para o segundo semestre, está previsto o BusWorld, voltado para os clientes de ônibus, e o Scania Show São Paulo, direcionado a frotistas de caminhões semipesados. “Estaremos com 200 clientes dentro da fábrica da Scania. Vamos sortear para eles um caminhão P320 8×2 encarroçado com baú Facchini.”

Em julho, o consórcio também vai sortear mais quatro caminhões da promoção Dreamline.

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