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Iveco entrega caminhões de projeto focado em hidrogênio

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Dois S-eWay Fuel Cell foram entregues à BMW, parceira do projeto H2Haul

A Iveco entregou dois caminhões pesados S-eWay Fuel Cell à BMW, parceira do projeto H2Haul. Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, tem como objetivo demonstrar a alta confiabilidade dos caminhões movidos a hidrogênio como uma solução viável de zero emissões para as necessidades de transporte da Europa. Isso será feito por meio de testes operacionais de campo em várias missões reais, em colaboração com diversos fornecedores de hidrogênio e em diferentes ecossistemas geográficos.

Este marco reforça o compromisso da Iveco com o avanço da mobilidade sustentável e com a construção do futuro da logística de zero emissões na Europa.

A entrega ocorreu durante um evento organizado pela BMW em Leipzig, na Alemanha, que ofereceu uma visão do uso do hidrogênio em toda a cadeia de valor da empresa, desde a logística até o veículo final, para o transporte de longa distância. Este evento significativo também marcou a inauguração de duas modernas estações de reabastecimento de hidrogênio da TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um passo essencial para a construção da infraestrutura necessária para a logística de hidrogênio e o transporte comercial.

Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa, afirmou: “A entrega dos nossos dois primeiros caminhões S-eWay Fuel Cell para a BMW representa um avanço significativo na comprovação da viabilidade e escalabilidade do transporte de longa distância movido a hidrogênio. Por meio de nossa participação ativa no projeto H2Haul, temos orgulho de contribuir para abrir caminho para um futuro de zero emissões no setor de transporte da Europa. Este feito demonstra a força da colaboração entre fabricantes de veículos, fornecedores de energia e tecnologia, embarcadores, transportadoras e instituições no avanço do transporte comercial movido a hidrogênio.”

O Iveco S-eWay Fuel Cell oferece um alcance de até 800 km, com um tempo de reabastecimento rápido de menos de 20 minutos, e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua alta autonomia e capacidade de carga, espera-se que seja um verdadeiro divisor de águas nas missões de transporte de longa distância com zero emissões de poluentes. Os caminhões realizarão o transporte de peças entre a Baviera (Nuremberg) e Leipzig (fábrica da BMW), com suporte de duas novas estações de reabastecimento de hidrogênio.

A participação da Iveco no projeto H2Haul faz parte de sua abordagem multi-energia para a descarbonização, focada no desenvolvimento de diferentes soluções de motorização alternativa, para oferecer aos clientes a melhor opção conforme suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogênio desempenhando um papel central nesse processo.

Enquanto monitora o progresso tecnológico e a evolução do quadro regulatório, a marca continua contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de hidrogênio para aplicações de transporte pesado, explorando todas as tecnologias promissoras e arquiteturas de veículos. Exemplos disso incluem o protótipo Iveco S-Way com motor a hidrogênio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros e o caminhão conceito híbrido em série de grande porte, com sistema de extensão de alcance a hidrogênio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.

Impulsionando a inovação sustentável na Europa: uma vitrine da excelência em hidrogênio

Os dois caminhões Iveco S-eWay Fuel Cell entregues hoje fazem parte de uma frota de 12 veículos pesados movidos a hidrogênio que a Iveco está implantando em locais estratégicos pela Europa (Alemanha, França e Suíça), como parte do projeto H2Haul, com o objetivo de demonstrar a viabilidade futura dos caminhões movidos a célula de combustível de hidrogênio. Um dos caminhões foi exibido na nova estação de hidrogênio da TEAL Mobility, onde demonstrou operações de reabastecimento, enquanto o segundo foi apresentado na fábrica da BMW em Leipzig.

O evento, organizado pela BMW, reuniu representantes dos parceiros do projeto, instituições financiadoras e autoridades governamentais, incluindo delegados do Ministério Federal de Digitalização e Transporte. Iniciou-se com apresentações sobre o quadro de hidrogênio da BMW, demonstrando como o hidrogênio está sendo integrado em toda a cadeia de valor da empresa, desde a produção até o transporte de longa distância.

A seguir, foi apresentada uma visão detalhada sobre o projeto e seu papel crucial na aceleração da escalabilidade de veículos movidos a hidrogênio no futuro do transporte. Os convidados participaram, então, da cerimônia de inauguração da estação de hidrogênio da TEAL Mobility, localizada perto da fábrica da BMW em Leipzig, onde um Iveco S-eWay Fuel Cell demonstrou uma operação de reabastecimento. Além disso, um Iveco BUS E-WAY, já em operação nas instalações da BMW para transporte de passageiros de zero emissões, foi utilizado para transportar os participantes entre a fábrica e a nova estação.

Esta demonstração abrangente da tecnologia de hidrogênio destaca o compromisso coletivo dos líderes da indústria em descarbonizar a logística e acelerar a adoção da mobilidade movida a hidrogênio para o transporte de longa distância, representando um marco importante na jornada rumo à descarbonização do setor.

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PB Lopes