Grupo participou do grupo no 31° Congresso e Mostra Internacional de Tecnologia da Mobilidade da entidade
O Iveco Group marcou presença no 31° Congresso e Mostra Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, que aconteceu ontem e hoje, dias 16 e 17 de outubro de 2024, em São Paulo. Por meio de suas marcas Iveco e FPT Industrial, o grupo trouxe estratégias de descarbonização, como os testes com o novo biodiesel e a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e assertivas para os clientes, reforçando seu compromisso com os pilares ESG.
A gerente de Marketing de Produto da Iveco, Aline Rovath, esteve presente no primeiro dia do evento (16) para abordar a atuação da montadora no contexto da descarbonização do transporte na América Latina. A Iveco se destaca como a única marca do segmento a oferecer um portfólio multienergético, que abrange veículos movidos a gás natural, biometano, eletricidade e diesel (alinhado à tecnologia da norma Euro VI). Sua estratégia está em consonância com a matriz energética brasileira, que conta com 80% da energia proveniente de fontes renováveis.
Um dos pontos centrais da apresentação da executiva foi a ênfase no desenvolvimento de soluções que não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também aumentam a produtividade, oferecendo o melhor Custo Total de Propriedade (TCO) do mercado.
“Reconhecemos que não existe uma solução única para a descarbonização. Estamos explorando diversas tecnologias, desde o uso de gás natural e biometano até a eletrificação, para substituir progressivamente o diesel”, afirma Aline. A Iveco é líder global na utilização de propulsão alternativa, com mais de 50 mil caminhões e ônibus em operação em todo o mundo, demonstrando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
O gerente de Qualidade da Iveco, Amintas Fraga, abordou o uso da Inteligência Artificial para acelerar a adequação dos produtos às necessidades dos clientes. “Há uma grande oportunidade no uso de ferramentas de IA para antecipar tendências e responder de forma mais ágil às demandas emergentes dos clientes”, explica Amintas.
Encerrando a participação no SAE, o diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, Alexandre Xavier, apresentou os testes realizados do novo biodiesel 100%, chamado de Be8 BeVant, com o motor FPT N67. Sua participação foi no painel Transição Energética para Veículos Comerciais: Biocombustível como uma solução Econômico-Ambiental que focou em propostas inéditas para o avanço do uso dos biocombustíveis no transporte rodoviário comercial.
“A utilização do biodiesel é sem dúvida um dos caminhos da descarbonização no setor de transporte no Brasil, e devemos buscar alternativas tecnológicas no combustível e componentes para viabilizar esta rota dentro da realidade econômica da região”, afirma Xavier.