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Linha VM ganha cara de Volvo e versões 8×2 e 8×4

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Scania Combustível
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A nova cabine: detalhes dos FH recentemente lançados na Europa

A Volvo escolheu o cenário do litoral baiano para apresentar o que denominou mais um marco histórico na trajetória da marca no Brasil: o lançamento da nova linha VM. Em tempos de especulações sobre a chegada de uma segunda marca do Grupo ao mercado brasileiro, este lançamento pode ser uma indicação de que a marca Volvo deve focar sua atuação fortemente nos segmentos acima de 16 toneladas.

Lançados há 10 anos, originalmente com cabine Renault – outra marca do Grupo – a linha VM colocou a Volvo no segmento dos semi-pesados e hoje responde por nada menos que 40% da produção da fábrica de Curitiba. Com este lançamento, os VM ganharam definitivamente contornos de Volvo, com o detalhe luxuoso da letra V em um led no farol que ficará permanentemente aceso, inclusive durante o dia, de quebra reforçando a identidade da marca com as questões de segurança.

Além dos novos  modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a Volvo incorpora à linha VM os caminhões 8×2 e 8×4, com ganho de até 25% de carga líquida, elevada para 29 toneladas, seis a mais que a versão 6×2. A colocação do quarto eixo já é feita por clientes em implementadores num mercado potencial que está se formando no Brasil, estimado em cerca de 8 mil unidades anuais. Já é oferecida pela concorrência, mas a engenharia da Volvo garante que conseguiu reduzir a tara do veículo a ponto de ganhar esta disputa levando 5,5% a mais de carga.

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O led em “V” incorporado ao farol

Outro diferencial é que o segundo eixo direcional possui um suspensor para economia de pneus e combustível. Seu comando é no painel, proporcionando fácil acesso e mais conforto ao motorista. Além disso, uma exclusividade Volvo, para garantir ainda mais segurança à operação de transporte, o VM com quatro eixos também tem um sensor de carregamento. Este dispositivo evita que o motorista  levante equivocadamente o eixo direcional, após o caminhão ter atingido velocidade superior a 10 quilômetros por hora, evitando operação com sobrecarga. 

Cerca de 8% mais cara que a linha atual, para o segundo trimestre do próximo ano, a nova linha VM também terá a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que já equipa mais de 90% dos caminhões da linha F. Este opcional, que será apresentado na próxima Fenatran, elevará o preço em mais 5% na comparação com os veículos que já possuem caixa Volvo. E em mais 8% na comparação com os veículos equipados com a caixa Eaton.

FAMILIY LOOK – Externamente, os novos VM ganharam um visual bem diferente da geração anterior. Agora, a cabine tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa. “Os novos VM têm o que chamamos de “new family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos os modelos de caminhões da marca”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

“A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de “V”, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. As luzes de LED em“V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da Volvo.

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Os novos modelos 8×2 e 8×4

Todo o módulo do para-choque que envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior robustez.  É dentro do novo painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo padrão de identidade do caminhão.

Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos motoristas e que reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os veículos de carga nesta categoria. “A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Volvo do Brasil

 

 

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2 Comentários

  1. É preciso conhecer caminhão pra saber que se trata realmente de um ótimo produto e com a melhor assistência técnica do pais, só quem é do ramo sabe apreciar um bom caminhão.

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