A MAN Latin America apresenta o VW Constellation 26.280 automático Constructor Betoneira. O modelo, antes equipado apenas com caixa manual, chega com transmissão automática Allison 3500 de seis marchas como opcional.
A novidade segue o conceito sob medida para atender às mais diversas demandas e aplicações e já está em atividade na frota da empresa Concreserv, primeira a encomendar o veículo nessa configuração. A unidade faz parte de lote de 42 caminhões VW 26.280 recentemente adquiridos.
O caminhão foi desenvolvido nas versões 6×4 e 8×4 especialmente para a linha de vocacionais da MAN Latin America para atuar no transporte de concreto em centros urbanos e rodovias, com objetivo de aliar robustez, eficiência e mais conforto ao motorista.
Dentre seus principais diferenciais está o eficiente conversor de torque, que transmite toda a força do motor à transmissão, cardã e rodas, garantindo rápidas retomadas de velocidade e alto torque.
Pelo fato de dispensar o sistema de embreagem e a eventual manutenção do item nesta severa operação, o caminhão garante ainda maior disponibilidade e melhor custo operacional.
Outro destaque é o consagrado motor MAN D08 com potência de 277 cavalos e torque de 1.050 Nm, que utiliza o sistema de pós-tratamento de emissões EGR, dispensando o uso de Arla 32.
“Inicialmente apostamos em apenas uma unidade automática, os demais 41 caminhões são equipados com a transmissão manual. E desde que o 26.280 automático começou a operar, há cerca de dois meses, aferimos somente resultados positivos, tanto em consumo quanto conforto para o motorista”, comenta o engenheiro Paulo Carvalho, Gerente de Manutenção da Concreserv.
“A MAN Latin America acredita que essa ação é somente o primeiro passo para uma maior automaticidade em operações severas no Brasil, como por exemplo na aplicação de coleta de lixo, bombeiro, construção civil, entre outras aplicações”, afirma Ricardo Yada, supervisor de Marketing do Produto da MAN Latin America.
Prêmio ao motorista
O 26.280 automático recém-chegado à frota da Concreserv é operado por um motorista especialmente escolhido para essa tarefa. Segundo o engenheiro Paulo Carvalho, o veículo foi entregue ao profissional que obteve, segundo levantamentos da empresa, a melhor média de consumo, a maior produtividade e o melhor cuidado com veículos anteriormente operados.
“Por ser único e representar uma novidade, elegemos o melhor motorista para conduzi-lo. O 26.280 já é bastante elogiado pelos colaboradores pelo espaço interno e conforto a bordo, de modo que todos desejavam conhecer a versão automática, que avança nesse sentido”, conta Carvalho.