A MAN Latin America já está vendendo seus primeiros extrapesados produzidos no Brasil. O cavalo mecânico TGX 29.440 6×4 começa a ser entregue em maio, a R$ 420 mil, e a MAN assegura as mesmas taxas do Finame PSI de 0,62% e prazos de 12 a 60 meses, sem carência. Em julho, chega o 33-440 6×4 com redução nos cubos e, outubro, o 28-440 6×2.
Do total de 150 concessionárias que revenderão as marcas Volkswagen e MAN, 65 já estão aptas e com pessoal treinado para dar suporte aos novos caminhões. O mesmo acontecerá até o final do ano com as outras 85. Algumas vão investir R$ 15 milhões para poder atender caminhões de grande porte como rodotrens.
Um sistema de acompanhamento on-line, o MAN Guard, será acionado cada vez que os novos caminhões derem entrada em uma concessionária, mobilizando uma central de serviços com atendimento prioritário. Esse mesmo sistema fará o monitoramento da operação dos novos caminhões indicando, por exemplo, se o motorista está utilizando todos os recursos disponíveis para a operação.
Os novos MAN produzidos no Brasil são resultado da fusão de experiências da engenharia alemã com técnicos brasileiros. Foram feitas mais de 240 modificações no modelo europeu para adaptá-lo às características de operação da América Latina. Desde 2009, 40 veículos percorreram mais de 6 milhões de km pelo continente, em 100 mil horas de testes.
Com este lançamento, a MAN Latin America completa sua gama de produtos, com modelos de 5,5 a 74 toneladas de PBT fabricados em Resende (RJ), e está presente em todos os segmentos de caminhões.
O objetivo da montadora é vender mil caminhões extrapesados já em 2012 e conquistar 30% desse mercado em cinco anos. A fábrica de Resende pode fabricar até cinco mil cavalos mecânicos TGX ao ano.
ADAPTAÇÕES – Todos os modelos são equipados com transmissão automatizada MAN TipMatic, desenvolvida em conjunto com a ZF, e que subiu de 12 para 16 velocidades. A transmissão manual também estará disponível.
O motor MAN D26 de 12,4 litros e 440 cv – que no Brasil será montado pela MWM – ganhou novos parâmetros para injeção. Um sistema inteligente de aceleração atende ao comando do motorista e se autorregula, buscando a melhor relação de consumo e padronizando a performance dos condutores no caso de grandes frotas.
No sistema de freio, a versão original é a disco. Mas, para as estradas brasileiras, devido à poeira, optou-se pelo sistema a tambor, mais resistente e com menos possibilidade de contaminação. Os freios vêm equipados com ABS e EBS que proporcionam frenagem ao mesmo tempo do cavalo e da carreta, evitando o efeito “L”.
Os novos modelos contam também com o sistema auxiliar de freios EVBec, com potência de frenagem de 400 cv, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviço.
O chassi foi redimensionado, com longarinas e travessas maiores, para suportar o maior nível de carga e as estradas brasileiras.
O tanque recebeu reforço para suportar a vibração do veículo ao trafegar em asfalto com muitas ondulações, assim como outros suportes fixados ao chassi foram reforçados.
CONFORTO – A cabine foi apresentada como o maior espaço interno da categoria, com compartimentos externos laterais que também poderão ser acessados pelo interior. O ar-condicionado digital é de série, bem como o sistema de basculamento elétrico, para reduzir o esforço do motorista.
As portas têm ângulo de abertura de 90 graus e quatro bolsões pneumáticos compõem o sistema de suspensão sobre o chassi do caminhão, de forma a produzir menos ruído e vibrações no interior da cabine.
Para tornar a cabine mais ampla, o túnel do motor localizado próximo ao motorista possui altura de apenas 12 centímetros, o que facilita a movimentação do motorista. Além da cama principal existe um segundo leito dobrável.
O banco tem suspensão pneumática e diversas opções de ajuste. Botões disponíveis no volante dão acesso aos comandos do computador de bordo, desempenho do veículo e do rádio. A altura e inclinação do volante também podem ser ajustados. Os caminhões MAN TGX já vêm equipados com espelhos retrovisores com aquecimento e ajuste elétrico no painel.
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