A cidade de Maringá (PR) vai sediar nos dias 16, 17 e 18 de setembro uma das seletivas da terceira fase regional do Scania Driver Competitions (SDC), torneio que vai escolher o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Os candidatos farão a prova teórica e de checklist, na qual precisam checar todos os itens do caminhão necessários antes de ser iniciada uma viagem.
A competição será realizada na P. B. Lopes | Concessionária Scania, na Avenida Colombo, 674. Às 8h50, os motoristas participam de um tour pela empresa; em seguida assistem a um vídeo e palestra sobre tecnologia veicular, custo operacional, segurança na estrada e responsabilidade social; às 10h20 fazem a prova teórica e às 11h o checklist; as provas serão corrigidas em seguida e às 12h30 será divulgado o nome do campeão do dia.
Na etapa realizada em Maringá, participam 60 motoristas classificados de toda a região.
Promovida pela Scania, a competição que era conhecida como o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) foi ampliada e agora tem a mesma nomenclatura adotada em outros países. Este ano, a disputa terá uma prova inédita: a grande final latino-americano, reunindo os três melhores motoristas de caminhão do Brasil, da Argentina, do Chile e do Peru. Esses 12 profissionais realizarão as provas de habilidade ao volante do caminhão e o vencedor levará para casa um caminhão Streamline Highline R 440 6×2 zero Km e o título de Melhor Motorista da América Latina.
“A competição SDC é fundamental para o setor de transporte, com atenção à valorização do caminhoneiro, ao treinamento e ao desenvolvimento. Um motorista treinado e qualificado é responsável por um trânsito mais seguro, com menos acidentes e mais amigável ao meio ambiente. A Scania é uma montadora com foco no motorista”, explica Alessandra Montenegro Reche, gerente de marketing da P. B. Lopes.
Torneio tem três fases
A competição foi dividida em três fases: na primeira, os candidatos fizeram uma simulação de direção em viagem, da carga à descarga. A participação foi feita através do site ou aplicativo. O motorista teve que percorrer uma estrada, acompanhado por um motorista virtual, e durante o trajeto respondeu a 20 questões de múltipla escolha.
Na segunda fase, o profissional respondeu a mais 20 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado para a fase três, ele teve que estar dentro de dois requisitos: primeiro, ficar entre os melhores das fases 1 e 2; segundo, escolher uma Casa Scania para fazer a prova teórica presencial e sua nota teve que ser suficiente dentro do ranking dos melhores daquela região.
A fase três compõe as finais regionais, com quatro horas de treinamento, e foram divididas em dois períodos: em setembro e outubro. Em cada período serão disputadas dez etapas, simultaneamente em dez cidades diferentes. Em setembro, as cidades escolhidas foram: São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT), Eldorado do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO). Nessa etapa, serão selecionados os 60 melhores motoristas.
“Para a P. B. Lopes Maringá, uma das maiores concessionárias Scania do Brasil, ser sede da 3º Fase da competição é uma honra”, conta Alessandra Reche. “Acreditamos que o caminhoneiro é o elo na cadeia de transporte e se bem treinado e valorizado pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas, tornar as viagens mais produtivas e reduzir o consumo de combustível”.
Semifinal e Final Nacional
Os 60 mais bem colocados da terceira fase estarão classificados para a Semifinal e a Final Nacional, disputas que serão realizadas no Posto Graal Estrela, na Rodovia Presidente Dutra (SP), que elegerão o melhor motorista de caminhão do Brasil. A Semifinal acontecerá no dia 09 de novembro, quando 60 finalistas das regionais competirão entre si. No dia seguinte (10), os 27 motoristas que passaram vão disputar a Final Nacional, com a presença da torcida, convidados e imprensa.
Campeão da América latina
Os três primeiros colocados na Final Nacional irão para a Final Regional, que acontecerá nos dia 26 e 27 de novembro, na Estância Alto da Serra, em São Paulo, onde competirão com condutores do Peru, Argentina e Chile pela vaga de melhor motorista da América Latina. O prêmio para o vencedor será um caminhão Scania Streamline Highline R 440 6×2.
Valorização dos motoristas
Criada em 2003 na Suécia, a iniciativa chegou ao Brasil em 2005 com o objetivo promover a sustentabilidade no setor de transporte por meio da valorização dos motoristas. Eles são avaliados em provas teóricas e práticas, além de receberem capacitação técnica, contribuindo com a segurança nas estradas e promovendo uma condução que alia eficiência à redução de emissão de poluentes.
Serviço:
Scania Driver Competitions
Quando: 16, 17 e 18 de setembro
Onde: P. B. Lopes Maringá (Av. Colombo, 674)
Horário: a partir das 8h50