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Médico defende saúde do caminhoneiro e é ironizado por deputado

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Alan Turner preenche o diário de bordo: ele já pagou, com 24 horas em cana, por ter ficado 20 horas ao volante

Nos Estados Unidos, caminhoneiro preenche papeleta de controle de jornada

Nelson Bortolin

O diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, falou nesta quarta-feira (10) na comissão especial criada pelo agronegócio na Câmara para alterar a Lei 12.619, a Lei do Descanso. Ele mostrou que a profissão de caminhoneiro é mais do que insalubre, chega à penosidade – situação em que o corpo e a mente do profissional são exigidos mais do que poderiam.

Mesmo tendo sido convidado, ele foi ironizado pelo presidente da comissão, o deputado ruralista Nelson Marquezelli (PTB-SP). “Depois de uma explanação desta, eu não sei se extingo os caminhões ou acabo com o trabalho no País”, afirmou rindo o deputado após a fala do médico. Para Marquezelli, “não dá para falar em paraíso, ainda não tem conto de fadas”. E o trabalho “tem todas as complicações necessárias”.

A comissão, que está em fase de conclusão de seus trabalhos, deve propor mudanças significativas na lei, uma vez que o agronegócio está preocupado com o aumento nos fretes. O tempo de descanso de 11 horas, entre dois dias de trabalho, deve ser reduzido para 8 horas, ou até 6 horas. E o intervalo de 4 horas para paradas de meia hora durante a jornada, tende a ser estendido para 6,5 horas.  

O diretor da Abramet relatou ao grupo quais são as principais doenças profissionais que atingem o caminhoneiro. Dor lombar, hérnia de disco, zumbido no ouvido, surdez, artrose e tendinites são algumas delas. “Além do desgaste físico, o motorista sofre o mental, pelo medo de ser assaltado, sequestrado e morto. E também o fato de estar distante da família”.

O médico disse que o caminhoneiro passa de 12 a 14 horas exposto a vibrações do corpo inteiro, que são capazes de alterar sua frequência respiratória, levando-o ao final da jornada a uma fadiga intensa. E lembrou do calor intenso na boleia que, segundo ele, pode chegar a 48 graus.

Há também, de acordo com o diretor da Abramet, os riscos biológicos pela exposição a cargas vivas e mortas, que podem conter bactérias e vírus. “Ficam nas roupas do motorista e ele os leva para a boleia, onde dorme”, descreve o médico. “Fora aqueles que viajam para locais do País, onde ficam expostos a doenças tropicais, como febre amarela e esquistossomose”, complementou.

Alves Júnior diz que a função do caminhoneiro “passa pela insalubridade e pela periculosidade e chega a penosidade, que é a situação em que o homem dá mais do que é capaz”. Ele comparou com outros ofícios que não chegam a ser penosos, como os de médicos, atendentes de telemarketing e bancários. Por isso, de acordo com o diretor, esses profissionais exercem carga horária de 6 horas. Dirigir um caminhão por até 14 horas, de acordo com o diretor, é uma situação “alarmante”.

“Após dirigir 4 horas, os estudos mostram que o indivíduo tem lapso de atenção. Com 8 horas, tem queda de atenção. O sujeito que dirige mais que 8 horas tem 2,5 vezes mais chances de acidentes”, afirma. A saúde física e mental deste profissional, de acordo com ele, está extremamente prejudicada. “Isto é cientificamente, neurologicamente comprovado”.

Pesquisas mostram, segundo ele, que 56% dos indivíduos dormem na direção e que 60% dos acidentes acontecem por fadiga ou privação de sono. “O homem é o maior patrimônio das rodovias. Ele transporta a riqueza do nosso País”, declarou, para logo em seguida ser ironizado por Marquezelli.

Quem quiser ouvir a participação do médico na audiência deve clicar aqui.

 

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40 Comentários

  1. sera que o nobre deputado fica no plenario durante 16 hs e só levanta da cadeira  a cada 6 hs  sem contar que o motorista esta exposto a socos nas costas devedo as pésimas rodovias que se encontra o pais, tenha santa paciencia sr deputado tenho que dirigir durante todo o tempo por rodovias horriveis vou parar a cada 4 hs para esticar as pernas e ainda vem o sr me diser que é pouco que tenho que dirigir  6hs pra poder dar uma paradinha de 1/2 hora e que só devo descançar 8 hs por dia,tenha santa paciencia vou guardar bem o seu nome pra faser sua campanha junto aos caminhoneiros nas proximas eleiçoes.

  2. O Sr deputado Nelson Marquezelli, está tomando partido demais para os embarcadores, esta ironia contra o Dr Dirceu Rodrigues Alves Júnior, e também ao pronunciar que “motorista dirige porque gosta” nada mais é que sugerir que devemos continuar sendo escravos, trabalhando mais que o corpo aguenta para se manter num ramo de grande importancia para o crescimento do país.

  3. Pior do que esta pessoa tosca e repulsiva   que é o Deputado Nelson Marquezelli (e  também os seus colegas da bancada ruralista), só mesmo os dirigentes da CNTTT, dos SINDICAMS, e todos os sindicatos que dizem representar e defender os interesses dos caminhoneiros empregados e autônomos. Diante de todas estas iniciativas e ações promovidas pelos deputados e empresários para postegar e deformar a lei 12.619, o mínimo,( mas o mínimo mesmo!) que se esperava dos sindicatos era uma mobilização igualmente organizada, que enchessem os arredores do Congresso Nacional de caminhões e fizessem o maior alarde possível para chamar atenção da sociedade. Mas, por que os sindicatos fariam  isso, se não precisam fazer nada para receber o dinheiro das contribuições sindicais obrigatórias? Não fazem absolutamente nada de concreto! Isso os torna tão responsáveis pelas mazelas da profissão de motorista, quanto os desprezíveis deputados e empresários que querem impedí-la. É por isso que se vê tantas frases de cunho religioso, pintadas ou coladas  nas lameiras e parachoques de caminhões, pois no fundo, todo caminhoneiro sabe que, no fim das contas,  só pode contar mesmo é com a ajuda divina. Seja o que Deus quiser!

  4.  Sr deputado Nelson Marquezelli,somos motoristas caminhoneiros sim com muito orgulho. Só quero registra meu repudio a vc que  tua declaração pois é de tua sabedoria que trasportamos todo o progresso Brasileiro que merecemos muito mais respeito e atenção das partes governistas deste pais pois somos tratados como bichos nas estradas nos descarregamentos nos carregamentos.ESpero viver para ver o dia que teremos o valor merecido neste pais somo erois sem valor! UM BANDO DE CORRUPITO QUE SÓ SABEM METER A MÃO NO DINHEIRO PUBLIOCO,MAS LOGO LOGO TEU NOME VAI ESTA AI PARA PEDIR VOTO E TIGARANTO QUE ESTA CLASSI DE TRABALHADORES VÃO LIDAR A RESPOSTA QUE VC MERECE!! 

  5. Srs; não existe uma simetria entre trablaho e remuneração. Sempre quem recebe acha pouco e quem paga acha muito. Mas não é este o fator principal, pois é da natureza humana buscar mais; o fato é quanto deixa de lucro o trabalho. Sempre contrata-se um funcionário tanto na produção indústrial bem como no transporte para que este produza mais do que custa, é a lógica, as empresas não são entidades filantrópicas. Ai veio a remuneração com base na prudutividade que em meui ver foi o algoz desta nova lei e me meu ver se se for analizado a fundo a classe trabalhadora tem sua responsabilidade pela sobrecarga de trabalho, pois alertavam que alguns trabalhavam muito e ganhavam mesma coisa do que pouco trabalhavam; e quem tem caminhão sabe do que estou falando. Não quero dizer que a sobrecarga de trabalho é total culpa do trabalhador, mas a classe tem sua participação e como o Brasil é um país capitalista devemos ver que também é fator do desenvolvimento; pena que sai do contesto e acabe ocorrendo termos e leis que em pouco dias dias querem mudar a maneira de trabalhar que existe à mais de 40 anos. Ações drásticas criam polêmicas e toda mudança gera desconforto, mas no final tudo se ajusta e só não está ajustado porquê ainda não terminou. Ser motorista de caminhão é realmente uma atividade bastante sofrida, porém fazer oquê, extinguir a atividade não tem como; tomar medidas drásticas a sociedade paga o custo e acabam pagando também os motoristas com engessamento de uma atividade que tinha toda liberdade apesar da responsabilidade. Quem sabe a mudança da lei 12.619 como propõem a comissão dos deputados e um salário base mais rentável seria a solução para respeito e adequação dos motoristas e as transportadoras naturalmente repassariam este custo para a planilha e pague quem precisa. Não tem outra solução

  6. Ao nobre deputado Nelson Marquezelli:Creio que as sessões na cãmara são muito cansativas e estafantes. Condições insalubres, pouca estrutura e desconforto no ambiente de trabalho…faça-me o favor! É por conta de pensamentos egoístas como este que nosso país não vai adiante. Quando é para se ter uma votação para aumento de salário de vossas excelências tudo é muito rápido. Muito são os benefícios. Convido a excelência a passar um dia em uma boléia rodando pelas péssimas estradas deste país ai depois o senhor venha dizer que são complicações necssárias. Condições desumanas não são necessárias a ninguém!

  7. o palhaço deste deputado deve tar de brincadeira, ou ele e o maior corrupto de todos( ganha sem trabalhar) e sim um vagabundo ordinário, desqualificado para não dizer mais.o verdadeiro herói brasileiro e o caminhoneiro e não o bombeiro como dizem.vamos trocar seu mala sem alcas, você fica quatro anos na boleia e eu fico ai na mamata (vagabundo ordinário) 

  8. para quem ganha mais de 15mil por mes para ir quando quer trabalhar e ficar sentado no ar condicionado, fica facil falar isso ne deputado, mas com certeza o  senhor teve votos que o colocou nessa cadeira de pessoas que ficam atras do volante, e com certeza essas pessoas lembram destas vossas palavras na proxima eleicao

  9. Quando foi feito uma greve no ano passado,  este deputado estava a favor da mesma, mas contra o caminhoneiro, indiretamente, pois não defende o aumento dos fretes e sim a defeza dos produtores, se tivermos fretes compatíveis, a lei do descansso não se torna incapaz de ser cumprida,a única coisa que temos que pleitear é a parada para repouso de 8 horas dia, pois 11 horas é demais, enquanto isto os alimentos estão ficando abisurdamente caros o frete se algum aumentou, foi para cobrir o aumento do combustível, o que acontece aqui na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, estes políticos teem que ouvir é a categoria, e não eles que não sabem nem como ligar um caminhão, e é por este motivo que a nossa classe está extremamente prejudicada.não somos ouvidos, só são defendido o direito dos outros e quem transporta o Brasil nas costas não é ouvido, e nem defendido, pois o lobe dos grandes sufoca nossas reinvidicações.

  10. Sou caminhoneiro eu queria pernoitar de 7 a 8 hrs num posto de combustivel e depois seguir viagem pra poder ver minha familia logo e não parar 11 hrs consecutivas , fazer oque nessas outras 3 ou 4 hrs paradas num lugar longe de casa sem fazer nada????  tem alguns companheiros q aproveitam essas hrs para tomar cerveja e depois seguem viagem.

  11. trabalhei como caminhoneiro autonomo durante 40 anos,parei porque formamos uma associaçaõ de caminhoneiros na nossa cidade e sou o presidente,mas ainda tenho carretas trabalhando,nunca descansei mais de 6 horas numa noite,fazia sempre paradas normais de 4 em 4 horas,normalmente 1 hora de almoço,fui caminhoneiro porque gostava da profissaõ,parei sem nunca me envolver em acidentes graças a deus,tenho 64 anos nunca tive nenhuma doença,estou forte e sadio se precisar voltar para estrada ainda volto,essas doenças que esse medico está citando,muitas pessoas que nunca dirigiram uma carreta tambem tem,caminhoneiro naõ tem estrutura para ficar 11 horas parado,o que precisamos é de frete justo para o pequeno empresario poder pagar salario justo para o motorista,parabens nelson marquezelli,nelio botelho e outros que estaõ empenhados nesta causa.

  12. quantos deputados existem na camara?serar que a opiniao dos demais e a mesma?tenho sertesa que nao.fique sabendo ou deputado que voce nem para motorista serve.quem indicou este cara para presidir esta comisao?verifiquem a conta desse cara no banco.vai te catar.nao podia deixar de parabenisar este medico que sabe  o que fala,e estudou na vida ao contrario deste deputado.

  13. Já dei a dica para esse deputado vá pegar um volante e depois venha dar a sua opinião a respeito da profissão do carreteiro, pois o medico que você ridicularizou tem curso superior e fez um estudo sobre o assunto ele não está chutando informações ao contrario de você que não deve ter informação sobre o que está dizendo.

  14. Deixa eu perguntar, sera que da para chamar este senhor de NOBRE DEPUTADO, pois se aposentar de 8 em 8 anos é facil,o dificil é ter que se aposentar com 35 anos de contribuição e continuar trabalhando para não morrer de fome.

  15. o mais aconselhado e nos mesmos voltar a paralizaçao geral e tirar todos estes falsos representantes que tranca nosos caminhos se continuar dando atençao estas loucura deste Marquezelli e nelio botelho nos vamos morre todos ESCRAVIZADOS rodando 24 horas a troco do oleo e um prato de comida serar que eles sabe mesmo o que um motorista passa nestas estradas aste deputado deveria aumenos respeitar aqueles que votaram Nelle 

  16. O DEP. NELSON MARQUEZELLI NÃO SABE SE EXTINGUE OS CAMINHÕES OU ACABA COM O TRABALHO NO PAÍS?  ESTA SE ACHANDO DEPUTADO?  ACHA QUE TEM ESSE PODER? NÓS PODEMOS EXTINGUIR ESSE DEPUTADINHO DE MERDA FAZENDO UMA GREVE DIAS ANTES DA COPA DO MUNDO INTITULADA – SEM CAMINHÃO O FUTEBOL PARA.  (PLANTE ESTA IDEIA).  COM UMA GREVE BEM ORGANIZADA, CONSEGUIREMOS ATINGIR NOSSAS METAS.   PRECISAMOS DE UMA LIDERANÇA HONESTA QUE REALMENTE QUEIRA SOLUÇÕES PARA A CATEGORIA

  17. essas mesmas palavras bonitas o sr nelson marquezelli , usa nos palanques de sua cidade em epoca de eleiçoes , pena q esse dicionario ilude muitas pessoas , felicidades sr nelson  q Deus ti dê em dobro o q vc planta .

  18. tenho a seguinte opiao para a cada 4 horas é o ideal! passou disso voce começa a ficar cansado, mas o duro que a cada 4 hrs é muito dificil voce andar 4 hrs e ter um posto deveria ser tipo meia hora entre 3horas e meia e 4 horas e meia ai seria mais facil cumprir esta parte da lei que eu acho muito boa! e a parte de 11 hrs de descanso ela é meio alta sim, ele deve ser redusido para 8 hrs que será o ideal menos que isso ja é ruim! e outra agente chega nos postos e a cada 10 posto tem um que presta nessas merdas de rodovias

  19. Meu irmão da estrada,diante dessa acusação tão grave desse lastimável deputados,que não tem nenhum honra em chamar de nobre.Vamos para o Brasil de novo.

  20. Porque esses caras não vem procurar sabef o que nós camioneiros temos pra falar. Eu mesmo prefiro que esta lei seja aprovada o quanto antes. E não deichar pra esses politicos decidirem o que seria melhor ou pior pra nós. Sendo que eles não sabem nem entrar em um caminhão. Procurem saber o que nós pensamos sobre isso.

  21. adauto laurentino da silva on

    para  um idiota de um deputado  que trabalha 2 dias por semana e tem 3 meses de ferias é muito facil falar. queria ver ele dirigindo um caminhão pelo menos 5 horas por dia. pra ver de ele falaria assim.

  22. Levanta a mão aí que está trabalhando só 8 horas e está satisfeito com o
    seu salário? Quantos de vocês estão cumprindo a Lei?Se fizer uma
    pesquisa hoje, nem 5% do caminhoneiros estão respeitando a Lei, então
    vamos deixar de hipocresia… seus CORNETAS. Concordo com quem acha que a
    Lei 12.619 ficou muito boa. Aliás, ficou ótima… no papel…Só esqueceram
    de dizer pra quem fez a Lei, que ela seria aplicada no Brasil…Esqueceram
    de dizer que nossas rodovias são uma porcaria, que não temos pontos de
    parada e muito mesmos segurança nas rodovias.Mas, é fácil pro governo
    enfiar goela baixo uma Lei que é impraticável e fugir covardemente de
    sua responsabilidade, vetando todos os ítes relacionados a sua
    competência.Então, parem de dar trela pra essa Imprensa, que tenta
    sempre distorcer os fatos.Por que não colocam na íntegra todos os
    pronúnciamentos…É muito fácil pegar, de um discurso de 30 minutos ou
    mais, apenas algumas frases isoladas para tentar desmoralizar quem está
    tentando fazer com que o Transporte do Brasil não pare…As manchetes das
    notícias sempre são distorcidas e totalmente alienadas.Então Imprenssa…
    ou mantenham a imparcialidade… ou então tomem abertamente sua
    posição.Mas, se forem dar sua opinião… apresentem fatos, argumentem,
    queremos saber quais os motivos dessa posição.Ficar dando tapa e
    escondendo a mão é coisa de Muleque!

  23. EU ACHO UM ABSURDO ESTE DEPUTADO AGIR DESTA MANEIRA,PROVAVEL QUE ELE SEJA AMIGO DE DONO DE TRANSPORTADORA QUE GOSTA DE EXPLORAR MOTORISTA. JA PENSOU COLOCAR ESTE DEPUTADO DENTRA DA BOLEIA DE UM CAMINHÃO E RODAR COM ELE 30 HORAS SEM PARAR SERÁ QUE ELE CONTINUARIA COM ESTA IDÉIA DE GIRICO.???????

  24. Caros concidadãos.É por estas e outras que o nosso Congresso é totalmente desmoralizado no Brasil e mundo afora. Pela presença de Deputados como estes que, apesar de estar em um partido dito Trabalhista, cospe no prato que come. Põe por terra todo o legado conquistado pelo PTB ao longo de décadas no Brasil.Infeliz a assertiva feita pelo deputado e seu Partido, se honrasse o nome que tem deveria pedir o seu afastamento do mesmo e tomar o seu mandato.

  25. coisa demuleque e vsa; sria. usar este espaço para dar seus chilique.vc no minimo e um destes teimoso morto de fome que compra caminhao p/ pagar em 100 prestaçao e ai sai por ai com o rabo cheio de rebite matando os outros.se nao for o seu caso entao vai caçar uma lavagem de roupa, puxa saco de chefe burro. tu acha que alguem trabalha 16 horas por dia por que gosta?. se voce gosta vai trabalhar para o marquezelli, lugar de burro e debaixo da cangaia…..

  26. Eu estou trabalhando dentro da lei 12.619, a empresa que trabalho se adequou a nova legislação e eu estou satisfeito com o novo modelo de trabalho, (Na realidade tanto eu quanto a empresa que trabalho, já estávamos cumprindo a lei, mesmo antes dela ser feita.) Inclusive a empresa fez adequações para cumprir 100% a lei, pois é uma empresa seria, um desses é o controle de ponto por aplicativo de smartphone (Não vou citar o nome aqui, mas posso repassar aos deputados que queiram ter maiores informações.) Quero dizer que existem empresas sérias no Brasil, que respeitam seu profissional, é por isso que estou nela a 9 anos. Precisamos lembrar aos nobres deputados e alguns desinformados que a escravidão no Brasil foi abolida pela princesa Isabel, e que nós trabalhadores somos amparados pela CLT. 

  27. Sr. Elias! O Senhor que é um alienado e quer defender o indefensável. Eu compro caminhão financiado sim e não tenho vergonha de dizer isso! Se vc consegue comprar a vista, parabéns, mas, essa não é a realidade da grande maioria das transportadoras e autônomos.Nunca tomei rebite e sou totalmente contra isso. Também não defendo trabalhar 16 horas por dia. Tu precisa reler meu comentário ou talvez usar um pouco do seu dinheiro que tu tem pra comprar caminhao à vista e comprar um óculos.Não preciso puxar o saco de ninguém, até porque não concordo com tudo oque essa comissão está fazendo.Mas…. se você acha que as estradas estão boas, acha que não precisa de mais segurança, acha que um salário de R$ 1.500,00 pila está bom pra trabalhar 8 horas diárias… se você concorda que tudo isso está bom, acho que o burro aqui não sou eu…O governo veio com esse papo de moralizar a profissão e dar direito pros Motoristas, quando na verdade eles continuam tendo as mesmas obrigações e direitos que tinham antes, apenas o salário que hoje é menos e com isso eu não concordo!

  28. Quando li os comentários do Gelson Linck, cai na risada. Será que o cidadão não se toca que uma Lei é pra ser aplicada. Quem está agindo de forma ilegal, que se enquadre. Se vira. Se o embarcador vai quebrar, que quebre. Afinal ganha com o transporte sem transportar nada. Se alguma grande transportadora quebrar, melhor ainda. Por que alguém quer tem 800 caminhões? Se só vai ficar viável para o autônomo, ou o dono de um único caminhão, maravilha a Lei acertou em cheio. Os grandes do transporte de grãos no centro-oeste, só o são porque os motoristas se deixaram escravizar sem perceber. E o passivo trabalhista dessas empresas é tão grande que uma fiscalização séria, fecharia todas elas. E se o transporte é inviável, que parem de trocar figurinha. Saiam do mercado. 

  29. Caros caminhoneiros,ja está mais do que provado,que o Dep. Nelson marquezelli além de ipócrita,é mal educado,não respeitando a opinião de um profissional com o gabarito do Dr Dirceu Rodrigues Alves Júnior.O infeliz deputado que se arvora de ex.carreteiro,se rendeu a luxúria política do troca troca e agora defende a área ruralista,pois o mesmo agora é fazendeiro.Penso que o ministério público deveria investigar a riqueza do deputado Nelson Marquezelli,pois carreteiro,em tão pouco tempo se transformar em fazendeiro,é algum tipo de MILAGRE que o deputado poderia ensinar a todos oas caminhoneiros do Brasil,assim acabariam os problemas deles. CAMINHONEIROS,na próxima eleição,lembrem desse nome Nelson Marquezelli,e façam campanha CONTRA,vamos imitar os caras pintadas,mostrem s força dos carreteiros.

  30. parabens ao  nobre Dep. que realmente conhece nosso pais o Brasil nao tem estrutura para tal lei sem falar na minha liberdade de ir e vir a hora que eu quizer. trabalhar 10 hs e fiar 14hs parado em posto ninguem merece e isso se der tempo  de chegar em um, dirijo a mais de vinte anos e nunca senti isso que Dr disse

  31. Quem está ganhando essa guerra do horário de trabalho do motorista???  É lógico que é os embarcadores, as grandes transportadoras, pois tem o apoio incondicional da imprensa com o poder de deixar o povo contra o governo, baixaram drasticamente o frete a valores irrisórios enquanto subiu todos os insumos do caminhão, e o motorista autônomo se escraviza diante das dificuldades, tentando tapar o sol com a peneira, trabalhando dia e noite. Acorda motorista brasileiro!!!  Em breve não precisarão mais se preocupar com leis: a 12.619, a 11.442, a resolução 3658, entre tantas leis, em um futuro próximo não existirá ninguém interessado nesse ramo, ninguém consegue sobreviver tanto tempo só de amor como disse um deputado!!! E a saúde como fica deputado???  Muitos motoristas estão enfartando, sofrendo derrames, entre tantas doenças consequentes do excesso de trabalho, e as novas gerações não estão interessadas em seguir com a profissão do pai e do avô como era antigamente.O governo terá que investir em ferrovias em todas as fazendas produtoras pois navio não chega lá, ou transportará grãos de avião…

  32. Sr. Kennedy VitoretteNão entendi, do que o Senhor deu risada, afinal, não rebateu e nem contrariou nenhum dos meus cometários.Até voltei a ler o meu texto pra tentar ententer o motivo da sua risada e não achei nada engraçado. Concluí então que o Senhor riu das pessoas que compram caminhão financiado, ou riu do motoristas que não tomam rebite, ou o Senhor riu daqueles que não querem trabalhar 16 horas por dia, ou daqueles que ganham um mísero salário de R$
    1.500,00 pila pra trabalhar 8 horas diárias. Só pode ser dessas coisas que o Senhor riu, pois foi isso que eu escrevi, mas, sinceramente eu não consigo ver motivo de riso nisso.Pelo que o Senhor escreveu a solução é torcer para que “o embarcador quebre”, “que as grandes transportadoras quebrem”…! Lamentável sua forma de pensar. Eu não preciso torcer pra alguém quebrar pra eu sobreviver… Apenas preciso condições pra eu possa trabalhar e ganhar o meu!

  33. então , porque tiraram a aposentadoria de 25 anos , deu para ver que o serviço de motorista é insalubre, mais ninquem ta nem aí pode mexer no bolso de qualquer um menos do governo, porque tem muitos políticos para sustentar! (é uma vergonha)…

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