No ano passado foram licenciados no Brasil nada menos que 332.400 caminhões usados, bem mais que o dobro do volume de novos produzidos pelas montadoras que totalizou 137.100 unidades em 2014 e 154.600 em 2013. Do total de usados licenciados em 2014, mais de 70% das vendas aconteceram nas regiões Sudeste (46%) e Sul (25%).
De olho neste mercado e também para alavancar a venda de novos, a Mercedes-Benz está ampliando as atividades da SelecTrucks, loja especializada em seminovos de todas as marcas instalada na cidade de Mauá (SP), em uma alça de acesso ao Rodoanel. O próximo passo será abrir uma nova loja em Minas Gerais, em local ainda a ser definido, e mais dois pontos de vendas em duas concessionárias da marca no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto.
Em momento de grande queda nas vendas de novos, a estratégia tem mostrado resultados. Em 18 meses a montadora comercializou aproximadamente 680 caminhões zero km aceitando seminovos na troca. “E mais: a SelecTrucks também tem colaborado para um maior volume de serviços e de peças, gerando mais resultados para a empresa e para nossos concessionários”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Desde a criação da SelecTrucks, foram comercializados 548 caminhões sendo 103 em 2013, 280 em 2014 e mais 158 unidades somente neste ano de 2015. Na loja de Mauá está disponível um estoque de 210 veículos de várias marcas com até 10 anos de uso (veja exemplo de ofertas ao lado).
Outras montadoras já criaram antes negócios de seminovos mas a Mercedes-Benz garante que agregou vantagens exclusivas: “A arte da vendas de seminovos está na avaliação do produto. Enquanto a garantia normal para este tipo de venda é de 90 dias, nós oferecemos 12 meses para modelos rodoviários e seis meses para fora-de-estrada cobrindo 100% dos custos”, argumenta Leoncini. Outra vantagem está nas taxas praticadas: “Os bancos praticam taxas médias de 2,6%, enquanto o Banco Mercedes está oferecendo taxas bem menores, em média de 1,5%”. Com isso, as condições para financiamento de seminovos está bastante próxima das oferecidas atualmente pelo Finame do BNDES para veículos novos.
“A SelecTrucks adequou às características do mercado brasileiro os mesmos conceitos e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados utilizado pela Daimler, com sucesso, em 14 países da Europa e também nos Estados Unidos e na África do Sul”, afirma Fabian Seifarth, gerente de Vendas de Veículos Seminovos da Mercedes-Benz. “Comercializamos em média 16 mil caminhões por ano, ou seja, temos experiência mundial, conhecimento e competência para assegurar qualidade e confiabilidade para os nossos clientes e para os concessionários, que são nossos parceiros de negócios”.