No ano passado, foram licenciados no Brasil 332.400 caminhões usados, bem mais que o dobro do número de caminhões novos, que foram 137.100 em 2014 e 154.600 em 2013. Do total de usados licenciados em 2014, mais de 70% das vendas aconteceram nas regiões Sudeste (46%) e Sul (25%).
De olho nesse mercado e também para alavancar a venda de novos, a Mercedes-Benz está ampliando as atividades da SelecTrucks, loja especializada em seminovos de todas as marcas instalada em Mauá (SP), numa alça do Rodoanel. O próximo passo será abrir uma loja em Minas Gerais, e mais dois pontos de vendas em concessionárias da marca no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto.
Num momento de grande queda nas vendas de novos, a estratégia tem mostrado resultados. Em 18 meses, a Mercedes vendeu cerca de 680 caminhões zero-quilômetro aceitando seminovos na troca. “A SelecTrucks também tem colaborado para aumentar o volume de serviços e de venda de peças, gerando resultados para a empresa e para nossos concessionários”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Desde a criação da SelecTrucks, foram vendidos 548 caminhões, sendo 103 em 2013, 280 em 2014 e 158 unidades em 2015. A loja de Mauá tem 210 veículos disponíveis, de várias marcas, todos com até 10 anos de uso (veja algumas ofertas abaixo).
Outras montadoras criaram negócios de seminovos, mas Leoncini diz que a Mercedes-Benz agregou vantagens exclusivas: “A arte da vendas de seminovos está na avaliação do produto. Enquanto a garantia normal é de 90 dias, nós oferecemos 12 meses para modelos rodoviários e seis meses para fora de estrada, cobrindo 100% dos custos”. As taxas de financiamento também são boas: “Os bancos praticam taxas médias de 2,6%, enquanto o Banco Mercedes está oferecendo, em média, 1,5%”.
O gerente de Vendas de Veículos Seminovos da Mercedes-Benz, Fabian Seifarth, diz que a SelecTrucks adequou às características do mercado brasileiro os mesmos conceitos e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados utilizado pela Daimler, com sucesso, em 14 países da Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul. “Comercializamos em média 16 mil caminhões por ano, ou seja, temos experiência mundial, conhecimento e competência para assegurar qualidade e confiabilidade para os nossos clientes e para nossos concessionários”, completou.