Montadora oferece solução completa em caminhões e serviços para o agronegócio
A Mercedes-Benz se posiciona, cada vez mais, como marca provedora de soluções para todas as demandas dos clientes que atuam com transporte de cargas e de passageiros. Com base no novo mote “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, a Empresa oferece a frotistas e autônomos o maior portfólio de caminhões e ônibus, ampla linha de peças e serviços e também produtos financeiros.
Essas soluções são disponibilizadas pela maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do País, com mais de 360 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. São 180 concessionários, Truck Centers e mais de 180 operações de Serviços Dedicados, que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.
Esse posicionamento está em evidência no estande da marca e em sua participação na Agrishow 2023, o maior evento do agronegócio na América Latina, que será realizado, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista.
“Nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam dentro da nossa marca. Queremos que eles alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Buscamos manter nossa posição de vanguarda na oferta de produtos e serviços inovadores. Neste momento de transição para a norma Proconve P8 (Euro 6), por exemplo, adequamos o portfólio a fim de atender à legislação ambiental com a melhor tecnologia disponível, sempre com foco na eficiência. Fábrica e Concessionários estão preparados para oferecer todo apoio e assistência aos clientes, garantindo a performance de seus caminhões e ônibus, economia no consumo de combustível e na manutenção, o que resulta em melhor custo/benefício”.
Representatividade do agronegócio para o mercado de caminhões
“O agronegócio segue puxando a economia do País, mantendo-se ativo e muito produtivo”, avalia Roberto Leoncini. “No 7º levantamento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado em abril, estima-se um volume de 312,5 milhões de toneladas na safra de grãos 2022/2023, o que significa 40 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior, bem próximo de um novo recorde de produção no País”.
Com resultados positivos e em ascensão, o agronegócio é um setor de grande representatividade para as vendas de caminhões Mercedes-Benz, seja para o transporte e logística da produção do campo às áreas de armazenamento, beneficiamento, industrialização, comércio e exportação, como nos diversos serviços de apoio. “Essa importância está refletida, de forma destacada, nas nossas vendas de extrapesados, que respondem aproximadamente pela metade do volume total de caminhões que vendemos no mercado brasileiro”, aponta Roberto Leoncini.
Caminhões Euro 6 são atrações da Mercedes-Benz na Agrishow
Os caminhões Mercedes-Benz Actros, Arocs, Atego e Accelo do portfólio 2023, que atendem à nova legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6), são as principais atrações da marca na 28ª edição da Agrishow.
“Com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 6, nossos caminhões 2023 asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5)”, diz Roberto Leoncini. “No entanto, entregamos muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, agregamos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. Dessa forma, asseguramos eficiência e rentabilidade para os transportadores, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas. O novo motor OM 471 do Actros e do Arocs, por exemplo, reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor OM 460 Euro 5, além de se destacar pelos 530 cv e 2.600 Nm, o mais potente e forte da marca no Brasil”.
Os novos caminhões Accelo e Atego chegam ao mercado com novidades em robustez, segurança e praticidade. Já o Actros ganha mais uma versão de cabina (Space) e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando sua gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras digitais que substitui os retrovisores convencionais. Inéditos modelos Arocs 6×4 ampliam a oferta para mineração, construção e agora também para atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira.
No estande da marca estão expostos cinco modelos de caminhões:
Actros 2653 6×4 com motor de 530 cv e Pacote Robustez – Top de linha da marca, o extrapesado Actros (oferecido em vários modelos e versões ao mercado) é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil. Desenvolvido especialmente para o transporte de grãos, ele é referência como um veículo mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas, situação típica das operações em áreas de plantio. Concebido para a realidade brasileira, o Actros atende demandas de transportadores e motoristas, captadas no contato frequente mantido com quem atua no dia a dia do agronegócio e de outros setores do mercado.
A versão Actros 2653 com Pacote Robustez recebe uma customização de para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel. Isso resulta em maior robustez e resistência aos impactos das irregularidades das vias, preservando o veículo e a carga.
A customização é feita pelo Custom Tailored Center (CTC) da Mercedes-Benz do Brasil, que atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte. Com o mesmo rigor nas modificações dos veículos de série e nas montagens, o CTC assegura a qualidade que é um atributo típico da marca amplamente reconhecido no Brasil e em diversos continentes para onde são exportados esses produtos.
Arocs 3351 6×4 cavalo mecânico – Sucesso no mercado brasileiro com sua versão 8×4, o extrapesado Arocs off-road oferece elevado patamar de força, robustez e produtividade. Essa família de caminhões Mercedes-Benz ganhou três modelos 6×4, aumentando a oferta para atividades da mineração, construção pesada e agora também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira. O portfólio Arocs 6×4 inclui os modelos 3351, 4151 e 3353 nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico.
Os caminhões Arocs 6×4 são os sucessores dos consagrados modelos Axor, que conquistaram amplo sucesso no agronegócio, como nos segmentos canavieiro e madeireiro. Além de manter os atributos aprovados pelos clientes, o Arocs agrega mais benefícios. Como exemplo, as trocas de marchas são até 40% mais rápidas e os intervalos de troca de óleo do motor OM 460 e dos eixos R300 são duas vezes maiores. Além disso, há uma redução dos custos de reapertos e lubrificação em até 45%. E o Arocs oferece ainda mais segurança, com ESP de série e airbag e faróis em LED opcionais.
Atego 2730 6×4 e Accelo 1017 com Pacote Robustez – Os caminhões semipesados Atego e os leves Accelo atuam em diversos serviços de apoio no campo, como, por exemplo, borracheiro, oficina móvel para suporte a máquinas no meio da plantação, lubrificação, tanque de água, bombeiro e vários outros.
O Accelo 1017 com Pacote Robustez, customizado pelo CTC, é equipado com para-choque off-road (“quebra mato”), mola traseira curta, calço para aumentar altura do veículo em relação ao solo, protetor de cárter, chapas de proteção dos tanques combustível e de Arla, proteção do sistema de injeção de Arla e serpentina da tubulação de freio, pneu com banda de aplicação off-road/mista, escape vertical, ângulo de ataque e saída aumentados para aplicação off-road.
Actros “Estrela Delas” – As atrações no estande da Mercedes-Benz na Agrishow incluem também o Actros 2651 do Movimento A Voz Delas, iniciativa criada pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Este modelo especial, batizado de “Estrela Delas”, recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas em pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.
“É uma satisfação apresentar esse Actros customizado no maior evento do agronegócio na América Latina, dando visibilidade ao trabalho e à inclusão de mulheres no transporte e logística. Vamos reforçar durante o evento que a inclusão feminina é possível em todos os setores do transporte, inclusive no agronegócio”, ressalta Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Grunner amplia o portfólio de Smart Machines
Parceira da Mercedes-Benz desde 2018, a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, leva para a Agrishow modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), o ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e o ADS (distribuição de sólidos).
“Com satisfação e orgulho, constatamos o sucesso do nosso Axor como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar”, afirma Roberto Leoncini. “Ainda em 2023, iremos superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio”.
No estande da Grunner na Agrishow, além de alguns modelos do seu atual portfólio com o Axor para o segmento canavieiro, a empresa irá apresentar o conceito de uma solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado do agronegócio. Trata-se de uma nova versão do ADS que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs. No evento, estará exposto um protótipo na versão Arocs 4851 10×4.
Essa nova máquina inteligente une rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade e é a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas. O novo ADS é utilizada na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados.
O desenvolvimento da nova máquina agrícola da Grunner envolveu dois anos de incursões realizadas pela empresa na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo. “Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explica Denis Arroyo, CEO da Grunner.
“Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, completa Denis Arroyo.
Soluções em peças e serviços para o agronegócio
Além do atendimento, relacionamento e prospecção de negócios, equipes dos concessionários e da fábrica divulgam na Agrishow o mais completo portfólio de peças e serviços para clientes do agronegócio. Entre eles: três linhas de peças (genuínas, remanufaturadas Renov e Alliance), Óleo Lubrificante Mercedes-Benz, Planos de Manutenção, sistema de gestão de frota Fleetboard, MB Uptime, Tag de Pedágio em parceria com a Sem Parar, aplicativos “Liga na Estrada”, que ajuda na melhora de performance do motorista, e “Mercedes-Club”, que permite o acompanhamento de seus pontos na palma da mão.
Para manutenções in loco nas operações fora de estrada, como nas áreas de plantio e fazendas, a Mercedes-Benz oferece os Serviços Dedicados. Neste caso, estrutura-se uma oficina nas instalações do cliente, que é operada pelos concessionários Mercedes-Benz, elevando ainda mais a disponibilidade dos caminhões da marca nas atividades dos clientes.
A Agrishow também contará com uma van para venda de itens da Mercedes-Benz Collection, com novidades da última coleção.
Novo Plano de Manutenção Complete Plus
O Plano Complete da Mercedes-Benz, já amplamente conhecido, garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas de itens de desgaste, Central de Atendimento 24h guincho e deslocamento mecânico. A novidade é que agora este Plano agrega também a Consultoria Gerencial. O novo Complete Plus estará disponível a partir do 2° semestre de 2023.
Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca. A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.
Fleetgreen irá monitorar o carbono emitido no transporte de cargas
Entre os serviços Mercedes-Benz em destaque na Agrishow inclui-se o Fleetgreen, uma solução integrada com dados de telemetria do Fleetboard para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas dos clientes.
Reforçando o compromisso global da Daimler Truck de trazer soluções aos clientes alinhadas às tendências do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil criou este novo modelo de negócio baseado em emissões de carbono, trazendo um impacto positivo ao meio ambiente e para a gestão das frotas dos clientes. O Fleetgreen tem o objetivo de trazer, num futuro próximo, uma solução completa que começa pela medição do transporte e irá até a comercialização do carbono.
O Fleetgreen é um serviço alinhado ao compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com os pilares ESG, assim como com o ecossistema do transporte responsável e a mobilidade sustentável.
Ações promocionais de peças e serviços durante a Agrishow
A Mercedes-Benz preparou ações promocionais de peças e serviços que serão divulgadas no estande da marca na Agrishow.
Plano de Manutenção Best Basic + Fleetboard grátis para caminhões adquiridos na Agrishow – O BestBasic garante trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas conforme manual do veículo. O Plano de Manutenção é uma modalidade de serviços na qual a Mercedes-Benz oferece manutenções preventivas e corretivas dos caminhões e ônibus em toda a sua Rede de Concessionários no território nacional, com mão de obra qualificada e peças homologadas para garantir o melhor custo operacional aos clientes.
Já o sistema de telemetria Fleetboard é uma ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas, mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com Fleetboard Security e Security Sat.
MB Uptime para Arocs canavieiro – Novidade para o setor canavieiro, essa solução permite antecipar e preparar a manutenção para os clientes. O serviço ativo avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção do caminhão, evitando paradas não programadas.
Garantia de 2 anos para peças aplicadas nos concessionários – Vai até o próximo dia 30 de junho a campanha que teve início no dia 2 de janeiro deste ano e que oferece garantia de 2 anos para peças Genuínas e remanufaturadas da linha Renov aplicadas nas oficinas dos concessionários.
“Na hora da manutenção do caminhão e do ônibus, a escolha correta das peças assegura confiabilidade, tranquilidade e satisfação aos clientes não somente pela qualidade das nossas peças Genuínas e Renov, como dos serviços realizados por profissionais da Rede de Concessionários, que são treinados pela Fábrica”, destaca Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa campanha da garantia de 2 anos até 30 de junho busca então oferecer por mais tempo essas vantagens aos clientes, afinal, a manutenção é crucial para garantir o melhor desempenho dos veículos, assim como a segurança e tranquilidade nas estradas e no trânsito das cidades”.
Por meio de sua Rede de Concessionários, a Mercedes-Benz oferece ao mercado cerca de 55 mil itens de peças, sendo mais de 1.800 novos itens dos caminhões e ônibus Proconve P8 (Euro 6) da linha 2023.
Pacote especial de peças com preços atrativos – Ação promocional válida desde uma semana antes da Agrishow, durante o evento e até uma semana depois.
Óleo Genuíno para caminhões Euro 6 – Promoção especial durante a Agrishow, com preços atrativos.
Banco Mercedes-Benz
O Banco Mercedes-Benz leva para a Agrishow opções de financiamento de caminhões da marca com condições atrativas para os clientes até o final do mês de maio. Trata-se de uma campanha concebida especialmente para o evento, com a opção de parcelas intermediárias nos meses de safra e parcelas reduzidas nos períodos entressafras, adequando-se ao fluxo de caixa dos clientes do segmento do agronegócio.
A campanha abrange toda a linha de caminhões 0 km, incluindo os modelos Actros 2553, Actros 2653 e Atego 2730, e é disponibilizada no produto CDC, com entrada mínima de 30% e taxas a partir de 1,35% ao mês.
Consórcio Mercedes-Benz tem planos especiais para Actros e Arocs
No estande da marca na Agrishow, o Consórcio Mercedes-Benz destacará os atrativos e novidades do seu Plano Pontual, que já é conhecido por promover a previsibilidade de entrega do bem, ao permitir a retirada a partir do sexto mês, com a antecipação das parcelas de lance. Agora essa vantagem será ainda maior: desde 1º de abril até 30 de junho, o cliente poderá optar pela antecipação no terceiro mês. Esta ação é válida para os caminhões Actros com motor de 530 cv e Arocs.
Para isso, o cliente deve antecipar 21 parcelas, estando assim apto a retirar o produto. “Essa condição é única e exclusiva. O comprador pode adquirir a cota do consórcio e logo já programar a chegada do caminhão com o concessionário. Se todos os clientes do grupo optarem por essa antecipação, todos vão retirar o caminhão”, afirma Claudio Jesus, diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz.
O grupo do Plano Pontual é de 60 meses, para 120 participantes e com dois sorteios mensais. “Essa é uma grande novidade e será extremamente atrativa para os clientes, não somente pelas taxas vantajosas do consórcio, como também pelo reduzido tempo de espera pelo caminhão”, diz Claudio Jesus.
Maior feira do agronegócio na América Latina
A Agrishow, que chega a sua 28ª edição, apresenta soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como palco de lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
Neste ano, o evento contará com mais de 800 marcas do Brasil e do exterior e trará novos formatos a atrações consagradas, como o Agrishow Pra Elas, espaço dedicado às mulheres do agro com atividades de conteúdo e relacionamento, e o Agrishow Labs, que contará com uma nova área para as startups apresentarem diversas soluções tecnológicas e inovadoras diretamente aos produtores rurais.