Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Atego ganha visual de extrapesado

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Renovação do portfólio deve resultar em economia de combustível e menos custo de manutenção

Foto em destaque: O vice presidente Jefferson Ferrarez e presidente da MB, Achim Puchert, apresentam as novidades

A Mercedes-Benz anunciou novidades para a sua linha de caminhões 2024. Dentre os lançamentos, está a renovação da Linha Atego 2024, que abrange caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário e urbano, como também extrapesados para aplicações severas da construção civil, agropecuária e operações fora de estrada, além de várias configurações de tração: 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4.

A Revista Carga Pesada participou do anúncio das novidades na fábrica de São Bernardo do Campo, nesta quarta-feira.

O principal destaque do portfólio é o novo visual de toda a linha Atego, que chama a atenção pelo estilo moderno, seguindo o design dos extrapesados Actros no caso de modelos rodoviários e urbanos, assim como a identidade do Arocs nas versões fora de estrada. Também foram lançados dois caminhões vocacionais para o portfólio 2024: o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.

A empresa anunciou ainda novidades de suas linhas de caminhões extrapesados, caso do início das vendas do Actros 2553 6×2 com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do Arocs 3353 S 6×4 versão cavalo-mecânico com motor de 530 cavalos.

“Os novos Atego, Actros e Arocs são alguns dos nossos lançamentos, que chegam aos concessionários a partir deste mês. Mas 2024 é ano de Fenatran, IAA e LatBus e estamos preparando muito mais novidades para o mercado”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Em entrevista coletiva após a solenidade, o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, explicou que as mudanças vão além do visual dos caminhões.  “Quando você tem um caminhão mais moderno, você vai ter esse caminhão mais valorizado quando o cliente for fazer a revendas daqui a 3, 4 anos. Pode parecer pouco, mas só de você colocar um para-choque que tem cobertura termoplástica, que é extremamente resistente, flexível e tripartido já é um benefício para o cliente que vai gastar menos em manutenção”, declarou.

As mudanças na aerodinâmica dos veículos também visam economia de combustível. “São coisas que a gente vai agregando. E o ganho para o cliente é perceptível, além do visual”, salientou.

Segundo o vice presidente, os veículos da nova linha vão custar de 4% a 5% mais.

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano

O Atego rodoviário e urbano chega ao mercado com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganha um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilicita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Início da comercialização do Actros 2553 6×2

A partir do próximo mês, a Mercedes-Benz dá início às vendas do caminhão extrapesado Actros 2553 6×2. Este cavalo mecânico para aplicações rodoviárias se destaca pelo motor OM 471 LA de 530 cv de potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Trata-se do mais potente da Mercedes-Benz no Brasil. Outro importante diferencial do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem e menores índices de ruído e vibração.

O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Entre as novidades da Linha Actros 2024 estão também itens como para-lama tripartido, agora disponível para toda a série, tacógrafo 2.0 com dados básicos abertos, geladeira de série para todas as configurações com cabina TopSpace, 5ª roda reforçada trazendo mais robustez e pneus Michelin de série para os modelos Actros 2653 6×4 e 2553 6×2.

“Top de linha da marca, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil”, diz Jefferson Ferrarez. “A Linha 2024 se destaca por motores potentes e econômicos, com avançada tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Além disso, oferecem máxima performance, segurança incontestável, confiabilidade e disponibilidade, além de conforto, robustez e versatilidade. É por isso que sempre temos novos e muitos motivos para conquistar a confiança e a preferência dos clientes”.

O Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. Este caminhão é indicado para transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.

O Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia:

•             ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)

•             Side Guard Assist (assistente de ponto cego)

•             Attention Assist (assistente de fadiga)

•             Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)

•             Proximity Control (assistente ativo de proximidade)

•             Hill Holder (auxílio de partida em rampa)

•             Assistente de parada Hold

•             ESP (controle eletrônico de estabilidade)

•             Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade

•             EBS (sistema eletrônico de frenagem)

•             ASR (sistema de controle de tração)

•             ABS (sistema antibloqueio)

•             Sensor de chuva e iluminação

•             Alarme de ré com luzes intermitentes

•             Farol para auxílio em manobras

•             Farol alto inteligente

Cavalo mecânico Arocs 3353 S 6×4 chega ao mercado

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganha um novo membro. Chega ao mercado o Arocs 3353 S 6×4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este novo cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 ton de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 ton. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outras novidades da Linha 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6×4, elevando ainda mais o conforto do motorista e airbag opcional para mais segurança ao condutor. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortelece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply