DAF teve 5.600 veículos emplacados durante o ano de 2021
A DAF Caminhões Brasil fechou o ano passado com recorde de vendas e se consolidou como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e extrapesados do Brasil. No total, a empresa teve 5.600 veículos emplacados, com crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020. Já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas do Brasil.
“Mesmo diante de um cenário econômico instável e enfrentando desafios como a crise de fornecimento de peças, a DAF Caminhões Brasil bateu um recorde histórico no ano passado. Isso é resultado direto de um bom planejamento da companhia e de todo o engajamento da equipe DAF e da nossa Rede de Concessionárias”, avalia Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Com base neste bom desempenho, e já considerando as futuras vendas do Novo DAF CF com Motor PACCAR GR-7, que coloca a marca numa nova categoria, a empresa projeta um crescimento ainda maior em 2022, superando a projeção preliminar de 10% de aumento nos emplacamentos anunciada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) no início do mês.
“2022 será outro ano desafiador, ainda com questões envolvendo o fornecimento de peças, as variações cambiais e a inflação em alta. Mesmo assim, queremos crescer 20% e anunciar um novo recorde no próximo ano, atingindo perto de 6.700 veículos”, projeta Gambim. O executivo lembra, também, que o desempenho recorde de 2021, ano em que a marca completou oito anos de atuação no mercado nacional, demonstra mais uma vez “o compromisso de longo prazo da DAF com o consumidor brasileiro”.
Marca inicia 2022 disputando nova categoria
A montadora já inicia 2022 inovando, com a entrada na categoria de caminhões semipesados rígidos, um segmento que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País. Para se ter ideia, no ano passado foram emplacados, no total, 128.274 caminhões no Brasil.
“Estamos investindo para brigar numa categoria muito disputada, que teve mais de 32.000 emplacamentos em 2021. Com isso, poderemos ampliar ainda mais nossos volumes de produção, tendo como público-alvo novos clientes e movimentando mais a nossa Rede”, explica o Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. “Isso também está exigindo mais investimento da empresa na área de Pós-Vendas, outro pilar da DAF pelo mundo, para garantir ao consumidor uma experiência premium. Vamos elevar o patamar desse segmento e mostrar para o cliente que ele pode ter um caminhão DAF e ocupar uma posição de destaque na categoria”, acrescenta.
A Rede de Concessionárias DAF fechou 2021 com 52 pontos, cobrindo 100% do território brasileiro. Com esta meta de crescer 20%, a DAF projeta ampliação também da sua rede, para cerca de 60 pontos, entre concessionárias e Lojas TRP até dezembro. “O desafio é ampliar a capilaridade da marca, aprimorar ainda mais o nosso serviço premium e estar mais próximo dos clientes”, afirma Luis Gambim.
“É uma expansão estratégica. Temos espaço para aumentar a nossa Rede, que conta com 16 grupos de investidores altamente comprometidos que atendem uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada”, completa o executivo.
Em 2022, portanto, a DAF vai continuar investindo, crescendo, buscando aumentar a sua participação no mercado e oferecendo soluções completas de transporte. A empresa planeja ampliar ainda mais o foco na área de serviços ao cliente para reforçar o relacionamento customizado e flexível com os clientes.