Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, realizou a palestra de abertura do 11º Fórum de Tecnologia de Motores Diesel da SAE Brasil, entidade filiada à SAE International, uma das mais conceituadas associações mundiais de engenharia da mobilidade, em Curitiba, no Paraná.
Na visão de Philipp Schiemer, “o motor diesel sempre foi uma máquina de elevada eficiência. Com o passar dos anos, se transformou na mais expressiva forma de transportar pessoas e produtos. E assim deverá permanecer por muitos anos ainda, assegurando força, economia e compatibilidade ambiental”.
O conceito diesel foi introduzido no Brasil de forma pioneira pela Mercedes-Benz, em 1956, mudando a história dos meios de transporte no País. Em 1956, foram produzidos o primeiro caminhão e ônibus no Brasil com motor diesel, ambos da marca Mercedes-Benz. Como decorrência, houve também um forte impulso no setor automobilístico brasileiro.
Segundo o presidente da Mercedes-Benz, o desenvolvimento do motor diesel é uma história de sucesso no Brasil. De 1990 até 2012, os motores diesel reduziram 98% de emissões de Material Particulado e 86% de Óxidos de Nitrogênio.
A evolução do diesel no Brasil registrou um grande salto de qualidade em 2012, com a introdução do diesel S50, seguido agora pelo S10, a fim de atender à legislação Proconve P-7 (Euro 5).
De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, eficiência e sustentabilidade são desafios fundamentais para os fabricantes e o objetivo é conjugar de forma harmônica a maior eficiência possível em termos de rendimento e consumo com menores níveis de emissões.
O foco na sustentabilidade aponta também para uma maior adequação à utilização de combustíveis alternativos, como biodiesel, diesel de cana, diesel+GNV e outros que possam vir a ser desenvolvidos levando em conta sua viabilidade técnica, ambiental e comercial.