No levantamento geral do País, segundo a Antaq, o aumento foi de apenas 8%
Fonte: Antaq
Levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) mostra que o escoamento de grãos pelo Norte/Nordeste do País é um caminho sem volta. Enquanto a movimentação de carga geral cresceu 8,3% de 2016 para 2017 em todo o País, a de cinco portos do Arco Norte (Porto Velho – RO, Miritituba – PA, Santarém – PA, Itacotiara – AM, Barbacena – PA, e Itaqui – MA) aumentou 80%. Foram 51,2 milhões de toneladas de soja e milho.
Na avaliação de Fernando Serra de Fernando Serra, gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, a efetivação de investimentos para a região, de forma a proporcionar capacidade de movimentação para Portos Públicos e Privados, contribuiu para o excelente desempenho. O gerente deu o exemplo de que Portos Públicos como Itaqui-MA, Santarém-PA e Porto Velho-RO, se aparelham cada vez mais na adequação de suas infraestruturas e superestruturas, de forma a estarem capacitados ao crescimento das demandas por movimentação.
“Além disso, também há investimentos na ampliação e na implementação de novos portos privados, notadamente nas regiões de Miritituba e Barcarena. Desses portos, a soja e o milho saem para o mercado externo, atendendo, principalmente a destinos na Ásia e Europa”, explicou Serra.
GERAL
Segundo a ANTAQ, em 2017, o setor portuário brasileiro (portos públicos + terminais de uso privado) movimentou 1,086 bilhão de toneladas. Esse valor corresponde a um crescimento de 8,3% em relação a 2016, quando foram movimentadas 1,002 bilhão de toneladas.
Em relação ao tipo de carga, destaque para o granel sólido. Em 2017, foram 695,4 milhões de toneladas movimentadas, um incremento de 10,3%. O milho e a soja se evidenciaram, com crescimento de 71,8% e de 31,5%, respectivamente, sobre 2016.
Quanto ao granel líquido, foram 230,2 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, o que correspondeu a um crescimento de 3,8%. Destaques para a importação de derivados de petróleo (+32%) e para a exportação de petróleo bruto (+19%). A movimentação da carga geral solta também aumentou: 54,2 milhões de toneladas, um incremento de 7,6% em relação a 2016.
Quanto à movimentação de contêineres, registrou-se crescimento na movimentação tanto em tonelagem quanto em TEUs ( na sigla em Inglês, Twenty Foot Equivalent Unit, referente à Unidade Equivalente de Transporte, com tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés). Para o primeiro, movimentação de 106,2 milhões de toneladas (+6,1%). Em relação ao segundo, 9,3 milhões de TEUs (+5,7%).