Francine Costa comanda área de serviços na WLM Itaipu, concessionárias Scania em Minas Gerais
“Somos mecânicas, eletricistas, motoristas, inspetoras, engenheiras, operadoras de máquinas. Com dedicação, comprometimento e profissionalismo, nós mulheres podemos estar em qualquer atividade.” A declaração é de Francine Raquel Bolandini Amaral Costa, gerente-geral de Serviços da WLM Itaipu, concessionárias Scania em Minas Gerais, pertencentes ao Grupo WLM Participações e Comércio de Máquinas e Veículos.
“Com competência e muito trabalho, a participação da mulher tem crescido significativamente em segmentos até então considerados masculinos”, afirma.
Tendo começado a trabalhar na empresa como estagiária em 2001, hoje a mineira é responsável por atividades como assistência técnica (oficinas mecânicas), atendimento remoto, reforma de componentes e de veículos, vendas de peças, Scania Assistance (atendimentos emergenciais 24 horas), garantia, programas de manutenção, entrega técnica e também serviços conectados.
A WLM Itaipu tem concessionárias nas cidades de Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Perdões e São Gonçalo do Rio Abaixo.
“Pelo fato de ter iniciado minha caminhada na WLM ainda como estagiária, cada passo dado foi conduzido com bastante segurança e confiança. Tem sido uma trajetória muito gratificante, de evolução e reconhecimento junto aos clientes, colegas, parceiros e Scania”, declara.
Francine ressalta que o cenário atual é bastante incerto devido à pandemia, mas que a tecnologia tem favorecido. “Por meio dos serviços conectados, conseguimos mapear as rotas e atividades dos nossos clientes, apoiando-os na gestão da frota e manutenção.”
De acordo com a gerente, os serviços dedicados permitem que a empresa programe os atendimentos, minimizando a possibilidade de aglomerações nos pontos de serviços. “Nossa equipe de prospecção é capaz de verificar, pela localização do veículo, qual a casa WLM mais próxima para que ele possa ser direcionado e atendido. A Scania, ao desenvolver os Planos de Manutenção Flexíveis, preparou toda a rede de concessionárias para o processo mais planejado possível, o que contribuiu bastante neste momento de readequação dos atendimentos. Os veículos entram em nossas oficinas com os horários agendados, técnicos e box à disposição, crédito verificado e peças reservadas. Tem funcionado muito bem.”
O cuidado na prevenção ao novo coronavírus é muito importante. “Os veículos são limpos e desinfetados antes do início dos serviços e após a realização deles. Principalmente os itens de maior frequência de uso pelo motorista: maçanetas, painel, manetes, chaves e grade frontal. Também forramos o volante, banco e assoalho com capas descartáveis”, explica.
Preocupada com o bem-estar dos “heróis e heroínas das estradas”, Francine diz que a empresa fornece kits com produtos de higiene pessoal e lanche. “Além de desfrutarem das refeições servidas em nossos restaurantes e acessarem vestiários para que possam tomar banho, enquanto atendemos seus veículos”, ressalta.
Ela conta que o grupo tem como um dos pilares a valorização das pessoas e lançou a campanha: “Ajude a WLM a Ajudar”. “A empresa concedeu uma quantia financeira aos funcionários, para que cada um possa doar alimentos a alguém próximo, que precise de apoio neste momento de dificuldades.”
Francine é formada em Administração de Empresas, especializada em Gestão Estratégica de Pessoas e tem MBA em Gestão Empresarial.