Sistema permite ao cliente customizar o painel com as informações que mais convêm a ele
Uma das novidades mais importantes na área de serviços que a Mercedes-Benz levou para a 24ª Fenatran é o novo FleetBoard, ferramenta que auxilia o cliente na gestão da frota, e que agora está com uma interface mais intuitiva e moderna, segundo Walter Silva, gerente de Soluções Digitais & Engenharia de Peças da montadora.
Em entrevista para a Revista Carga Pesada, realizada no estande da marca, ele explicou as principais mudanças. “Por exemplo, o dashboard customizado permite que o cliente configure a tela do jeito que fica melhor para ele. Então, um gestor de frota, ele traz as informações de consumo e desempenho do motorista. Já um gestor de manutenção vai vai trazer as informações de falha do caminhão, as manutenções a vencer”, conta.
De acordo com Silva, o FleetBoard ajuda o cliente a tomar decisões mais precisas, levando a uma economia de até 18% na gestão de sua frota.
O gerente também falou do Mercedes-Benz Uptime, sistema de manutenção preditiva da marca. “Através de uma telemetria avançada, ele monitora tudo que acontece no caminhão. E consegue avisar precocemente situações de quebra. Ele evita quebras inesperadas, porque avisa precocemente problemas que podem acontecer”, alega. De posse das informações em tempo real, o cliente, a concessionária e a própria fábrica conseguem tomar uma decisão que acaba evitando a quebra.
Veja a entrevista no vídeo:
Atendimento 24 horas, 7 dias por semana
Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. É isso que a Mercedes-Benz garante a seus clientes com planos de manutenção. A ordem é manter os caminhões rodando o máximo possível. “O veículo não foi feito para parar. Foi feito para trabalhar”, afirma a gerente de Serviços ao Cliente e Concessionárias da Mercedes-Benz, Iuçara Paganotti.
Em qualquer parte do País, se o caminhão sofre uma pane, o motorista vai contatar a montadora, independentemente do dia da semana e do horário. “Nós vamos enviar um mecânico ou um eletricista até o local. Se não for possível resolver no local, o que é raro de acontecer, o cliente tem direito a guincho e também a transportes alternativos, táxi e hotel.”
Por meio da Torre de Controle da Central da Mercedes-Benz, a concessionária mais próxima já terá todas as informações sobre o que ocorreu com o caminhão. “Se você tem os planos Complete, Complete Plus e o Flex, você tem um monitoramento 100% dentro da rede de concessionários com a Torre de Controle.”
Segundo a gerente, o sistema trabalha para que cada concessionária, dependendo da demanda local, tenha estoque de peças, profissionais e número de boxes necessários. “Ela (a Torre de Controle) faz o estoque específico de peças para aquela região. Ela avalia qual é a peça que precisa ter naquele estoque, quais são os profissionais, quais são as suas ferramentas e qual é a quantidade de boxes que precisa ter para o caminhão chegar e já ser liberado.”
Veja entrevista :