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Ourinhos já tem um trevo e uma obra

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É bem mais do que havia há dois anos, na cidade em que o “trevão” é constituído de dois cruzamentos de rodovias importantes

Guto Rocha

Um trevo ficou pronto e está em uso desde o início do ano – ficou bom, mas há quem ainda reclame. E o outro trevo, cujo plano de construção se arrastou durante anos até ser aprovado, começou finalmente a ser feito e tem promessa de ser concluído em agosto do ano que vem.

É assim que se encontra a situação no entroncamento rodoviário de Ourinhos, quase dois anos depois de ter sido tema de reportagem na Carga Pesada nº 154. O chamado “trevão” de Ourinhos é constituído por dois cruzamentos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que ficam a pouco mais de 500 metros um do outro. Um é com a Orlando Quagliato (SP-327), que leva à Castelo Branco; e o outro com a Transbrasiliana (BR-153), principal ligação do Sul com o restante do País.

Na Raposo com a Quagliato, foi entregue em janeiro uma obra de quase R$ 10 milhões, paga pela Concessionária Auto Raposo Tavares (CART). Foi duplicado um quilômetro da Quagliato e dois viadutos de 30 metros foram construídos no trecho.

O diretor do Sindicam-SP em Ourinhos, Ariovaldo de Almeida Silva, gostou do resultado. “Resolveram um antigo problema de trânsito”, afirmou.

Há quem discorde. O caminhoneiro Antônio Ezequiel da Silva, morador de Ourinhos, diz que as curvas das alças ficaram muito fechadas e têm causado tombamentos de caminhões. Seu alerta é confirmado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Ourinhos, Lavínia Xavier de Oliveira, que já ouviu reclamações de motoristas em relação ao perigo daquelas curvas.

O trevo em obras na BR-153: de vez em quando, tomba um por ali

O tenente Gilberto Antonio de Oliveira, da Polícia Rodoviária Estadual em Ourinhos, ao mesmo tempo que reconhece terem ocorrido alguns tombamentos no local, disse à Carga Pesada que a culpa não é da pista. “Os motoristas excedem a velocidade. O local está bem sinalizado. Alguns foram autuados com base no registro do tacógrafo”, informou.

A CART informa que não registrou nenhuma reclamação da obra desde a sua conclusão. “A largura das alças do dispositivo do km 32 da SP-327 está de acordo com o projeto aprovado pela Artesp”, segundo nota da assessoria de imprensa.

No cruzamento da Raposo Tavares com a Transbrasiliana, as obras começaram em julho, numa parceria da CART com a concessionária Transbrasiliana. Cada uma irá investir R$ 7,5 milhões na construção de um trevo completo.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em agosto de 2013. Enquanto isso, o trânsito no local, segundo o caminhoneiro Ezequiel, ficou “mais confuso do que sempre foi”, com o início das obras.

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