Revista Carga Pesada e Agência Câmara
O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (11), a votação das emendas do Senado ao projeto que aumenta o tempo máximo ao volante do motorista profissional de 4 horas para 5,5 horas contínuas e altera a forma de aproveitamento do descanso obrigatório, além de outros detalhes no regulamento da profissão. A matéria será enviada à sanção presidencial.
Segundo a proposta (PL 4246/12), a jornada do motorista profissional continua a ser de oito horas, com duas extras, mas convenção ou acordo coletivo poderá prever até quatro horas extras. Uma das emendas votadas pretendia manter oito horas mais duas extras, mas foi rejeitada pelos deputados.
O texto aprovado é um substitutivo do relator pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), aos projetos de lei 4246/12, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS); e 5943/13, da comissão especial que analisou o tema.
Tempo de descanso
De acordo com o texto, a cada seis horas no volante, o motorista deverá descansar 30 minutos, mas esse tempo poderá ser fracionado, assim como o de direção, desde que esse último seja limitado às 5,5 horas contínuas. Pela atual Lei do Descanso (12.619), o profissional é obrigado a parar meia hora a cada quatro horas ao volante.
Já o descanso obrigatório, de 11 horas a cada 24 horas, poderá ser fracionado, usufruído no veículo e coincidir com os intervalos de 30 minutos. O primeiro período, entretanto, deverá ser de 8 horas contínuas. Atualmente, o descanso ininterrupto tem de ser de nove horas e não é permitida a coincidência com os tempos de parada.
O texto também define o que é tempo de espera, quando o motorista não está dirigindo. São enquadradas nesse conceito as horas em que o motorista profissional empregado aguarda a carga ou descarga do caminhão e o período gasto com a fiscalização de mercadoria na alfândega. Hoje, o tempo de espera é remunerado tendo como base o valor da hora normal, mais 30%. Agora, será de apenas 30% da hora normal.
Se essa espera for maior que duas horas, o tempo será considerado como repouso.
Longa distância
Nas viagens de longa distância com duração maior que sete dias, o projeto concede repouso semanal de 35 horas, contra as 36 horas da lei atual, permitindo seu fracionamento em dois e o acúmulo de até três períodos de repouso seguidos, que poderão ser usufruídos no retorno da viagem.
No caso do empregado em regime de compensação, que trabalha 12 horas seguidas e descansa por 36 horas, o projeto retira a necessidade de a convenção ou acordo coletivo que prever esse regime justificá-lo em razão de especificidade, de sazonalidade ou de característica do transporte.
Todas as regras de descanso semanal e diário constam da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43).
O projeto permite ao motorista estender o período máximo de condução contínua pelo tempo necessário para chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Na lei atual, essa extensão é de uma hora.
Penalidades
A penalidade que poderá ser aplicada pela polícia rodoviária ao caminhoneiro por descumprir esses períodos de repouso passa de grave para média, embora permaneça a retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso.
Entretanto, o projeto determina a conversão da penalidade para grave se o motorista cometeu outra infração igual nos últimos 12 meses.
Cessão de veículo
Serão permitidos também o empréstimo de veículo de empresa de transporte ao motorista autônomo, sem vinculação empregatícia; e a circulação em qualquer horário do dia de veículos articulados com até 25 metros de comprimento.
O pagamento ao motorista ou à transportadora pelo tempo que passar de cinco horas na carga e descarga de veículo passa de R$ 1 por tonelada/hora para R$ 1,38 e será atualizado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Locais de descanso
Em relação aos locais de descanso e pontos de parada, o projeto determina a publicação da relação desses locais pelo poder público e condiciona a aplicação das penalidades pelo descumprimento da futura lei à publicação dessa relação e de suas atualizações subsequentes relativamente a cada rodovia incluída.
Entre os locais de repouso e descanso dos motoristas profissionais, o projeto lista estações rodoviárias, refeitórios das empresas ou de terceiros e postos de combustíveis.
Está previsto também que o poder público terá cinco anos para ampliar a disponibilidade dos locais de repouso e descanso nas estradas, inclusive por meio da exigência de sua abertura pelas concessionárias de rodovias e instituição de linhas de crédito.
Para estimular o desenvolvimento da atividade de transporte terrestre nacional de cargas, o texto cria o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Transporte de Cargas Nacional (Procargas).
Exame
Entre as obrigações previstas no projeto para o motorista profissional, está a realização periódica de exame toxicológico com janela de detecção de 90 dias.
O exame será exigido para a renovação e a habilitação das categorias C, D e E em periodicidade proporcional à validade da carteira de habilitação, de 3,5 anos ou 2,5 anos, e terá de ser realizado nas clínicas cadastradas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A nova obrigação não diferencia os motoristas que estejam exercendo a profissão daqueles que estão afastados da atividade ou aposentados. Recentemente, resolução do Contran com a mesma exigência teve sua vigência prorrogada para o final de abril. A estimativa é de que o exame, a ser pago pelo motorista, fique em torno de R$ 300.
As regras da nova lei só valerão em rodovias previamente homologadas pelos órgãos de trânsito dos governos federal e estaduais que publicarão listas de rodovias com pontos de parada que permitam o descanso dos motoristas. A primeira relação só será publicada em 180 dias após a sanção da lei. O projeto anistia quem já foi penalizado pela atual lei. As multas serão convertidas em advertência.
4 Comentários
Eles exigem que façamos este exame e nós é que temos que arcar com as despesas?
o exame toxicologico deveria ser feito pelas policlinicas e gratuitamente ,no peiordo maximo a cada 6 ou 8 meses, pois vai ser muito facil , como tudo neste pais de forjar um exame , isso da margem novamente para a corrupção , alem de que esse periodo e muito longo , o usuario de droga vai facilmente deixar de usar na epoca do exame e ter sua cnh renovada , alem de que discriminar os profissionais e outro absurdo , basta verificar as estatisticas dos bafometros , quando e realizada na saida das baladas , barraquinhas de praia , e nesses locais dificilmente o caminhoneiro esta , pois a vida de um caminhoneiro e muito corrida ele quase não tem vida social , como os motoristas de carro de passeio , e o pior que os caminhoneiros e que pagam a conta e levam a culpa na maioria das vezes .
mais uma vez os empresarios que escravisão seus motorista, e os politicos corruptos vencem denovo
Os motoristas vão ter que arcar, com exames periódicos, vão ter que aguardar carga ou descarga fora de horário de expediente e longe de suas casas sendo remunerado apenas com 30% do valor de sua hora normal de trabalho, por no máximo duas horas já que, o restante será de hora de repouso e ainda, vão ser responsabilizados com pena de multas ainda que estejam sendo pressionados por seus patrões.
Por favor, me digam cadê o benefícios que terão esses profissionais com essa lei?