Qual a melhor forma de comunicação com os profissionais das estradas? Como parte desta edição especial do Mês do Motorista, fomos para a estrada e para a internet conversar sobre este assunto com nossos leitores, lideranças e anunciantes, nossos parceiros. Pra resumir, vimos que a revista impressa continua sendo um importante meio de comunicação, com boa leitura entre os caminhoneiros, que não usam computador quando estão na estrada, nas filas ou nos postos.
Mas será que as revistas atendem às expectativas dos leitores? – perguntamos também. E qual é a tendência para o futuro? Revista de papel ou apenas informação na internet? Veja ao lado as respostas que obtivemos.
Nós, da Carga Pesada, atuamos nas duas frentes: há 28 anos com a revista impressa e há 16 anos com o site www.cargapesada.com.br, um dos pioneiros no segmento dirigido ao TRC. E sempre buscando fazer um trabalho sintonizado com o que desejam nossos leitores, sejam eles caminhoneiros ou empresários do transporte. Um esforço que tem dado certo, como você pode ver abaixo e nas páginas seguintes.
A equipe da Carga Pesada reuniu um grupo de caminhoneiros no Posto Portelão, em Cambé (PR), para conhecer a opinião desses profissionais em relação às publicações dirigidas ao setor e ao nosso próprio trabalho. Participaram da conversa José Carlos Juvenal, Diogo Tizarro, Alexandre Marques, Anízio Pereira, José Muniz, Ademir dos Santos Macedo e Luis Fernando Fantin.
Lei do Descanso, carta-frete, safra, Pró-Caminhoneiro, pedágios, valor do frete e condições das estradas são assuntos que fazem parte da vida dos profissionais da boleia e que eles querem ler nas revistas. “A notícia do que está acontecendo no dia, na semana, no mês, como essa da Lei do Descanso, isso é que pode ajudar a gente”, afirma um dos participantes.
“O jornal nosso é isso aqui [apontando para a Carga Pesada]. Quem tem tempo de ver jornal na televisão?”, pergunta outro. “Quando chego em casa, a primeira coisa que o meu moleque pergunta é: Cadê a revista?”, afirma outro motorista.
E os caminhoneiros gostam de ler? “O problema da falta de leitura não é só dos caminhoneiros, mas da população em geral, que não lê”, afirma um participante do bate-papo, para quem as publicações são importantes para mantê-lo informado. Mesmo os que alegam falta de tempo e de hábito reconhecem a importância das revistas: “Gosto de estar por dentro das novidades e lançamentos do setor de transporte”, afirma um dos leitores.
A internet é um meio pouco utilizado por eles para se informarem. Só acessam quando estão em casa, mas, mesmo assim, preferem a revista impressa. “Às vezes, você tá parado numa fila e pode passar o tempo lendo a revista de papel. Com a internet não dá.”
Aqueles que têm o hábito de ler dizem esperar que as reportagens ajudem a entender as novas leis que regulam o mercado de trabalho. Também têm interesse nos lançamentos de caminhões e produtos como pneus e óleos lubrificantes. No entanto, querem textos curtos e fotos atraentes. “Uma boa foto chama a atenção para um texto”, observou um leitor.
No fim do bate-papo, todos concordavam com a importância das revistas: “É importante que elas estejam falando dos nossos problemas e que mostrem aquilo que interessa ao caminhoneiro”.
Clique aqui para ver o que os executivos das montadoras e de empresas ligadas ao transporte pensam das publicações.