Ricardo Barion, paulistano de 40 anos, assume o cargo de Diretor de Marketing da Iveco para a América Latina. Graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Marketing, pela Universidade Mackenzie, Barion concluiu em 2011 o MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado, pela Fundação Getúlio Vargas.
Casado e pai de duas filhas, o executivo acumula grande experiência no segmento de caminhões e ônibus com passagens por Ford e MAN/Volkswagen. “Escolhi trilhar minha vida profissional nesse setor da economia, onde comecei como estagiário”, afirma.
Em um ano de ajustes na economia brasileira, continuar ganhando espaço no mercado é um desafio. “A Iveco possui todos os ingredientes para brigar de igual para igual com os maiores players do setor e juntos levaremos a marca ao estágio de competitividade que o atual cenário exige. Temos tradição, produtos com alta tecnologia e qualidade comprovada por parceiros em todo país”, afirma.
O executivo, que substitui Christian Gonzalez, atual Diretor de Marketing da Case IH, destaca ainda que setores como o Varejo devem ser menos impactados pela desaceleração econômica, fato que eleva esse nicho de mercado a uma importância ainda maior. Outro ponto destacado é a tarefa de manter a participação na Argentina, país em que a Iveco é líder de mercado, e ampliar a presença da marca na América Latina.
Na Iveco, o novo diretor responderá pelas áreas de Publicidade, Marketing Operacional, Eventos, Inteligência de Mercado, Preços, Treinamento Comercial, Relacionamento com Clientes e Marketing de Produto. “Nossa ideia é conversar com os consumidores, entender suas necessidades e oferecer soluções. Estou muito otimista de que realizaremos um grande trabalho”, completa.