Discutir as tendências tecnológicas que irão assegurar a manutenção dos motores Diesel na liderança da eficiência energética, associada à conformidade ambiental e à capacidade para o trabalho pesado, é o principal objetivo do11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel. O encontro, que reunirá especialistas do Brasil e do Exterior, será realizado no Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), em Curitiba (PR), nos dias 2 e 3 de setembro.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, é o chairperson do encontro. Segundo o executivo, a montadora alemã teve papel fundamental na introdução do motor a diesel no País. “Fomos pioneiros na produção do primeiro caminhão e do primeiro ônibus a diesel, consolidando o combustível como o mais eficiente e econômico no segmento de veículos comerciais”, afirma.
Schiemer destaca outras inovações, introduzidas no Brasil pela Mercedes-Benz: “Por termos paixão pelo desenvolvimento tecnológico, herança do DNA da marca, fomos responsáveis também por outras inovações no País, como os primeiros motores a diesel com gerenciamento eletrônico e testes com biodiesel e combustíveis alternativos”.
Para o executivo, assumir a direção do 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel está em sintonia com a história da montadora. “Hoje, nossos motores asseguram maior economia e menores emissões, com potencial para novos ganhos. Por isso, participamos com muito orgulho e incentivamos essa iniciativa da SAE Brasil, sobre tecnologia de motores diesel”, comenta.
Programação
O Papel do Diesel: Presente e Futuro é o tema do evento, promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, que é visto como a principal plataforma de discussão sobre o mercado de motores Diesel no Brasil.
Philipp Schiemer abrirá o fórum com palestra sobre a evolução dos motores Diesel no País. Em seguida, no painel “A Voz do Cliente Dois anos e meio de Proconve P7, e agora?”, Fernando Antônio Simões, diretor de Operações da JSL (Júlio Simões Logística), Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, e Neuto Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística, falarão sobre os veículos Euro V, as dificuldades e os problemas encontrados em sua implantação e o que esperam de soluções e oportunidades de melhoria.
“Economia e Mercado” será outro painel com apresentação do panorama dos transportes na América Latina até 2025 e o cenário de financiamentos no setor de transportes. O painel também terá a apresentação da cartilha do programa Inovar-Auto, a ser feita por Antonio Megale, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Soluções em sistemas de motor e de controle de emissões serão abordadas por especialistas de empresas líderes em dois painéis: “O Motor Diesel em Evolução e Suas Inovações” e “O Motor Diesel, Inovações e Controle de Emissões”.
No encerramento, haverá uma sessão especial, intitulada ”Aprove Diesel”, que celebra um ano do programa que visa expandir o uso do motor diesel em carros de passeio. A evolução nas ações do Aprove Diesel será tratada por Luso Ventura, sócio diretor da Mobilidade Engenharia Ltda. A expectativa é atrair mais de 300 profissionais do setor automotivo nos dois dias de fórum.
“Com objetivos voltados à ciência, tecnologia e inovação, os simpósios SAE BRASIL promovem o debate em áreas fundamentais para a mobilidade, que são intimamente ligadas ao desenvolvimento social e econômico”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.
Frank Sowade, vice-presidente da SAE Brasil, acrescenta que nos simpósios da instituição os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Além disso, são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz o engenheiro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:2 DE SETEMBRO 9h30 – Cerimônia de abertura 10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e presidente da Mercedes-Benz do Brasil. PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA? PAINEL: ECONOMIA E MERCADO PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES 3 DE SETEMBRO SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL |