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Scania e G10 desenvolvem cavalo 8×2

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revista carga pesada scania 8x2A Scania apresentou nesta quarta-feira (29) na fábrica de São Bernardo do Campo o seu cavalo mecânico R 440 na versão 8×2 com capacidade para 54,5 t de PBTC e 37 t de carga líquida. Desenvolvido em conjunto com o Grupo G10 de Maringá (PR), ele tem dois eixos direcionais, roda com carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t).

revista carga pesada scania 8x2 eixos direcionais

Os dois eixos direcionais são independentes sendo que o segundo tem suspensão pneumática

Mas o 8×2 leva algumas vantagens em relação a estas duas composições, sobretudo no transporte de grãos, daí a importância deste lançamento: tem uma produtividade maior que o bitrem de 9 eixos que depende de AETs (Autorizações Especiais de Trânsito) para rodar e só pode operar durante o dia. Além disso, por ser articulado,  o bitrem tem restrições em tombadores para descarga de grãos. E, finalmente, tem muito menos arraste que o provocado pelos eixos espaçados da “vanderleia”.

Foram mais de  nove mil horas de trabalho de uma equipe de 25 engenheiros da Scania que se deslocou para a concessionária P.B. Lopes de Maringá (PR) onde os testes e ajustes técnicos foram feitos, visando a homologação do novo modelo.

Valdecir Adamucho do G10, Henrique Gomes e Daniela Lopes da concessionária P.B. Lopes

Valdecir Adamucho do G10, Henrique Gomes e Daniela Lopes da concessionária P.B. Lopes

Desde que, em janeiro de 2011, a Resolução 201 do Contran obrigou a usar cavalo (novo) com tração 6×4 para puxar bitrem, alguns transportadores começaram a procurar alternativas, o Grupo G10 entre eles. Não queriam pagar os R$ 40 mil na época (hoje R$ 20 mil) a mais pelo equipamento, ao fazer renovação de frota, e viram que os custos operacionais eram mais altos. O 8×2 tem a mesma capacidade de carga do bitrem tradicional, anterior a esta legislação, com tração 6×2, e a vantagem de não ser articulado.

“Levamos em conta a relação custo benefício quando escolhemos o 8×2. O consumo de combustível é de 6 a 8% menor que no bitrem com cavalo 6×4 e o custo de aquisição também é menor”, comparou Valdecir Adamucho, diretor do G10, durante o lançamento.

revista carga pesada scania 8x2 tanque de combustível

Os dois tanques de 330 litros foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine

Com uma frota de 1600 caminhões, atualmente o G10 possui 200 conjuntos 8×2 rodando com adaptações feitas na ATDL (concessionária Randon) e Germani (concessionária Librelato), ambas em Maringá (PR).  Além do custo de cerca de R$ 35 mil, em média, cada caminhão adaptado em oficina independente leva pelo menos 30 dias para ser homologado, sem contar o tempo de trabalho para inclusão do quarto eixo.

Com garantia de fábrica e a possibilidade de ser totalmente financiado, o novo 8×2 da Scania tem maior agilidade em manobras, principalmente em portos e centros de distribuição, usa menos pneus e paga menos pedágio que o bitrem. Conta ainda com levantadores dos dois eixos do cavalo mecânico e da carreta e balança eletrônica integrada, que permite ao motorista ver no painel a informação precisa da distribuição do peso nos eixos.

Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8×2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6×4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6×2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso.

“Estamos trazendo um modelo com 100% de garantia de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas vantagens e sem nenhum tipo de adaptação”, explicou Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil

CLIQUE AQUI  e veja matéria exclusiva da Revista Carga Pesada sobre a configuração de cavalos 8×2.

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1 comentário

  1. Isso é vantajoso pra o grande transportador como G10, que não é terceirizado e tem a carga certa para essa composição, gostaria de ver o grande 8×2 rasgando o MT sentindo paranatinga… ipiranga do norte…..etc… cruzando 40….60…80km de estrada de chão, costela de vaca a torto e direito se esse eixo iria aguentar, principalmente se pega um motorista que adora patrolar… Na PRF de Ponta Grossa/PR a pouco tempo tinha fila de 8×2 preso por conta da interpretação errada da ‘otoridade’. Tem que ser levado em consideração o arrasto da LS, o pequeno empresário deixa todo sua lucratividade do 8×2 quando pega estrada de chão e na recapagem dos pneus… Ainda não tem nada melhor do que o velho e bom bitrem, roda 24hrs…. Não tem problema com arrasto e está dentro da lei.

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