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Scania entrega 3 caminhões movidos a biometano/gás natural

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Os modelos P 280 XT da Marquise Ambiental vão circular em Fortaleza (CE) e Osasco (SP)

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país e que opera uma frota de mais de 1 mil equipamentos, recebeu na fábrica da Scania, nesta quarta-feira (27), dentro da Semana do Transporte Sustentável, promovida pela fabricante sueca, três caminhões movidos a biometano e/ou gás natural comprimido.

A Marquise está implantando projeto piloto com caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP) na frota da EcoOsasco. A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema.

Além destes caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural, a Marquise Ambiental já tem contratado com a Scania a compra de mais 18 unidades que serão entregues ao longo de 2025.

A Lei do Combustível do Futuro, Lei 14.993/2024, estabeleceu programas para incentivar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis como o biometano em alternativa aos combustíveis fósseis para a redução de emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

A Marquise Ambiental em parceria com a MDC, é pioneira na implantação da maior e mais moderna planta de biometano do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza no Ceará, foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o biometano como combustível a partir dos resíduos sólidos e agora investe em uma frota pioneira de caminhões de coleta movidos a biometano.

“Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando tecnologias e os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

“A Scania inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. São duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.400 unidades negociadas. É um produto consolidado no mercado e que traz uma eficiência energética na redução das emissões”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“É uma enorme satisfação poder contribuir de alguma forma para essa onda irreversível que gera benefícios para toda a cadeia produtiva, para a sociedade e o meio ambiente. Juntos, a Marquise, a Scania e a Conterrânea deram um grande passo para viabilizar a bandeira da sustentabilidade, trabalhando cada vez mais por um menor impacto ambiental”, diz Adriano Ventura, diretor-geral da Casa Scania Conterrânea.

Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental e Alex Nucci

Modelo Scania P 280 XT

O modelo de caminhão escolhido para o início dessas operações é o modelo semipesado P 280 XT da Scania, que conta com motor Euro 6 (que atende a mais nova lei de emissões) de 9L, pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção, e entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta. A cabine é a P com pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas.

“Tecnicamente o modelo P 280 XT da Scania atende a todas as exigências operacionais e promete ser uma grande mudança de paradigma no segmento”, informa Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.

O biometano, de fonte de energia renovável e que também pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de gases. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

 

 

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