Atual diretor de Vendas de Soluções passa a responder pelo principal cargo da divisão no lugar de Fábio Souza, que foi para a americana Navistar
A Scania anunciou nesta segunda-feira que Silvio Munhoz será o novo diretor-geral das operações comerciais no Brasil. Munhoz sucede a Fábio Souza, que se tornou vice-presidente executivo de Soluções de Serviços da Navistar. Souza se reporta a Mathias Carlbaum, Presidente e CEO da empresa do Grupo Traton, do qual a Scania faz parte.
Silvio Munhoz vai acumular a posição em que estava, de diretor de Vendas de Soluções, até anunciar o seu substituto. No principal cargo da divisão Brasil, Munhoz se reporta a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia.
Silvio Munhoz entrou na Scania em 1998 como diretor de vendas de caminhões para o mercado brasileiro. Em 2003, assumiu a direção-geral do maior concessionário da Scania no mundo, a Codema, em São Paulo. Posteriormente, em 2006, assumiu a direção-geral de Peças e Serviços para a América Latina. De 2008 a 2013, foi diretor-geral da Scania no Chile. Durante o ano de 2014 foi responsável por Vendas de Ônibus Urbanos para a região das Américas. Em janeiro de 2015, se tornou Diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. Em abril de 2018, assumiu a diretoria de vendas de caminhões e ônibus da Scania no Brasil. Em 2021, a área mudou o nome para Vendas de Soluções, e engloba Soluções de Vendas para Mobilidade (ônibus), para Transporte (caminhões) e de Potência (motores).
Conta com 35 anos de experiência na indústria automotiva, passando por todas as áreas de relação com mercados e clientes. É paulistano e engenheiro mecânico com MBA pela Ross School of Administration da Universidade de Michigan.
“É uma satisfação pessoal muito grande chegar ao posto principal da divisão comercial no Brasil, na empresa em que dediquei a maior parte da minha carreira profissional. Os novos desafios são muito bem-vindos e me motivam a colocar o cliente, ainda mais, em primeiro lugar em nossas decisões”, afirma Silvio Munhoz, novo diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Vamos continuar conduzindo a marca na liderança da transição para um setor de transportes mais sustentável. Acompanhar cada vez mais ao lado dos clientes esta transformação e com o total apoio da nossa competente rede de concessionárias.”
“Estamos vivenciando um 2022 especial, que será um dos períodos mais importantes da marca no país. Em julho, comemoramos 65 anos de Brasil e anunciamos a Nova Geração de ônibus P8/Euro 6. Em breve, apresentaremos a nova linha P8/Euro 6 dos caminhões. Estamos avançando e trazendo soluções ainda mais eficientes para os clientes. Ou seja, nosso novo portfólio, de produtos e serviços, com apoio das alternativas financeiras, vai oferecer um custo total de operação imbatível”, diz Munhoz. “Em 2022, o Brasil se tornou ainda mais protagonista na Scania. Nosso país virou uma região independente dentro da estrutura comercial global. Portanto, passamos a responder diretamente para a Suécia separadamente da América Latina. Teremos mais agilidade para atender as demandas dos clientes”, conclui Munhoz.
Fábio Souza iniciou sua carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2006, foi para a Scania México para atuar como gerente de Serviços e três anos depois se tornou diretor da área. Em 2013, retornou ao Brasil para assumir a diretoria de Serviços. Na posição ficou até 2019, quando foi nomeado diretor-geral das operações comerciais da marca na África do Sul. Voltou ao Brasil para, desde 1.º de outubro de 2021, comandar as operações comerciais no país.
“Despeço-me, após 21 anos de dedicação à Scania, na certeza de que, assim como outros líderes que por aqui passaram, também estou deixando o meu legado. Um legado que construí tendo ao lado Silvio Munhoz, boa parte do tempo, um grande profissional, por quem tenho profunda admiração e respeito. Estou certo de que fará um excelente trabalho no mercado brasileiro. Ele seguirá apoiando a jornada de transformação do setor de transportes e contribuindo para que o cliente tenha cada vez mais sustentabilidade e rentabilidade em seus negócios.”