A Sinotruk, que no dia 27 de julho lançou a pedra fundamental da sua fábrica em Lages (SC), apresentou a nova linha de pesados A7 fabricados na China, com motores Euro 5, que começou a ser vendida neste mês de setembro.
Os novos caminhões têm as configurações 4×2 com 380 cv (R$ 270 mil), 6×2 com 420 cv (R$ 310 mil) e 6×4 com 460 cv (R$ 340 mil). A partir de novembro, estará disponível a opção chassi rígido 8×4 com 420 cv voltada para tarefas severas.
A empresa anunciou que deverá trazer em 2013 sua linha de leves. Os modelos Howo, lançados em 2010 e dos quais já foram vendidos 1.537 caminhões, serão mantidos como linha de entrada com preço a partir de R$ 240 mil.
As vendas ficaram abaixo da projeção inicial depois da alta de 30% do IPI para os importados imposta pelo governo em 2011. Mas um acordo entre o fabricante, os importadores e os 35 concessionários permitiu que a alta não chegasse ao consumidor. “Continuamos com a melhor relação entre custo e benefício, não apenas no investimento inicial mas nos custos de manutenção”, argumenta o diretor geral Joel Anderson.
A fábrica de Lages vai custar R$ 300 milhões. A capacidade de montagem chegará a oito mil caminhões por ano no segundo ano. A decisão de montar os caminhões no Brasil atraiu investidores e em 30 dias serão anunciados os nomes de dois novos sócios da marca.
A Sinotruk lidera o mercado de caminhões pesados na China, onde produziu 220 mil unidades em 2011. Ou seja, sozinha, a marca chinesa produz mais do que todas as marcas brasileiras em conjunto.
OS NOVOS A7 – Produzidos em Jinan na China, os caminhões A7 têm motor Sinotruk D12 (Euro 5), turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tipo common rail, com o sistema SCR de pós-tratamento de gases, que obriga à utilização do Arla 32.
A cabine poderá ter teto alto ou baixo em todas as versões. A versão leito com teto alto é equipada com duas camas. O assento do motorista tem suspensão a ar, apoio de braço e cinto de segurança de três pontos. Possui sistema de som completo com entrada USB. O volante é equipado com sistema de teclas e comandos multifuncionais. O piso é semiplano, com pequena elevação no centro e altura de até 1,93 m nas laterais.
Existem duas opções de câmbio: manual de 12 ou 16 velocidades ou automatizada SmartShift de 16 velocidades. Os caminhões possuem freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, sistema que combina ABS (sistema antibloqueio de frenagem), ASR (antideslizamento), EBL (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e TPM (monitor de pressão dos pneus).
Sinotruk vai trazer linha de leves em 2013
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