Empresa gaúcha colhe frutos com um desafio permanente: provar que a recapagem faz bem para o meio ambiente e o bolso do transportador
Primeira do Brasil a investir no sistema de recapagem pré-moldada, na década de 1980. Primeira a lançar bandas para pneus com desenho próprio e bandas específicas antiarraste para carretas na década de 1990. Primeira marca de produtos para recapagens a ter bandas classificadas com conceito “A” em resistência ao rolamento e frenagem em piso molhado em testes feitos no rigoroso laboratório alemão TÜV SÜD AutomotiveGmbH, em 2013.
Ser sempre a primeira em alguma coisa boa parece ser o destino da Tipler, fabricante gaúcha de recapagens que fez 40 anos em abril e que está acostumada a tomar iniciativas inovadoras, como vimos acima. Seu diretor comercial, Fabiano Fratta, se orgulha em dizer que a história da empresa se funde e se confunde com a própria história da recapagem de pneus no Brasil. “A recapagem de pneus faz bem para o meio ambiente e para o bolso do transportador. Nós ajudamos a difundi-la e nos tornamos referência no setor”, destaca.
A Tipler também lançou a linha Ecomais, com bandas que proporcionam economia de até 12% no consumo de combustível e, por isso, reduzem a emissão de gás carbônico na atmosfera. E ainda está presente na educação, com cursos de aprendizagem industrial básica de recapagem de pneus, em parceria com o Senai.
Uma recapagem custa em média 30% do preço de um pneu novo. E como os pneus são um item importante na planilha de custos do transportador, não dá pra desprezar os cuidados com o pneu e a carcaça nestes tempos difíceis, observa Fratta.
“A média de recapagens por pneu no Brasil está em 1,2. Já foi até maior que 2, no passado, mas essa queda se deve à evolução do processo de reforma, que proporcionou um aumento da quilometragem em cada vida útil do pneu”, explica o diretor da Tipler. “Hoje um pneu reformado pode rodar tanto quanto ou até mais que um pneu novo. A certificação do processo de reforma pelo Inmetro teve papel importante para essa melhoria.”
REDE – Com mais de 80 concessionárias, a fabricante gaúcha é a única rede que não exige exclusividade de seus concessionários. Segundo Fratta, a Tipler se posiciona como um fabricante de bandas de alta qualidade, “e o concessionário tem a opção de oferecer produtos com preços mais acessíveis de outra marca se julgar necessário”.
O diretor diz que essa liberdade do concessionário representa mais um desafio para a Tipler. “Temos que estar sempre atualizados e mantendo nossa qualidade e bons preços, para que o reformador venda nosso produto por opção própria e não apenas para cumprir um contrato com o fornecedor de matéria-prima.”