Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Tipler, 40 anos de pioneirismo

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Empresa gaúcha colhe frutos com um desafio permanente: provar que a recapagem faz bem para o meio ambiente e o bolso do transportador

15

Fabiano Fratta: “A média de recapagens por pneu caiu porque as recapagens ficaram melhores”

Primeira do Brasil a investir no sistema de recapagem pré-moldada, na década de 1980. Primeira a lançar bandas para pneus com desenho próprio e bandas específicas antiarraste para carretas na década de 1990. Primeira marca de produtos para recapagens a ter bandas classificadas com conceito “A” em resistência ao rolamento e frenagem em piso molhado em testes feitos no rigoroso laboratório alemão TÜV SÜD AutomotiveGmbH, em 2013.

Ser sempre a primeira em alguma coisa boa parece ser o destino da Tipler, fabricante gaúcha de recapagens que fez 40 anos em abril e que está acostumada a tomar iniciativas inovadoras, como vimos acima. Seu diretor comercial, Fabiano Fratta, se orgulha em dizer que a história da empresa se funde e se confunde com a própria história da recapagem de pneus no Brasil. “A recapagem de pneus faz bem para o meio ambiente e para o bolso do transportador. Nós ajudamos a difundi-la e nos tornamos referência no setor”, destaca.

A Tipler também lançou a linha Ecomais, com bandas que proporcionam economia de até 12% no consumo de combustível e, por isso, reduzem a emissão de gás carbônico na atmosfera. E ainda está presente na educação, com cursos de aprendizagem industrial básica de recapagem de pneus, em parceria com o Senai.
Uma recapagem custa em média 30% do preço de um pneu novo. E como os pneus são um item importante na planilha de custos do transportador, não dá pra desprezar os cuidados com o pneu e a carcaça nestes tempos difíceis, observa Fratta.

16

A Tipler se posiciona no mercado como fabricante de bandas de alta qualidade

“A média de recapagens por pneu no Brasil está em 1,2. Já foi até maior que 2, no passado, mas essa queda se deve à evolução do processo de reforma, que proporcionou um aumento da quilometragem em cada vida útil do pneu”, explica o diretor da Tipler. “Hoje um pneu reformado pode rodar tanto quanto ou até mais que um pneu novo. A certificação do processo de reforma pelo Inmetro teve papel importante para essa melhoria.”

REDE – Com mais de 80 concessionárias, a fabricante gaúcha é a única rede que não exige exclusividade de seus concessionários. Segundo Fratta, a Tipler se posiciona como um fabricante de bandas de alta qualidade, “e o concessionário tem a opção de oferecer produtos com preços mais acessíveis de outra marca se julgar necessário”.

O diretor diz que essa liberdade do concessionário representa mais um desafio para a Tipler. “Temos que estar sempre atualizados e mantendo nossa qualidade e bons preços, para que o reformador venda nosso produto por opção própria e não apenas para cumprir um contrato com o fornecedor de matéria-prima.”

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply