Honrando a tradição nas operações fora de estrada como a montadora que apresentou em 1999 os primeiros caminhões 8×4 para o mercado brasileiro, a Scania acaba de fazer o lançamento da Nova linha Scania XT Super na faixa de potência de 420cv a 560cv.
Os mesmos resultados em economia e performance que a linha Super está apresentando nas operações rodoviárias, agora passam a estar disponíveis também nas operações off-road.
Isso sem economizar na robustez: os novos modelos chegam equipados com a nova caixa de transmissão Heavy Planetary, com engrenagens de 12 mm, mais espessas, para resistir ao esforço de operações severas como a mineração. Mesmo mais robusta, a caixa de mudanças G33 CH de 14 marchas é 80 kg mais leve o que contribui com a economia de diesel.
Também para encarar os desafios do segmento off-road, proporcionando maiores velocidades médias sem comprometer a segurança, a Scania aliou os exclusivos freios CRB ao consagrado Scania Retarder de série que, somados, proporcionam uma capacidade de frenagem de 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos, a maior do mercado, segundo a montadora.
Ainda no quesito segurança, completam, como opcionais, o pacote de segurança airbag frontal e o lateral de cortina, pioneiro e exclusivo no mercado, para proteger o condutor em caso de tombamento, e bafômetro (o veículo só dará partida após o teste do motorista). Lembrando que, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em caso de tombamento 70% dos motoristas vêm a óbito.
Outros destaques são o aumento dos intervalos de manutenção, novas soluções de serviços com o Scania PRO e maior segurança na operação com o Scania Zone, que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais.
Clique aqui para ver reportagem na edição digital da Revista Carga Pesada.