O TruckPad, aplicativo desenvolvido para caminhoneiros e empresas de transporte, se consolida no mercado como líder entre os aplicativos que conectam o caminhoneiro à carga. Atualmente, o sistema tem mais de 200 mil nomes de caminhoneiros em sua base de dados e mais de 50 mil deles já fizeram o download do aplicativo.
“Em uma comparação feita no Google Play, vimos que nossos concorrentes estão na faixa dos 10 a 50 mil caminhoneiros. O TruckPad, já ultrapassou essa marca, chegando na casa dos 50 a 100 mil caminhoneiros com o aplicativo instalado em seus smartphones. Com base nesses dados, podemos dizer que temos a maior transportadora virtual do Brasil”, afirma Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de transporte e logística, Carlos Mira teve, em 2011, a ideia de criar um aplicativo que otimizasse o processo de transporte de cargas e que, por consequência, modernizasse e aumentasse a eficiência desse setor. Com esse desafio em mente, abriu mão do cargo de presidente de uma grande empresa do setor que tem mais de 35 anos de existência na área de transporte de cargas, e tornou-se uma referência no mercado sobre logística. Então, lançou a primeira versão do aplicativo em setembro de 2013.
O app, atualmente disponível para Android, funciona de forma simples: para o caminhoneiro, basta incluir seus dados – tipo de caminhão e carroceria – e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Já as empresas podem entrar no site do TruckPad, colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos caminhoneiros que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço.
“O TruckPad é apenas o início de um projeto maior, que visa facilitar importantes controles e serviços rotineiros do caminhoneiro. Pretendemos, até o final de 2015, ultrapassar a marca de 100 mil caminhoneiros com o aplicativo instalado em seus smartphones e ampliar a oferta de serviços disponíveis aos motoristas”, almeja Mira.
Para isso, o empreendedor vislumbra um mercado bastante promissor. Estima-se que atualmente existam cerca de 1 milhão de usuários potenciais, ou seja, caminhoneiros autônomos, que faturam juntos cerca de R$ 40 bilhões por ano, em um mercado total de R$ 70 bilhões. “Um nicho bastante específico, contudo muito pouco assistido por tecnologias de comunicação. O TruckPad vem para ser a primeira solução que otimiza e facilita a vida destes profissionais e das empresas, sempre levando em conta a segurança do caminhoneiro e a honestidade da empresa contratante, por isso, antes de efetuar a conexão, o sistema faz uma rigorosa pesquisa sobre quem são os envolvidos neste processo”, finaliza o CEO do TruckPad.