Emulador de arla e chip paraguaio. Esses são alguns dos nomes dados ao dispositivo que vem sendo usado ilegalmente para sabotar a motorização Euro V.
Embora possa render multa de até R$ 50 milhões, segundo o Ibama, o sistema se popularizou nas estradas brasileiras. A função dele é “enganar” o caminhão, permitindo que ele rode sem arla. A afiliada da Rede Globo em Santa Catarina veiculou uma reportagem denunciando esta situação.
Clique aqui para assistir a matéria.
2 Comentários
Como pode motorista ser tão burro em ficar comentando com TV sobre o sistema de Arla32, é ser muito retardado!
Temos que isolar sim o arla32, não tem frete e muito menos estrada.
Aposto que os caminhões da emissora também estão isolados.
Gostaria de xingar o reporte, mas assim meu comentário não será publicado.
Tira os quebra molas que vai poluir muito menos do que usar esse arla32.
Não sou caminhoneiro, mas respeito essa classe que enfrenta todo tipo de PROBLEMAS DESDE ESTRADAS MAL CONSERVADAS, PEDÁGIOS ASSALTANTES e esses MALDITOS QUEBRA MOLAS até nas ESTRADAS e nas CIDADES até em SUBIDAS, isto sim é que AUMENTA A POLUIÇÃO, porque tem que REDUZIR A VELOCIDADE E TROCAR DE MARCHA PARA OUTRA DE MAIOR POTENCIA E ASSIM (EMBORA A CULPA NÃO SEJA SUA) ESTARÁ POLUINDO, ORA em VEZ de QUEBRA MOLAS (QUE É UM ABSURDO) QUEM sabe ALGUÉM COM MAIOR CAPACIDADE e um POUCO INTELIGENTE, (não precisa ser nenhum SUPER INTELIGENTE) apenas SER PRÁTICO, não quer VELOCIDADE coloque um RADAR DE VELOCIDADE, OBJETO QUE MULTA OS APRESSADINHOS, POREM NÃO POLUEM NEM UM POUQUINHO E NÃO “DESTROEM” OS CARROS E CAMINHÕES. Este COMENTÁRIO vai endereçado para ALGUÉM DA CÚPULA se ALERTAR que, QUEM ESTÁ POLUINDO NÃO SÃO OS CAMINHONEIROS OU OS AUTOMÓVEIS DE PASSEIO E SIM O AUMENTO DA POLUIÇÃO EM NOSSO PAÍS É CULPA APENAS DA INCAPACIDADE DOS GOVERNANTES.