Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

Iveco 40 anos
Scania 40 anos

Vida de Caminhoneiro: livro de motorista mineiro chega a sétima edição

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Durante 15 anos, Jean Carlos de Andrade fez um diário de bordo no caminhão; as anotações tornaram-se livro

Nelson Bortolin

Tenho muita saudade da liberdade que a estrada proporciona e dos amigos do trecho, mas nem tanto dos perrengues da vida de caminhoneiro”. É assim que o ex-caminhoneiro Jean Carlos de Andrade, de Minas Gerais, responde quando questionado se sente falta da boleia. Durante 24 anos, ele pilotou caminhões seja na condição de empregado seja de autônomo. Escritor e poeta, hoje, ele atua como diretor de Cultura das cidade de Estiva (MG). E comemora a sétima edição do seu livro A Vida de Caminhoneiro.

O livro não é novo. Foi escrito em 2010, quando ele ainda estava na boleia. Mas não perde a atualidade, segundo Andrade. A obra é resultado de 15 anos de anotações que ele fazia enquanto viajava. “Tudo que me acontecia nas estradas, eu gostava de escrever. Era como se fosse um diário de bordo.”

Quem adquirir o livro verá histórias de todo tipo. “Relato situações como ter sido mal recebido em alguns lugares, falo sobre a conservação das estradas, conto de um assalto que sofri, que fui refém, mas coloquei também muita coisa boa, como as histórias de amizades, as festas de carreteiros e piadas.”

O mineiro já teve seus momentos de fama: participou como figurante de alguns episódios da série Carga Pesada, da Rede Globo, ao lado de Pedro e Bino. Já esteve como convidado no programa da Fátima Bernardes junto com o ator Antonio Fagundes e a dupla Xitãozinho e Xororó, além de ter tido seu livro escolhido como roteiro de um comercial da Ford Caminhões, no qual também atuou.

Por incrível que pareça, o escritor fez sua faculdade de letras enquanto pilotava pelas estradas. Era um curso semipresencial de uma universidade de Pouso Alegre (MG). “Eu saía de Estiva e transportava batata para o Rio de Janeiro. Na volta, passava em Pouso Alegre”, conta. Pelo menos um ou dois dias por semana, ele tinha de assistir aula presencialmente.

Além do Vida de Caminhoneiro, Andrade escreveu outros 10 livros.

Quem quiser adquirir seus livros físicos pode encontrá-los nos seguintes sites:

www.clubedeautores.com.br

https://agbook.com.br/

Já a versão digital (ebook) pode ser comprada no

https://www.amazon.com.br/

 

 

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes