Novo VM, na configuração 6×4, é o caminhão com a maior capacidade de carga da categoria. Vem para atender, principalmente, a construção civil
Equipado com caixa I-Shift e motor de 330 cv, a Volvo apresentou em junho o novo VM com peso bruto total (PBT) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. Na configuração de eixos 6×4, segundo a montadora, é o caminhão mais leve da categoria e, portanto, com maior capacidade de carga: leva de 275 quilos a 1.050 quilos a mais que os concorrentes.
A Volvo acredita que a retomada do mercado de caminhões vai começar pela construção civil, daí esta complementação da linha para atender a este segmento: “Em junho, o nível de confiança do empresariado, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tornou-se positivo e o governo já anunciou que retomará as parcerias público-privadas para obras de infraestrutura”, disse Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil, na cerimônia de lançamento.
O setor de construção civil tem um peso de 6% no PIB, o mesmo do agronegócio. E mais: emprega 7% da mão de obra no Brasil, contra 4% do setor agropecuário. “É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações nas quais a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, completou Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.
O VM recebeu reforços nas suspensões e eixos dianteiros de viga reta – mais altos – e traseiros, com redução nos cubos. O eixo dianteiro está preparado para suportar oito toneladas. Os traseiros, para 24 toneladas. A soma dá 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga do que a versão anterior.
Os eixos traseiros também têm redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre as rodas e entre os eixos, condições que aumentam a durabilidade do veículo. “É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil. Os eixos do novo VM são os mesmos que equipam a linha dos fora de estrada FMX da marca.
A suspensão tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. A caixa I-Shift é a mesma que está presente em quase todos os caminhões FH e FMX e tem feito grande sucesso também na linha VM.
O preço de tabela é de R$ 285 mil, segundo a área comercial, alinhado com os concorrentes.