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Volvo larga na frente e apresenta caminhão digital

DAF - Oportunidade 2024
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Os caminhões mecânicos já foram substituídos faz tempo pelos veículos eletrônicos e agora estamos chegando ao caminhão da era digital.
A Volvo já tem sua linha de caminhões digitais, apresentada pelo presidente da Volvo América Latina, Roger Alm, em festividade na qual foi apresentada também a Casa do Cliente, espaço de negócios construído na fábrica de Curitiba que conta com centro de treinamento e simulador de direção. Até novembro, pelo menos três mil clientes do Brasil e da América Latina passarão por lá para conhecer a nova linha Volvo.
Todos os modelos estão cerca de 20% mais caros que os atuais e chegarão às concessionárias no início de 2015. Para quem se surpreender com o preço, a Volvo vai dizer que os 35 mil caminhões com a nova tecnologia que já estão rodando na Europa e no restante do mundo também custaram 20% mais para seus donos. A única diferença para os modelos que acabam de ser lançados aqui é que, na Europa, eles rodam com motor Euro 6.

A cabine do FH ganhou teto solar, que também funciona como uma saída de emergência, e mais um metro cúbico de espaço interno

A cabine do FH ganhou teto solar, que também funciona como uma saída de emergência, e mais um metro cúbico de espaço interno

A cabine do FH tem novo desenho e seu espaço interno foi ampliado em mais um metro cúbico, chegando a 2,20 m de altura. Mas a grande novidade está nos recursos de telemetria e conectividade. O sistema I-See memoriza a topografia da estrada na primeira vez que passa por ela. Nas próximas viagens, o dispositivo vai utilizar os dados para tornar mais eficiente a troca de marchas, melhorando o desempenho do caminhão e poupando combustível.
O I-See funciona em conjunto com um sistema de transmissão via GPS e a caixa automatizada I-Shift e em longas distâncias pode proporcionar uma economia de combustível de até 3%. No geral, diz a Volvo, o caminhão consegue ser até 8% mais econômico que os modelos atuais.
Em breve, com o I-See o caminhão não precisará ter passado por um trecho para tirar o máximo potencial da rota. Bastará que algum outro já tenha percorrido com o I-See acionado e os veículos poderão trocar informações por meio de um servidor central, sobre as condições reais das estradas, acelerando ou freando de maneira eficiente e economizando combustível.
Outra novidade digital nos novos FH e FM é o aplicativo My Truck, que permite tanto ao motorista como ao transportador acesso remoto a dados atualizados do painel do caminhão como nível do combustível, do Arla 32, do óleo do motor, do líquido de arrefecimento, da água do para-brisa, além do status do funcionamento das lanternas e faróis.
Para agilizar a solução de eventuais problemas operacionais, foi criado o Voar (Volvo Atendimento Rápido) On Call, acionado pelo celular do motorista. Em contato com a concessionária, mesmo a distância, o caminhão literalmente “conversa” com os mecânicos, que poderão identificar onde está a falha no funcionamento.
“Os caminhões Volvo têm agora ainda mais dispositivos para tornar a operação de transporte mais rentável”, declarou Roger Alm. No Brasil, a Volvo tem ampliado sua participação de mercado no segmento acima de 16 toneladas. Em 2008 a montadora detinha 12,8%. Este ano, até setembro, registrou 21,1% de participação. “A Volvo cresce independente do mercado. Ganhamos participação durante seis anos seguidos. Isso se deve ao alto índice de satisfação de nossos clientes”, avaliou Alm.

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