Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Volvo larga na frente e apresenta caminhão digital

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Houve um tempo para os caminhões mecânicos, outro para os veículos eletrônicos. A Volvo acaba de apresentar ao mercado brasileiro uma alternativa revolucionária para o transporte de cargas: o caminhão da era digital.

novo volvo fh

O Volvo FH ganhou novas linhas aerodinâmicas

“Tivemos que superar o nosso próprio padrão de qualidade que já é muito alto”, comentou o presidente Roger Alm durante o lançamento da nova linha. Na ocasião foi apresentada também a Casa do Cliente, um novíssimo espaço de negócios construído na planta de Curitiba que conta com centro de treinamento e até um simulador de direção, resultado de um investimento de US$ 15 milhões. Até novembro, pelo menos três mil clientes do Brasil e de da América Latina passarão por lá para conhecer a nova linha Volvo.

Todos os modelos estão cerca de 20% mais caros que as versões atuais e chegarão às concessionárias no início de 2015. O já consagrado FH ganhou novas linhas aerodinâmicas e a cabine teve seu espaço interno ampliado em mais um metro cúbico chegando a 2,20 m de altura. Mas, o que mais chama a atenção nos novos caminhões são os recursos de telemetria e conectividade. É o caso do I-See, um sistema que lê e memoriza a topografia da estrada. Numa viagem futura pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza os dados para, automaticamente, tornar mais eficiente a troca de marchas e contribuir para melhorar o desempenho do caminhão e poupar combustível.

sistema i-see da volvoO I-See pode ser comparado a um piloto automático que cuida da aceleração do veículo e do acionamento da engrenagem e do freio motor em aclives e declives, de forma a reduzir o consumo. Ele funciona em conjunto com um sistema de transmissão via GPS e em longas distâncias pode proporcionar uma economia de combustível de até 3%.

No futuro, o caminhão não precisará ter passado por aquele trecho anteriormente para tirar o máximo potencial da rota. Basta que algum outro já tenha percorrido com o I-See acionado e os veículos poderão trocar informações automaticamente, por meio de um servidor central, sobre as condições reais das estradas, acelerando ou  freando de maneira eficiente e economizando combustível.

cabine do novo volvo fh

A cabine do FH ganhou teto solar e mais um metro cúbico de espaço interno

Outra novidade digital nos novos FH e FM é o aplicativo My Truck que permite tanto ao motorista como ao transportador acesso remoto a dados atualizados do painel do caminhão como nível do combustível, do Arla32, do óleo do motor, do líquido de arrefecimento, da água do para-brisa, além do status do funcionamento das lanternas e faróis. Como num celular, ele pode ser baixado na Apple Store ou no Google Play.

Para agilizar a solução de eventuais problemas operacionais, foi criado o Voar (Volvo Atendimento Rápido) On Call, um sistema de transmissão de dados e voz para diagnóstico remoto, acionado pelo celular do motorista. Uma vez em contato com a concessionária, mesmo à distância, o caminhão literalmente conversa com os mecatrônicos que poderão identificar onde está a falha no funcionamento.

“A conectividade é a base dos avanços tecnológicos que promovemos na nova linha de caminhões Volvo. Nossos veículos têm agora ainda mais dispositivos para tornar a operação de transporte mais rentável”, declarou Roger Alm ao informar que mais de 35 mil caminhões com esta nova tecnologia já estão rodando pelo mundo. A única diferença para os modelos que acabam de ser lançados aqui é que, na Europa, por exemplo, eles rodam com motorização Euro 6, um estágio acima em termos de emissões do Proconve 7 em vigor no momento.

No Brasil a Volvo tem ampliado ano a ano sua participação de mercado no segmento acima de 16 toneladas. Em 2008 a montadora detinha 12,8%. Este ano, no acumulado até setembro, registrou 21,1% de participação: “A Volvo cresce independente do mercado. Ganhamos participação durante seis anos seguidos. Isso se deve ao alto índice de satisfação de nossos clientes”, avaliou Roger Alm.

CLIQUE AQUI E VEJA UM VÍDEO SOBRE A NOVA LINHA DE CAMINHÕES DA VOLVO:

Nova linha de caminhões Volvo

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

1 comentário

  1. Show o novo volvo. A sistema I-See, seguramente auxiliará muito a condução, e segurança, do veículo. O espaço maior tambem é bem vindo na cabine. Conforto e segurança, tudo o que precisamos e desejamos em um caminhao.

Leave A Reply