O Ministério Público Federal está processando empresas que puseram caminhões com excesso de peso nas estradas brasileiras. Eles estragam a pista e aumentam o risco de acidentes para todo mundo.
O asfalto racha, fica ondulado e faz o baú do caminhão balançar. Os buracos aparecem e aumentam a cada dia, até ficarem quase intransitáveis, como o trecho da BR-158, em Goiás, mostrado no vídeo.
E os acidentes acontecem de repente, quando a suspensão dos caminhões não suporta o peso. Cargas inteiras vão parar no meio do asfalto e causam o bloqueio total das estradas por longos períodos.
A Polícia Rodoviária Federal diz que a principal causa deste tipo de acidente é o excesso de peso.
“Muitos motoristas andam com duas notas fiscais. Uma com o limite do caminhão, e o policial com a experiência do trecho, ele consegue encontrar uma segunda nota, que é o complemento daquele peso total”, diz Luís Carlos Maciel Jr., chefe da comunicação social PRF-SP.
As rodovias federais mantidas por concessionárias como a Régis Bittencourt, a Fernão Dias e a Dutra têm balanças que apontam o nível dos abusos.
“Nós já pegamos aqui na balança caminhões feitos pra 45 toneladas com 80, 90 toneladas. Caminhões pra 70 toneladas com quase 100. Claro que o excesso de peso diminui a vida útil do pavimento. Eu tenho que fazer obras ao longo da rodovia e em lugares como entrada de Rio, entrada de São Paulo, isso provoca um incômodo pro usuário”, diz Marcos Brunelli, gestor de atendimento CCR NovaDutra.
O Ministério Público Federal tem processado empresas e transportadoras que colocam caminhões com excesso de peso nas estradas. Além de pagar pelo conserto, elas também podem ser cobradas pelo risco que oferecem aos outros motoristas. Só uma rede atacadista de supermercados foi multada 305 vezes. Os processos são abertos na Justiça Federal.
“Os pedidos formulados basicamente são os seguintes: de que haja proibição pra que essas empresas promovam novamente a saída de mercadorias, de veículos, dos seus estabelecimentos comerciais. Além disso, pedimos pra que elas sejam condenadas a reparar os danos materiais causados”, diz Ronaldo Ruffo Bartolmazi, procurador da República.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem uma lista das mais multadas por sobrepeso. As recordistas são duas empresas de ônibus. Uma foi autuada quase 23 mil vezes em cinco anos. A segunda foi flagrada mais de 21 mil vezes.
O número de multas poderia ser ainda maior. O problema é que ônibus e caminhões passam sem pesar por balanças como a mostrada no vídeo, na Bahia. Todas as balanças do DNIT foram fechadas pela Justiça em julho do ano passado, porque o Ministério Público do Trabalho alegou que todos os funcionários eram terceirizados. Desde então, as balanças não abriram mais.
O DNIT recorreu da decisão da Justiça e argumentou que os funcionários terceirizados operam só a parte técnica da balança. Segundo o DNIT, os responsáveis pela aplicação das multas são funcionários do departamento.
3 Comentários
Parabens ao MPF , pela primeira vez vejo uma atitude coerente neste setor , pois alem do perigo constante destes veiculos com excesso de peso , realmente acabam com a pavimentação de qualquer estrada , depois deixando a conta para os usuarios corretos .
Sr: pedro e demais leitores, o que vocês sabem e o que as vezes alguma emissora de televisão expõe nós horários nobres. A verdade e que enquanto dormimos milhares de carretas obviamente que e para carregar cargas com limite de peso e ônibus transportar pessoas, na verdade transportam cargas pesadíssimas que trafegam somente na calada das madrugadas, onde muitas balanças são fechadas e algumas propinas rolam p/ calar a boca de muita gente que tem o poder de interceder, e fingem não ver. Quer saber realmente quais são as cargas destes denominados coiotes da madrugada são pedrões de mármore, cada uma média 40 ton têm carreta que carrega duas, pisos recordistas em pesos 60 ton p/ +,areia em carretas e trucks uma indecência de peso ,alguns transportadores de grãos direto das fazendas vocês não tem nem noção do peso que esta transportando, etc. Só que na verdade ninguém faz nada, todo mudo vê más ninguém viu!!!!!…
Porque será, ou nós já sabemos, que os caminhões canavieiros que transitam com peso muito além do permitido por lei, andam livremente por nossas rodovias, balanças quando é no trajeto dos mesmos, fica fechada, será que não estragam as rodovias, ou as PROPINAS são grandes, todos nós já sabemos como funciona, é o MODELO BRASIL PARA O MUNDO INTEIRO APRENDER, quem tem mais leva.