A Volvo leva para a Concrete Show 2016 o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, lançamento da marca para trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção. O novo modelo possui 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. “Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. “O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo.
O novo modelo recebeu uma série de inovações que aumentaram em 20% sua capacidade de carga. Destinado ao setor off road, teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixo dianteiro de viga reta, o que aumenta o ângulo de entrada não danificando componentes do motor. A grande novidade são os eixos traseiros com redução nos cubos, que proporciona excelente tração mesmo em pisos escorregadios e grande disponibilidade, já que os eixos são extremamente reforçados.
“É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.
O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas, e tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade.
“No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga, e um conjunto de características tradicionais dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.
Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador. Além disso, é bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.
Componentes do FMX
O VM 330cv 6×4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas. Possui os mesmos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País.
Da linha VM, o novo caminhão mantém alta disponibilidade, o baixo consumo de combustível, baixa manutenção e uma cabine de fácil acesso, e que proporciona grande conforto para o motorista, atributos já reconhecidos no mercado. “Não temos dúvida que o novo VM fora de estrada contribuirá decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador, que hoje experimenta uma conjuntura econômica de grande competitividade”, destaca Menoncin.