Rubem Penteado de Melo
TRS Engenharia
Freio de estacionamento do trator também estaciona carretas?
Essa dúvida é frequente e impõe ao transporte agrícola e florestal riscos elevados. Nesse tipo de transporte muitas vezes o carregamento do veículo é realizado em rampas íngremes.
O motorista chega no local com o conjunto vazio e aciona o Controle do Freio de Estacionamento no painel do caminhão. Então, por questões de segurança, desce da cabine, considerando os riscos operacionais durante o carregamento, como queda da carga ou impacto da máquina na cabine.
Muito bem. Até aqui, tudo certo!
O que muitos não sabem, é que nesse momento apenas os eixos do trator estão com os freios acionados! Os eixos das carretas estão soltos.
O Comando do Freio de estacionamento do caminhão-trator tem as seguintes posições:
0 – freio liberado.
1 – na passagem entre a posição 0 e 1 é acionado gradualmente o freio estacionário do trator e os freios de serviço das carretas (por isso, pode ser utilizado, nessa fase, como “freio de emergência do conjunto”).
2 – posição acionado (e travado): freio de estacionamento do trator acionado. Nenhum freio da carreta acionado (está solta!).
A medida que o conjunto vai recebendo carga, e por consequência aumentando o seu peso, somente os freios do trator acionados podem ser insuficientes, especialmente com cargas elevadas e piso escorregadio
E o conjunto começará a descer sem o condutor, trazendo de arrasto o caminhão-trator.
Muitos podem pensar: deixe acionado o freio de estacionamento da carreta nas caixas de comando na lateral. Mas, terminado o carregamento, ao desacionar do lado externo do veículo, o conjunto entrará em movimento sozinho, e causará um acidente grave.
Alguns motoristas no melhor estilo “mais vale uma gambiarra que um acidente”: mantém a válvula de Freio de Serviço exclusivo do rebocado (conhecido como freio “bigode”) artificialmente acionada através de um elástico, uma forquilha ou mesmo com um contrapeso (já vi até uma garrafa d´água).
Além de ser improvisado, as fábricas não recomendam utilizar o Comando do Freio de Serviço do rebocado como Freio de Estacionamento.
Então, não restam muitas alternativas:
– Alguns veículos novos possuem uma válvula de bloqueio: ao puxá-la, bloqueiam-se os freios dos rebocados, resolvendo a questão.
– Alguns instalam uma chamada “3ª-linha” de acionamento de modo a permitir acionar os freios dos rebocados.
– Aqueles que não tem, pode-se utilizar calços nos pneus antes do carregamento: o que nem sempre é muito fácil nessa condição de via e de configuração de eixos desses conjuntos.
Por isso: cuidado!. Alerte seus motoristas. Acionar o freio estacionário do trator não aciona os freios da carreta. Se carregar em rampa, o conjunto poderá entrar em movimento sozinho.
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1 comentário
Carretas, tipo reboque, com pneus, com caixa de transporte montada em chapa ou madeira naval, com 2,50 metros de comprimento de caçamba livre por 1,75 metros de largura livre, bordas com altura mínima de 30cm, altura máxima de 45cm a partir do solo, rampa embutida de pelo menos 2,5 metros, lanterna traseira com luz de led, uma caixa frontal para transporte de ferramentas , suspensão com feixe de molas e amortecedores, tampa traseira removível e que tenha capacidade de carga de pelo menos 750kg.
Própria para transporte de equipamentos, tipo os cortadores de grama acima adquiridos.